Ir ao conteúdo

Chegar na frequência turbo com menos tensão, pode ?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Possuo uma placa B450 Aorus Elite v1.0 e um Ryzen 5 2600, sempre vi que possuem clock turbo acima do padrão, gostaria de saber se eu poderia aplicar que nem estava vendo em alguns vídeos onde estão colocando processador a 1.1v (reduzir temperatura com isso) e aumentar o clock até a opção turbo, gostaria de saber se vale a pena (ficaria de subir de 3.4GHz para 3.9GHz)

Sofro de gargalo com uma RX580 8GB e minha namorada com um R5 5600X+RX560 4GB não sofre gargalo igual, até onde sei a causa é o processador, porém, não tenho condições de trocar por agora

Postado

@_Gabriel V não lembro se o processador chega a 100%, porém a placa de vídeo as vezes sim as vezes não, independente da qualidade de textura ela não tende a ficar usando seu máximo

Tenho 16GB(8+8) um CL16 e outro CL18 em dual channel 3200MHz 1.35v

Eu já tinha aberto um tópico aqui para discutir sobre esses gargalo e o que me falaram foi realmente processador, então pensei na possibilidade de fazer undervolt e overclock para a frequência turbo para tentar alcançar um desempenho maior com o mesmo processador mantendo temperaturas legais.

No momento momento não estou com meu PC porém criei o tópico para poder estudar sobre o caso e já me preparar para saber o que preciso tomar cuidado e tudo mais.

Postado

@Arthur Guillermo sim, isso se chama undervolting. Eu uso meu Ryzen 5 3600 travado a 4.0GHz com 1.07V, isso é muito abaixo da tensão padrão dele, em stock ele passa de 1.3V, e isso me deu uma redução de 20ºC na temperatura. Consigo usar também a 4.2GHz a 1.15V, o que também mantem o processador uns 10ºC mais frio que em stock e aumenta o desempenho levemente. Mas o máximo que você consegue é isso, processadores AMD Ryzen não são muito bons de overclock, você consegue ganhar no máximo uns 5% de desempenho e no fim das contas isso não é nada.

O gargalo entre seu processador e placa de vídeo existe se você estiver tentando rodar jogos com FPS muito elevado, pois para um jogo rodar com FPS elevado é necessário ter um processador que "tanque" esse desempenho antes da placa de vídeo. Se você for jogar normalmente a 1080p 60, o Ryzen 5 2600 não oferecerá problema em 90% dos jogos atuais.

• Triste 1
Postado

@GuilhermeGB gostaria de chegar a um clock pelo menos do turbo (3.9GHz) em undervolt para chegar nesse ponto, minha namorada usa dela em stock o que fica em 3.7GHz o desempenho em jogo aparentemente se mantem bem firme...

Eu gostaria de rodar a 165FPS pelo monitor que tenho ou pelo menos 120FPS sem gargalo, muitas vezes chega em cenas que praticamente cai para 40-60FPS e se mostra lagado (dependendo do momento)

Gostaria de pelo menos experimentar o undervolt com o aumento de clock para o turbo para ver se dá a estabilidade nos FPS com esse pouco de clock de diferença

O dela com um R5 5600X e RX560 chega a 300FPS o dobro do meu e com perfeita estabilidade (se chegar ao tanto do turbo seria mais de 5% de desempenho a mais do stock)

Postado

@Arthur Guillermo tem que ver o clock que seu processador roda normalmente, o turbo tem um valor máximo, mas nem todos os processadores atingem o mesmo clock, varia de chip pra chip e também da temperatura do seu processador. O meu mesmo atinge por volta de 4.1GHz em estresse máximo quando está em stock, eu não vejo nenhum diferença prática pra quando deixo travado em 4.0GHz, na verdade a pontuação em alguns benchmarks é até levemente maior com ele travado e com undervolt.

• Curtir 1
Postado
36 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

@GuilhermeGB até hoje nunca tive problemas de temperatura no Spec Delta da Corsair, sempre se manteve em boas temperaturas (mesmo sem pasta termica que ja aconteceu por que pensei que ainda tinha pela temperatura)

Será que serve?

O gabinete é bom, se tiver ventoinhas suficientes vai ficar bem ventilado. Mas eu não entendi o que você disse na parte da pasta térmica, se você se refere ao processador, é quase impossível manter boas temperaturas no processador se estiver sem pasta térmica entre ele e o dissipador, pois não haveria uma transferência efetiva de calor, então provavelmente tem pasta térmica sim.

Postado

@GuilhermeGB foi a pouco tempo que removi, pois troquei de placa ate consertar a B450 e estava sem pasta termica (ja tinha ressecado), o mesmo usei até chegar a pasta térmica nova...

Assim que liguei já comecei monitorar temperaturas para confirmar que não ultrapassaria a temperatura, porém ficou em funcionamento normal apenas em contato com o processador, não sei nem como deu certo, assim que estiver com meu computador irei mostrar fotos pois estão salvas nele.

Mesmo em jogos creio que nunca ultrapassou 65°C sem pasta termica

• 3 semanas depois...
Postado

@GuilhermeGB Tive um aumento de 30~60fps deixando travado em 3.8GHz, máxima de 65°C jogando Valorant com 30~50% de uso e tensão de 1.088v (CPU VDD) estava usando em menor tensão porém estava travando o PC (1.125~1.138v SoC VDD)

Ainda não migrei para minha placa anterior pois tenho que comprar ferro de solda para remover o CI da BIOS para regravar

ArD97qD.png

Estressando ele chega 80+ (Tanto é que sempre não deixei de passar de 80°C, para evitar qualquer dano)

yJlhw7y.png

Lembrando: Tô sem pasta térmica

Postado

@GuilhermeGB o estresse tava usando CPU-Z, que deixa topado em 100%, porém, como não tenho minha placa anterior ainda para configurar cada FAN de acordo vejo eles indo mais devagar, não arrisco deixar passar de 80°C no teste de stress (também por que estou esperando a troca de placa para colocar pasta térmica nova)

• Solução
Postado

@Arthur Guillermo pelo que eu notei no seus prints, você não travou o multiplicador, está correto? Você tente a ter mais estabilidade no undervolt com multiplicador travado.

Com relação as tensões, eu sempre fico de olho no valor do Vcore reportado pela placa-mãe (no seu caso seria o "CPU VCORE"), pois bate com o valor fixo que eu ajusto, na BIOS ou até no programa Ryzen Master dentro do Windows. Os outros valores flutuam um pouco, eu não sei exatamente o que cada um deles, não consegui achar informações concretas sobre isso na internet.

Eu também prefiro usar o programa HWiNFO64 para monitorar, ele mostra informações muito mais detalhadas do que o HWMonitor.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!