Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte B450 AORUS PRO não permite ativar o XMP


WinChip
Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Minha placa-mãe não mostra na BIOS xmp para ativar é da AMD b450. A placa-mãe só tem um pente de memória 2400mhz 8gb, ela reconheceu direto. Porém não em xmp, e procurei essa opção não achei, lembrando que a memória não tem xmp. Agr comprei uma xmp da corsair XMP compatível com x470 e x570. DDR4 Quem me ajudar marcarei como resolvido. Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não ficou muito claro. O XMP é na placa-mãe, e de marca para marca muda o nome, qual o seu modelo? Memória NÃO TEM XMP, é um recurso da placa-mãe que altera as frequências da memória. E 2400mhz, dependendo do modelo e até do processador, não é overclockável e é o valor mínimo que a placa reconhece, então já deve estar em 2400mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Mendonça Andrade gigabyte b450 aorus pro. A memória que coloquei é 2400mhz 8GB, porém fiz a substituição para 3200mhz corsair RGB 2x32GB. Ai na especificação da memória vem escrito XMP 2.0, a memória ainda está chegando, mas com esta memória antiga que eu tenho de 8gb 2400mhz, gostaria de verificar se possui o xmp na BIOS porém não encontrei, a BIOS já reconheceu 2400mhz direto. Não achei o XMP para ativar ou DOCP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Geralmente na BIOS Gigabyte é bem no começo no M.I.T que você acha o Advanced Memory Frequency. Lá você configura o perfil XMP, aparece para você essa opção? Eu não tenho dúvidas que essa placa-mãe e essas memórias serão compatíveis com perfis XMP. Se não aparecer nada eu verificaria até a versão da BIOS para garantir que seja relativamente recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WinChip disse:

@Bruno Mendonça Andrade @Gui GC Ela não apareceu, já atualizei a BIOS e nada. O cpu é 1600AF. Ela está com a memória 2400mhz 8gb, porq a de 3200mhz ainda está chegando...

Então, de forma resumida, você está tentando ativar XMP numa memória que não dá suporte a XMP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WinChip o XMP só é um perfil de overclock gravado no chip da memória, é uma frequência que eles sabem que funciona bem no chip da memória, mas nem sempre vai funcionar bem em todos os sistemas (justamente por ser um overclock), por isso existe opção de ativar ou não. Sua memória atual não tem suporte a XMP, portanto não vai aparecer nada na BIOS. E quando você for usar a memória nova, a sua atual pode impedir sua outra memória de rodar a 3200MHz, se você usar as duas juntas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
8 minutos atrás, WinChip disse:

@GuilhermeGB Então se eu usar a nova que vai chegar que são 2x32GB 3200mhz, ela diz no site que possui XMP. Pode ficar tranquilo que vai aparecer XMP pra ativar?

99% das memórias de 3200MHz só rodam nessa frequência com XMP ativado, se você não ativar o XMP elas vão rodar em uma frequência menor. Só que aí já entre uma outra questão que é seu processador suportar essa frequência. O Ryzen 5 1600AF usa arquitetura Zen+, uma boa parte dos processadores nessa arquitetura não tem problema para chegar a 3200MHz, mas ainda existe uma parte que não consegue, então não existe nenhuma garantia até testar. A frequência de 3200MHz só é garantida a partir da arquitetura Zen 2.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WinChip disse:

@GuilhermeGB Então se eu colocar na placa-mãe gigabyte b450 aorus 128GB com Ryzen 5 5600x 3200mhz, o xmp vai funcionar tranquilamente? 

Cara, oficialmente a AMD só garante 3200MHz usando dois pentes, mas praticamente qualquer processador 5000 consome pegar 3600MHz fácil, até 4000+MHz. Oficialmente o suporte deles para quatro pentes é de 2666MHz para memórias dual rank e 2933MHz para single rank, mas eu não duvido que eles ainda conseguiriam pegar 3200MHz com quatro pentes também.

 

Mas tem que ver esses 128GB aí, essa quantidade é desnecessária para 99,99% dos usuários, por mais que usem o PC para trabalho. Só consigo imaginar programadores que trabalham com várias maquinas virtuais ou alguns servidores utilizando 128GB ou algo próximo disso.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WinChip disse:

@GuilhermeGB Mas se eu ativar o XMP com 128GB 3200mhz vai funcionar? 

O problema é que pra você usar 128GB você precisaria de dois pentes de 64GB ou quatro de 32GB, e pentes de 64GB eu nunca vi pra vender, de 32GB já. Ao usar quatro pentes (independente de quantos GB sejam) você tem as limitações que eu mencionei acima. Resumindo: pode funcionar e pode não funcionar.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Minha placa-mãe tem 4 slot que suporta até 128GB na frequência 3200mhz até mais. Se eu colocar os 4 pente de 32GB = 128GB o XMP vai funcionar a 3200mhz? Porque no site da amd diz que o Ryzen 9 5900x vai até 3200mhz, esta informação que o senhor me falou eu desconheço. E agora? Acabei de comprar 2 pente de 32GB 3200mhz. 

No site da placa-mãe diz...

4 x DDR4 DIMM sockets supporting up to 128 GB of system memory

Dual channel memory architecture

Support for DDR4 3600(O.C.) / 3466(O.C.) / 3200(O.C.)/2933/2667/2400/2133 MHz memory modules

Support for ECC Un-buffered DIMM 1Rx8/2Rx8 memory modules (operate in non-ECC mode)

Support for non-ECC Un-buffered DIMM 1Rx8/2Rx8/1Rx16 memory modules

Support for Extreme Memory Profile (XMP) memory modules

(Please refer "Memory Support List" for more information.)

@GuilhermeGB O que eu faço?

49 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Cara, oficialmente a AMD só garante 3200MHz usando dois pentes, mas praticamente qualquer processador 5000 consome pegar 3600MHz fácil, até 4000+MHz. Oficialmente o suporte deles para quatro pentes é de 2666MHz para memórias dual rank e 2933MHz para single rank, mas eu não duvido que eles ainda conseguiriam pegar 3200MHz com quatro pentes também.

Eu não entendi isso... Poderia me explicar de outra forma? Por que no site da AMD diz que up max 3200mhz. 

 

A placa-mãe no site de especificação diz que suporta até 128GB com as frequências... Como assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WinChip tem grande diferença entre dizer "suporta 3200MHz" e "suporta até 3200MHz", com esse ATÉ o fabricante já se livra de qualquer problema que possa vir a ocorrer caso o usuário não consiga os tais 3200MHz.

 

Screenshot_5.png.efb0b6ad9b1ca3819b6426979d30e608.png

 

Nas especificações do 5900X não diz isso, mas nas do 5800X3D, por exemplo, dá mais detalhes:

 

Screenshot_3.thumb.png.6c52469d4bfcfbe289cbd64c364ede38.png

 

1R = single rank

2R = dual rank

 

Até as placas ASRock trazem esse detalhe, essa é de uma X570 Steel Legend:

 

(Vermeer é o codinome dos processadores Ryzen 5000)

 

Screenshot_4.png.9cc677e26fd7276bbbd841df0b4afdf0.png

 

A tabelinha acima mostra os slots (A1, A2, B1, B2) a frequência suportada caso cada um deles seja ocupado pelas combinações de memória single rank (SR) e dual rank (DR).

 

As especificações da sua placa-mãe não dizem nada sobre a capacidade do seu processador, só quer dizer que ela tem uma construção preparada para aguentar altas frequências de overclock e que sua BIOS também dá essa possibilidade. O controlador de memória fica dentro do processador e o desempenho das memórias depende mais do seu processador do que da sua placa-mãe.

 

Lembrando mais uma vez: essas são especificações oficiais, na prática a situação pode ser diferente, pode ser até que seu processador consiga rodar quatro pentes a 3600MHz, mas o que eles garantem é o que está na tabela, justamente porque isso é meio que loteria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Então Dual Rank eu teria que usar 2667mhz em um slot com 4 Pente. Mas está confuso ainda essa ilustração da AMD. 

o que n consigo entender é isso.

2x1R 3200mhz

2X2R 3200mhz 4=3200mhz?

4X1R 2933mhz

4X2R 2667mhz 8= pente 2667mhz 256GB?

 

Ai multipliquei 2x1=2

                       2x2=4

                       4x1=4

                       4x2=8

                                      ????????

 

A Single Rank Memory é chamada assim pois conta com chips em apenas em um lado da memória

A Dual Rank Memory conta com chips nos dois lados da memória.

 

 

@GuilhermeGB lembrando que a memória que eu comprei foi essa...

Memória Corsair Vengeance RGB Pro 64GB (2x32GB) 3200MHz DDR4 C16 Black - CMW64GX4M2E3200C16 | KaBuM!

@GuilhermeGB Na tabela consegui entender alguma coisa. Tipo:

A1 A2

B1 B2

A2-->SR 3200 porém o A1 e B1 está -

B2-->SR 3200

@GuilhermeGB Quando fui comprar a memória, eu só entrei no site da corsair e vi que era compatível com x570. Porque uma vez eu não olhei o QVL da memória ai quando comprei coloquei full memória no pc deu tela azul, até eu reduzir as frequências da memória. O que eu faço agr? A memória ta chegando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WinChip disse:

A Single Rank Memory é chamada assim pois conta com chips em apenas em um lado da memória

A Dual Rank Memory conta com chips nos dois lados da memória.

Exatamente.

 

2 minutos atrás, WinChip disse:

2x1R 3200mhz

2X2R 3200mhz 4=3200mhz?

4X1R 2933mhz

4X2R 2667mhz 8= pente 2667mhz 256GB?

 

Ai multipliquei 2x1=2

                       2x2=4

                       4x1=4

                       4x2=8

                                      ????????

Não é pra multiplicar, funciona assim:

 

2 memórias single rank = 3200MHz

2 memórias dual rank = 3200MHz

4 memórias single rank = 2933MHz

4 memórias dual rank = 2667MHz

 

Como eu disse, isso é o que a AMD garante, pode ser que seu processador consiga mais do que essas especificações via XMP. Se seu processador não conseguir segurar 3200MHz com quatro pentes, você vai ter que ir tentando algumas configurações manuais na BIOS ou tentar algumas frequências um pouco menores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Agora entendi. Será que vai queimar o cpu? Será que não vou poder usar 128GB, será que o XMP pode ser abaixado até funcionar? Então pelo que entendi, corro risco de tomar tela azul e ser diagnosticado no memtest com essas frequência até 3200mhz, ai eu teria que abaixar a frequência? Pra usar os 4 Pente? será que essa memória permite isso? Ou vou ter que devolver as memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WinChip que eu saiba não existe a possibilidade de queimar nada, amigo. Se a controladora do processador não der conta, o PC não vai nem bootar, ou às vezes pode até bootar, mas vai ficar dando tela azul ou apresentando problemas, aí você já vai saber que vai ter que usar de outra forma. Pra você queimar um processador tem que fazer algo bem extremo aí, como por exemplo, configurar uma tensão muito acima do normal. 

 

A forma correta de ligar dois pentes de memória na maioria das placas-mãe é no segundo e no quarto slot (A2, B2), mas cajo seja de outra forma, será indicado no manual. Se você usar dois pentes nos slots incorretos, também vai ter instabilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!