Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Acer E5-571 - Devo instalar Windows ou Linux nele?


Posts recomendados

     Olá, estou em dúvida em qual OS deveria instalar em meu computador, um notebook Acer E5-571, actualmente tenho o Windows 10 instalado, mas estou pensando em mudar de Windows 10 para Linux, mas tenho algumas complicações.

     Eu tenho um outro notebook, um netbook da Lenovo de 10 anos atrás, um dia instalei o sistema operacional Zorin Lite OS, por causa de recomendações da internet, mas tive complicações para instalar seu driver gráfico AMD Radeon. O que impossibilitou instalar jogos no Linux por meio de aplicativos de emulação (um método que não sei se é recomendável).

 

OBS: O ponto que quero chegar é se eu decidir trocar para o sistema Linux, para qual eu deveria trocar para ter menos complicações (porque eu sou um usuário de Windows), e eu vou ter complicações quanto a instalação de jogos e do driver gráfico Intel? O driver gráfico do meu notebook é um Intel HD Graphics 5500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Joao531 disse:

@StandardizedMan Por que você quer instalar o Linux no seu notebook? O Windows está te dando problemas? Você está com vontade de explorar o Linux?

Sinceramente... Não estou muito satisfeito com o Windows 10, as vezes ele desconecta da internet enquanto estou vendo um vídeo ou jogando, a internet só volta quando eu reinicio o computador, esse problema acontece com frequência, + ou - 1 a 2 vezes ao dia, e no meu antigo Windows 7, não tinha esse mesmo problema. Eu sempre tive dúvida de ir para o Linux por causa desse problema e outros problemas menores, e sempre tive muita vontade de explorar mais a fundo o sistema Linux.

 

EDIT: Em questão do problema com a internet, já vi vários tutoriais e questão de drivers e configurações, e deduzi que o problema seja do próprio sistema operacional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@StandardizedMan  nem sempre quando desconecta é problema no notebook, pode ser no roteador também. você chegou a tesstar outro roteador? Digo por experiência que tive com alguns roteadores. As vezes, mesmo com firmware atualizado, a conexão wifi caia em algunss dispositivos. É bom checar isso aí com calma... beleza você querer colocar o Linux, é top sim! Porém, se for sor por conta desse problema no wifi, não jusitifica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Roberth R. Garci4 disse:

@StandardizedMan  nem sempre quando desconecta é problema no notebook, pode ser no roteador também. você chegou a tesstar outro roteador? Digo por experiência que tive com alguns roteadores. As vezes, mesmo com firmware atualizado, a conexão wifi caia em algunss dispositivos. É bom checar isso aí com calma... beleza você querer colocar o Linux, é top sim! Porém, se for sor por conta desse problema no wifi, não jusitifica.

Como eu disse antes, meu antigo Windows 7 não tinha esse mesmo problema, e no mesmo dia que eu troquei do Windows 7 para o 10, já aconteceu o problema, e nesse intervalo de tempo eu nem mexi no roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, uma instalação limpa do windows resolve muita coisa se voce instalou o windows 10 por cima do 7.. migrar pro linux vai te dar algumas dores de cabeça.. veja, não é que eu não recomende o linux, é um sistema maravilhoso e eu uso e gosto, mas tem que ser dito que haverá uma curva de aprendizagem aí e mais, voce citou jogos.. nem todos os titulos sao acessiveis no linux

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, LFCSSP disse:

olha, uma instalação limpa do windows resolve muita coisa se voce instalou o windows 10 por cima do 7.. migrar pro linux vai te dar algumas dores de cabeça.. veja, não é que eu não recomende o linux, é um sistema maravilhoso e eu uso e gosto, mas tem que ser dito que haverá uma curva de aprendizagem aí e mais, voce citou jogos.. nem todos os titulos sao acessiveis no linux

Então, dores de cabeça faz até que sentido, emuladores não devem ter o mesmo desempenho do que instalar eles naturalmente, e naturalmente, deve ser mais complicado, mas eu fiz sim uma instalação limpa, eu formatei meu SSD antes da instalação só pra depois instalar o 10. Enfim, já estou levando o tópico do Windows ou Linux para outro tópico não relacionado... Os pontos que quero chegar são:

 

  • Eu consigo instalar o meu driver gráfico Intel HD Graphics 5500 sem muitas complicações?
  • Terei dificuldades em fazer coisas básicas que eu faço em um Windows no Linux (sou um usuário de Windows, eu posso aprender com tranquilidade e me adaptar rapidamente a o terminal e essas coisas)?
  • Mesmo com algumas dificuldades... Poderei instalar jogos de Windows no Linux, não importando se ser por emuladores?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!