Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reboot and select proper Boot device or Insert Boot Media in selected Boot devic


LuQuinnhas
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Acordei hoje em um belo dia, fui ligar o PC e me deparei com a mensagem "Reboot and select proper Boot device or Insert Boot Media in selected Boot device and press a key". Do nada isso ocorreu, tem menos de 2 semanas que eu montei o computador. 

Comecei a procurar uma forma de resolver, primeiro reconectei os cabos sata do SSD (onde está o sistema) e do HD, e nada. Tirei o HD e liguei só o SSD e nada. Conectei tudo de novo, abri a BIOS e tava lá reconhecendo os 2 (imagem 1). Diante disso procurei meu pendrive de boot do windows e inseri pra tentar reparar o sistema. Abriu a tela de configuração, mas não foi possível reparar o sistema, tentei fazer pelo método do cmd e nada também. No final das contas eu meio que reinstalei o Windows no SSD e o computador voltou a funcionar (apesar de eu ter perdido todos os arquivos) só que eu não sei formatei antes nem nada.

Minha preocupação agora é que tenha algo errado com o computador, quando fui checar a BIOS novamente, na ordem de prioridade de boot havia aparecido Windows Boot Manager na primeira opção (imagem 2). Troquei pra dar prioridade ao SSD mas voltou a dar erro e desfiz pra poder ligar. Agora não sei se tem 2 sistemas instalados, com um deles corrompido, ou o sistema antigo simplesmente sumiu e estou com medo de dar problema novamente 

IMG-20220802-WA0003.jpg

IMG-20220802-WA0009.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2022 às 08:07, Catelan disse:

@LuQuinnhas Windows Boot Manager (SSD 240GB) é o correto! Talvez exista algum programa (até mesmo um malware) corrompendo a partição EFI. Poderia usar o pendrive de novo e listar as partições do disco pelo diskpart.

 

Em 02/08/2022 às 12:25, Gui GC disse:

@LuQuinnhas Poste um print do "Gerenciador de Discos". É importante que tudo que esteja escrito apareça nesse print.

Atualização: cheguei hoje de viagem e quando fui ligar o computador me deparei com a mensagem de novo "Reboot and select...". Detalhe, abri a BIOS e o Windows Boot Manager havia simplesmente desaparecido. 

IMG_20220804_174135074.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuQuinnhas Pode ser que o SSD esteja corrompendo, com os dias contados. 

 

É um SSD de qual marca? Já tem ele a tempo?

 

Eu também desativaria o CSM support, se o Windows estiver instalado em GPT - e se não estiver recomendaria formatar em GPT. Já que aparentemente a GPU está em UEFI Only também. Alterar a Storage Boot Option para UEFI Only também poderia resolver o problema se fosse uma questão de incompatibilidade, mas é basicamente o que desativar o CSM faria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC eu temo que seja o SSD, ganhei de presente e é de uma marca duvidosa da Aliexpress (apesar de ser novo), da "Goldenfir". Sobre as mensagens de baixo eu sou completamente leigo, então pra mim você escreveu em latim praticamente, não consegui entender 

 

50 minutos atrás, Gui GC disse:

@LuQuinnhas Pode ser que o SSD esteja corrompendo, com os dias contados. 

 

É um SSD de qual marca? Já tem ele a tempo?

 

Eu também desativaria o CSM support, se o Windows estiver instalado em GPT - e se não estiver recomendaria formatar em GPT. Já que aparentemente a GPU está em UEFI Only também. Alterar a Storage Boot Option para UEFI Only também poderia resolver o problema se fosse uma questão de incompatibilidade, mas é basicamente o que desativar o CSM faria.

 

Depois de me esforçar um pouco eu entendi o que você quis dizer, mas como eu estou usando o SSD a mais de 2 semanas sem problema ainda sim poderia ser problema de compatibilidade? Queria saber pra ver se vale a pena o teste, porque se não funcionar vou ter q eventualmente instalar tudo de novo no HD e descartar o SSD 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@LuQuinnhas É o que eu suspeitava um SSD chinês. As vezes eles duram anos, as vezes eles param de funcionar em meses ou dias. Eu suponho que você pegou uma unidade ruim.


Basicamente, o padrão de BIOS utilizada hoje em dia é o UEFI - desde 2012 - e a opção CSM Support da BIOS é um modo de compatibilidade para hardwares mais antigos com suporte apenas a BIOS Legacy. Se não tiver nada com mais de 10 anos no PC é uma opção que deveria ser desativada.

 

Enquanto HD/SSD são versáteis e dependendo da maneira que forem formatados aceitam BIOS UEFI (GPT) ou BIOS LEGACY (MBR).

 

E as vezes opções da BIOS setadas erroneamente para UEFI ou LEGACY podem causar mau funcionamento de uma maquina. 

 

A opção: "Other PCI Device ROM Priority" diz respeito ao tipo de BIOS que a placa de vídeo e outros dispositivos ligados a slots PCIe vão dar boot. Está em UEFI Only.

 

E a opção: "Storage Boot Option Control" diz respeito ao tipo de BIOS que o HD/SSD/Pendrives vão dar boot. Está em Legacy Only. Se o problema for simplesmente a BIOS que resetou por algum motivo, alterar de Legacy para UEFI resolveria o problema. E você pode tentar alterar essa opção, o pior que aconteceria é não dar boot, que é o que você já está experimentando.

 

A minha recomendação de quando for instalar o Windows novamente é para ter certeza de que o HD/SSD esteja em GPT. Se ao tentar instalar o Windows for criado junto uma partição de 100mb, chamada de partição EFI o disco está em GPT. Se estiver em MBR a partição teria só 50mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC Entendi melhor, muito obrigado. Quanto a partição GPT eu ja tive a certeza que está configurado dessa forma uma vez que na hora de instalar o Windows ele não permitiu que a instalação fosse feita em um disco MBR e eu precisei alterar (o HD tava em MBR). Então eu vou testar agora com o CSM desligado (não tenho peças antigas mesmo) pra ver se resolve, se não infelizmente foi o SSD mesmo, muito obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!