Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não inicia por completo a tentar ligar 2x


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Meus caros,

Solicito a ajuda de quem for possível.

Terminei de montar um desktop novo para meu pai nessa ultima sexta-feira (29/07/2022) com a seguinte configuração:

 

Gabinete Rise Mode Glass 06, Frente e Lateral em Vidro, Preto - RM-CA-06-FB

placa-mãe ASUS Prime H510M-E, Intel LGA 1200, microATX, DDR4 - 90MB17E0-C1BAY0

Processador Intel Core i3-10100F, Cache 6MB, 4.30 GHz, LGA 1200 - BX8070110100F

Memória Crucial Ballistix, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Vermelha - BL8G32C16U4R

Placa de vídeo Nvidia GeForce G210 1GB DDR3 64Bits PA210G6401D3LP - PCYES

SSD Lexar NS100, 128GB, SATA, Leitura 520MB/s - LNS100-128RB

Placa De Rede Wireless Express N150mbps Tl-wn781nd Tp-link

6 Fan Cooler Led RGB Gamer 120mm Pc Gabinete Resfriamento

HD 1 TB SAMSUNG e outro SEAGATE

 

PS: Sim, a VGA é bem fraca. Ele não joga, queria apenas um pc para uso domestico.

 

Realizei todos os testes inicialmente no meu quarto com meu teclado e acessórios e ficou tudo dentro dos conformes. Ao montar no quarto dele com teclado novo, caixa de som etc, começaram os problemas.

Primeiro o teclado começou a não funcionar e o sinal da wifi oscilar muito. Em alguns momentos nem conectava. Testei o teclado no meu desktop pessoal e funcionou normal. Voltei a plugar no desktop dele e funcionou, mas a rede ainda oscilava. Reiniciei e persistiu nos erros.

Desliguei o pc e liguei novamente e apareceu outro problema. Ao passar da tela da ASUS que permite entrar no SETUP, seguia para outra tela somente com logo da ASUS e meio que a logo “esmaecia” e não tinha mais vídeo, com todo o gabinete em funcionamento. Resetei o pc e iniciou normal e teclado funcionou ok.

Desliguei o pc novamente e liguei para testar, funcionou. Coloquei para desligar novamente e voltou o mesmo problema da tela da ASUS.

Deliguei e liguei novamente, funcionou. E segue esse ciclo sem fim.

O que eu já fiz até então:

1 – Desconectei os cabos de hdled, power, reset e reconectei novamente. (Pensei de ter algo errado)

2 – Desconectei o cabo satã e de força do SSD e conectei novamente.

3 – Desconectei o cabo de força/fonte da placa-mãe e conectei novamente.

4 – Troquei a memória de slot.

5 – Mudei a placa de rede de slot.

6 – Retirei a VGA e coloquei no slot novamente.

7 – Formatei e reinstalei o sistema operacional (Windows), pensando estar corrompido.

 

Ao fazer o passo 7, tudo pareceu normal. Fiz o teste de iniciar, usar normalmente e desligar o pc, posteriormente ligar alguma vezes e tudo pareceu normal ontem no sábado a noite.

Hoje quando acordei, meu pai me relatou o mesmo problema da tela da segunda tela ASUS e que ao resetar, iniciava normal. Ao desligar e ligar novamente, mesmo erro e desligando e ligando novamente iniciava normal.

Já fiz um pequeno check-up no SETUP e apesar de não encontrar nenhuma anormalidade, resetei para as configurações de fábrica e o sintoma persiste.

Então tirei a bateria da placa-mãe e coloquei novamente, tentando meio que sem saber o que fazer de novo e nada. Sem sucesso.

Não consigo ver como defeito físico, pois além de tudo ser novo, foram de sites bem recomendados. E o fato de iniciar uma vez normal e desligando e ligando novamente aparecer a primeira tela da placa-mãe, passando para segunda tela ASUS, “esmaecer” e não seguir para o sistema, me parece alguma configuração de setup que precise ser adaptada, não sei ao certo.

Alguém já viu algo semelhante? Estou sem saber mais o que fazer e tá batendo um pequeno temor por ser algo tão diferente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andros, no caso não tendo outra fonte para eu testar. Você suspeitaria de alguma outra coisa pelo que descrevi? É tudo muito estranho

Até por esse fato de uma vez ligar e iniciar outra vez não. No setup não tem nada relacionado a alguma programação de energia ou inicialização? É como se fosse uma pré-definição.

De qualquer forma, agradeço pela contribuição e vou tentar conseguir outra fonte para o teste.

Espero que alguém que leia o tópico já tenha passado por algo semelhante e tenham outras sugestões para eu tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@greenmatthew É uma besteira pegar um processador sem vídeo integrado - economizar R$200 no processador - e pegar uma placa de vídeo dedicada inferior ao vídeo do processador - que custa R$200. Não é porque tem uma GPU dedicada que é melhor do que uma integrada.

 

Eu pessoalmente devolveria o processador e a placa de vídeo e pegaria o processador i3 10100 - sem F no final.

 

Possível problema: GT210 tem suporte a BIOS Legacy apenas. CSM precisa estar ligado na BIOS. E tenha certeza que a opção de vídeo está setada em Legacy.

 

A diferença em um jogo entre a GT210 vs UHD630 (sei que teu pai não joga, mas faz diferença também para assistir vídeos) o FPS fica 2 a 3x maior no integrado: 

 

https://www.youtube.com/watch?v=747Ddydxe80&ab_channel=ZGamestor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GCcara, de verdade. Eu não sei como te agradecer. Troquei a fonte como sugerido e permaneceu o problema. Mas ao seguir sua orientação em relação a BIOS Legacy funcionou e ficou estável. Oh velho, preciso providenciar uma estatueta do Oscar para você. Cara, salvou minha semana. Muito obrigado. Obrigado mesmo por ter lido e gastado tempo em ajudar. Não sabe como tirou um estresse que eu tava passando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!