Ir ao conteúdo

SSD NVMe M.2 aparece no gerenciamento de disco mas não aparece na lista de boot

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Eu comprei recentemente um SSD NVMe M.2 XPG ADATA FALCON de 512 Gb, instalei corretamente, porém quando entrei na BIOS na minha placa-mãe, ele não apareceu na lista de boot, ele até aparece lá na opção "NVMe" ou algo assim da BIOS, mas na lista de boot que realmente importa ele não aparece. Enfim, deixei meu pendrive na ordem 1 e um HD antigo meu na ordem 2. Desta forma, depois de alguns passos, pude selecionar o meu NVMe para instalar o windows. O problema é que toda vez que ligo o meu computador, ele pede pra mim escolher qual Windows 10 quero utilizar, o do volume 6 (meu SSD) ou do 3 (meu HD) e tenho que toda vez fazer isso (quando seleciono ele funciona normalmente). E se eu ligo o pc sem meu HD ele nem da boot. Com um SSD NVMe velho que eu tenho, não acontece esse problema. Enfim, se alguém poder ajudar, ficaria grato. 

obs: placa-mãe BIOSTAR 1520 MH v 6.1 com a BIOS mais atual

Postado

@Vnad 99% de certeza que o arquivo de boot está no HD, e por isso não aparece o SSD como um dispositivo de BOOT. E isso acontece quando se instala o Windows com um HD antigo e o windows aproveita a partição de BOOT já existente.

@Vnad Pode postar um print do gerenciador de discos.

Postado

@Gui GC Mas assim, antes mesmo de instalar o windows 10 ele não aparecia nas opções de boot. Mas tá aqui a print. (Disco 0-HD, Disco 1-SSD) 1790026857_Anotao2022-07-31155418.png.f32ad40c3f03657a2f4c5d3e68faabc9.png

• Solução
Postado

@Vnad Não aparece na opção de BOOT porque não tem uma partição de BOOT. Tanto um SSD como um HD vem com uma partição não alocada. E para se tornar um disco bootável é necessário uma partição de boot MBR ou GPT. No caso de sistemas mais novos é melhor optar por GPT mesmo.

O XPG tem uma única partição de dados com o sistema do Windows. Enquanto o HD tem a partição de BOOT (100mb), Partição de Recuperação (519mb) e a partição de dados.

Se não tiver nada importante no SSD faça uma formatação, só com o SSD na máquina. Exclua a partição (C:) e formate novamente para que o instalador do Windows crie todas as partições necessárias. Verificaria também se o SSD está fomatado em GPT ou MBR e aproveitaria para fazer a conversão para GPT se necessário, já que para essa conversão você acaba perdendo todos os dados.

@Vnad E depois você pode deletar as partições de BOOT e recuperação do HD, pelo gerenciador de disco mesmo. E expandir a partição (D:).

Postado

Opa, então, fiz conforme você orientou e deu tudo certo aqui. Agora ele aparece nas opções de boot e também não preciso escolher qual windows 10 usar. Muito obrigado. Podem fechar o tópico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!