Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Comprei um PC usado que veio um SSD e um HD, formatei e instalei o Windows no SSD e quando fui verificar o HD no CrystalDiskInfo apresentava o erro da imagem.

Navegando na internet vi que não se trata de um erro físico, o que me leva a crer que é possível resolver isso por meio de programas ou coisas do gênero, porém não possuo tal conhecimento, então o que eu deveria fazer??

Segue abaixo a imagem do erro.

Desde já, agradeço a quem ajudar!

Screenshot_1.png

Postado

É um erro físico sim, nos setores do disco. Tem que monitorar para ver se está estabilizado ou se está aumentando. Teste com HDTunePro, abas Health e Error scan. Faça uma verificação com o chkdsk /r na linha de comando.

Veja que esse disco tem 4839 horas de uso. Não use para salvar arquivos importantes até saber como está.

• Curtir 1
Postado

Quando chega nesse estágio, o mais seguro a se fazer é providenciar uma unidade substituta para não correr o risco de perder algo importante usando um disco com problema. Geralmente esse tipo de defeito acontece em decorrência do uso de fontes de baixa qualidade, esse tipo de fonte vai degradando a vida útil dos componentes do PC ao poucos. Eu tenho dois discos rígidos com muito mais horas que esse (por volta das 15.000 horas ou mais) e estão em perfeito estado, sempre usei fontes de boa qualidade.

Postado
35 minutos atrás, Ricardov disse:

É um erro físico sim, nos setores do disco. Tem que monitorar para ver se está estabilizado ou se está aumentando. Teste com HDTunePro, abas Health e Error scan. Faça uma verificação com o chkdsk /r na linha de comando.

Veja que esse disco tem 4839 horas de uso. Não use para salvar arquivos importantes até saber como está.

Entendi, vou providenciar outro então, você saberia dizer qual tipo eu devo comprar? Sou leigo no assunto.

19 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Quando chega nesse estágio, o mais seguro a se fazer é providenciar uma unidade substituta para não correr o risco de perder algo importante usando um disco com problema. Geralmente esse tipo de defeito acontece em decorrência do uso de fontes de baixa qualidade, esse tipo de fonte vai degradando a vida útil dos componentes do PC ao poucos. Eu tenho dois discos rígidos com muito mais horas que esse (por volta das 15.000 horas ou mais) e estão em perfeito estado, sempre usei fontes de boa qualidade.

Não sei qual a fonte mas sei que deve ser algum modelo padrão da Pichau, como por exemplo: Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR-OEM

De todo modo vou providenciar um outro HD, obrigado!

Postado

@fuwateatime o cara que te vendeu o PC com certeza colocou um HD mais antigo aí, que era usado em outro PC. O vestígio disso é o HD ser padrão SATA II (SATA 300), esse tipo de HD saiu de linha há vários anos, hoje em dia temos HD padrão SATA III (SATA 600).

EDIT: Acabei de verificar que o modelo se trata de um HD de notebook, então ele não é original do PC da mesma forma. A Pichau não colocaria um HD de notebook num desktop.

Postado
6 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

@fuwateatime Verifique se essa fonte foi testada pela Cybernetics, mesmo que ela não tenha passado no teste e consequentemente não tenha a certificação, ao menos irá saber os pontos negativos dela.

Irei checar sim! Agradeço.

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@fuwateatime o cara que te vendeu o PC com certeza colocou um HD mais antigo aí, que era usado em outro PC. O vestígio disso é o HD ser padrão SATA II (SATA 300), esse tipo de HD saiu de linha há vários anos, hoje em dia temos HD padrão SATA III (SATA 600).

EDIT: Acabei de verificar que o modelo se trata de um HD de notebook, então ele não é original do PC da mesma forma. A Pichau não colocaria um HD de notebook num desktop.

Eita, que tristeza saber disso 😕 Pior que eu acho que foi na inocência, ele tinha me dito que tinha pego esse computador de segunda mão, tava olhando aqui e o restante das peças são originais da Pichau, tirando o cooler do processador que ainda estou investigando por achar simples demais para um computador vendido como "gamer", mas aí eu acho que o original do i310100f é simples mesmo. No mais, vou ver se converso com o antigo dono para ver se ele ao menos me ajuda a pagar um HD novo.

Postado

@GuilhermeGB A sorte conta também, tem HDs antigos funcionais, com pouco ou sem uso também.

E tenho um HD Seagate com mais de 5 Anos que ainda parece OK no Crystal Disk e olha que o PC vive ligado.

No caso é aterramento, fonte Corsair, gabinete muito bem ventilado e manutenção em dia e sorte pois tem HD novo que dá problema rápido, as vezes ocorrem erros no processo de fabricação.

Postado

@Danrley_Silva sim, o que estou querendo dizer é que esse HD talvez não tenha sido utilizado em boas condições no passado, e mesm colocando num PC melhor, ele já estava "desgastado" e chegou no fim da vjda. Como eu disse, tenho dois discos rígidos com 7 anos de uso, ~15.000 horas ligados cada um, a saúde está OK até hj, mas eles sempre foram mantidos em boas condições.

• Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado
Em 03/08/2022 às 14:27, GuilhermeGB disse:

@Danrley_Silva sim, o que estou querendo dizer é que esse HD talvez não tenha sido utilizado em boas condições no passado, e mesm colocando num PC melhor, ele já estava "desgastado" e chegou no fim da vjda. Como eu disse, tenho dois discos rígidos com 7 anos de uso, ~15.000 horas ligados cada um, a saúde está OK até hj, mas eles sempre foram mantidos em boas condições.

Caraca, o meu tá no estado c5 e c6, tava procurando esperança mas ele já está em 34mil horas e 3mil vezes ligado, melhor correr pro backup e troca... já é a segunda ou terceira troca sem morrer ainda... antigamente usava um só... hoje é um pro sistema e outro pros arquivos....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...