Ir ao conteúdo

Como deixar Placa nos x16 PCI?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um Ryzen 5 2400g e uma GTX 1060 de 6GB, a placa está atuando em somente x8 PCI devido ao vídeo integrado. Minha pergunta é: Tem como fazer ela atuar nos x16, já que não estou usando o gráfico integrado?

image.png.cdbf1e18c3ab052bed241b03b3c214e8.png

Postado

@PhodZ Poderia tentar desativar o vídeo integrado na BIOS, ao invés de deixar em auto.

Postado

A placa de vídeo só vai trabalhar em x16 quando estiver em carga.

Quando está em idle, ela reduz o número de lanes do PCIe para economizar energia.

Correção: Me equivoquei aqui, na verdade a velocidade do link é reduzida, não o número de lanes.

Postado

1 minuto atrás, ArturRJ disse:

Executando aplicações 3D, por exemplo.

olha, rodando god of war:image.thumb.png.695a3dee1d709cf387173f7ee45cd173.png
ela continua atuando em x8, ent acho q ela já ta em carga

Postado

@ArturRJ Isso é meio correto, de fato ocorre a redução do uso das linhas quando a GPU está ociosa.

No entanto vídeo integrado dos Ryzen de fato ocupa 8 das 16 linhas da controladora PCIe do processador e só permite que as GPUs trabalhem a x8 se ativo.

Ao contrário do vídeo integrado da Intel que não afeta as linhas PCIe.

Postado
agora, ArturRJ disse:

Você colocou a placa de vídeo no PCIe principal da placa-mãe?

Sim, coloquei

1 minuto atrás, ArturRJ disse:

Manda a sua config completa!

ASUS A320M-K/BR
Ryzen 5 2400G
ASUS GTX 1060 6GB
Mémoria 1x8 T-Group 3200Mhz

Postado

@PhodZ Ou é ir na BIOS e desativar a opção de vídeo integrado. Ou talvez em algumas placas-mãe tem a opção de Unlock PCIe Lanes.

Postado
2 minutos atrás, MrNobody disse:

No entanto vídeo integrado dos Ryzen de fato ocupa 8 das 16 linhas da controladora PCIe do processador e só permite que as GPUs trabalhem a x8 se ativo.

Ent n dá pra fazer a GTX trabalhar nos x16?

1 minuto atrás, MrNobody disse:

@PhodZ Ou é ir na BIOS e desativar a opção de vídeo integrado. Ou talvez em algumas placas-mãe tem a opção de Unlock PCIe Lanes.

Cacei aqui já e não achei nada, talvez não tenha

Postado
2 minutos atrás, MrNobody disse:

@ArturRJ Isso é meio correto, de fato ocorre a redução do uso das linhas quando a GPU está ociosa.

Ao contrário do vídeo integrado da Intel que não afeta as linhas PCIe.

Psé, mas o padrão é o vídeo integrado ser desativado ao colocar uma placa dedicada.

Faz o seguinte @PhodZ , abre o gerenciador de dispositivos, e veja se a VEGA aparece lá nos adaptadores de vídeo.

• Solução
Postado

@PhodZ Considerando a informação no site da AMD o PCIe é 3.0 e roda a x8 no máximo mesmo.

Postado
3 minutos atrás, MrNobody disse:

@PhodZ Considerando a informação no site da AMD o PCIe é 3.0 e roda a x8 no máximo mesmo.

Sim, eu vi aqui também, pelo visto os Ryzen com vídeo integrado rodam o PCIe em 8x mesmo.

Os outros 8x devem ser "fisicamente" dedicados a VEGA (Pura especulação minha) rsrsrs

Postado
21 minutos atrás, ArturRJ disse:

Psé, mas o padrão é o vídeo integrado ser desativado ao colocar uma placa dedicada.

Faz o seguinte @PhodZ , abre o gerenciador de dispositivos, e veja se a VEGA aparece lá nos adaptadores de vídeo.

image.png.fce5e01e27dead5c758df2da417982b4.pngnão KKKKK

Postado

@ArturRJ Acho que só até os Ryzen 2000G que tem essa limitação. Porque do 3000G em diante só está PCIe 3.0 e suponho que há suporte sim a x16 - que é o máximo. Caso contrário estaria a x8.

Postado
21 minutos atrás, MrNobody disse:

entendo

16 minutos atrás, ArturRJ disse:

Sim, eu vi aqui também, pelo visto os Ryzen com vídeo integrado rodam o PCIe em 8x mesmo.

Os outros 8x devem ser "fisicamente" dedicados a VEGA (Pura especulação minha) rsrsrs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!