Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boas tardes a todos, comprei há uns tempos um contador de Geiger DIY, daqueles que é só preciso montar os componentes (que vêm incluídos). Ao ligar, após ter soldado todos os componentes, ele não trabalha... O contador possui um LED que acende quando deteta uma partícula Beta ou Gamma, porém ele está sempre ligado quando conecto-o aos 5V. O fabricante diz-me que tem de haver algum curto circuito ou alguma solda fria junto ao transistor 2N3904 que é o que controla o acendimento do LED. Eu sou geólogo e  não tenho nenhuma formação em eletrónica (apesar de gostar muito), portanto tenho dificuldade em perceber onde está o problema, já refiz todas as soldas com fluxo e nada. Há alguma forma de perceber, usando o teste de continuidade do multímetro, onde está o problema? Junto vou anexar o esquema elétrico, se quiserem fotos da placa montada, posso enviar as que precisarem. 

Obrigado a todos,

cumprimentos.

3.JPG

DIY_Geiger_Detector_ver3_principal.JPG

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Tiago Catita disse:

só preciso montar os componentes (que vêm incluídos)

2 horas atrás, Tiago Catita disse:

geólogo e  não tenho nenhuma formação em eletrónica

Ao conectar as duas frases acima o que me vem a mente é que você pode ter montado alguma coisa erradinha. Ou se preferir, publique fotos do seu aparato montado com boa resolução e detalhada. Também pode enviar o link do kit que comprou. Não o vejo com rapidez no site da figura na seção diy

https://www.rhelectronics.store/diy-electronic-kits

ou na

https://www.rhelectronics.store/diy-geiger-counter-kit

Esse smd

e43988_370d810b57884d48bdd3ea27f4086027~

se aproxima um pouco

• Curtir 1
Postado

Boas tardes, obrigado pela resposta tão rápida :). Eu comprei no Ebay, acho que a anúncio já não está lá, mas esse site que referiu é do fabricante com quem tenho estado a falar e inclusive me enviou os esquemas.

Aqui eu anexo uma imagem da região, a minha câmara não é muito boa mas posso tentar usar um microscópio USB, porém acho que não dava uma boa imagem da situação.

PS: existia uma resíduo de fluxo que, entretanto, já foi limpo.

Obrigado,

cumprimentos.

IMG_20220709_204109.jpg

IMG_20220721_155332.jpeg

IMG_20220721_155345.jpeg

• Membro VIP
Postado

Talvez o led seja apenas indicador de fonte ligada. Vê se ouve algo no buzzer ao aproximar de partículas; dá uma revisada na montagem; retire a célula pra ver se ela está interferindo; meça a alta tensão com cuidado, claro; etc...

• Curtir 1
Postado

e este potenciômetro? está calibrado?

e o CI-1, foi você que colocou? verificou a posição? (não o vi nas fotos).

vejo que a perna do circuito 4011 está ligada no LED, será que não ligou este circuito invertido, mesmo que momentaneamente, e acabou por danifica-lo?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ahhh.. percebi agora. .. Olha a sutil linha azul na figura.. é um jumper

3.JPG

Olha agora na tua montagem os furos onde devia ter o jumper

IMG_20220721_155345.jpeg

Tem que conectar aqueles 2 pontos ... caso não seja furo metalizado como bem observou o amigo @Blumer Celta

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Blumer Celta disse:

será que não é uma trilha pelo outro lado da placa?

De fato. Pode ser uma placa fr4 dupla face. Se o autor tiver interesse basta medir a continuidade entre os pontos. Neste caso.. tentei né..

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Olá e boa tarde a todos, queria desde já agradecer aos dois por terem perdido o vosso tempo em analisar o meu problema e ter apresentado soluções. Eu montei esse dispositivo seguindo-me pelo esquema inscrito na placa e pelas fotos do aparelho já montado fornecidas pelo site inframencionado pelo @.if. Sobre o jumper que existe (?)  por debaixo do CD4024BE, será que é preciso meter? Posso perguntar ao desenvolvedor da placa se é necessário, mas acho que não pois nunca me foi mencionado. Sobre a calibração do potenciómetro, vou pesquisar o que é pois não sabia (mas faz todo o sentido) que tal componente deve ser calibrado. Sobre o buzzer, eu não oiço nada, porém eu também não sei se o coloquei invertido pois ele não tem nenhuma marca, tanto na parte de baixo ou na parte da frente, da polaridade, há alguma forma de saber com o multímetro? Testei também todos os díodos (menos o LED) usando o teste de díodo e aparentam trabalhar perfeitamente.

Obrigado,

cumprimentos.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Tiago Catita disse:

o jumper que existe (?)  por debaixo do CD4024BE, será que é preciso meter?

2 coisas: 4024 não é o correto. Olha o esquemático que diz 4011. Outra: simplesmente meça com multímetro os 2 buracos. Se der continuidade não é necessário meter. (...)

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@.if Boas noites (Portugal), eu sou tão estúpido.... Na segunda vou ver se compro o IC certo e testo, muito bem visto!

Edit: Achei o IC certo nos meus componentes, e agora trabalha !!!! Estou muito feliz, acontece que agora estou sem nada radioativo para testar, mas ele tem um comportamento esquisito, amanhã gravo vídeo e posto aqui.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...