Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Estou tendo problemas para fazer overclock pela BIOS da minha placa-mãe. Nenhuma opção de alterar tensão, clock está disponível. As opções estão lá, mas não consigo mudar nada.

Minha configuração: 

placa-mãe: b450 Aorus M

Memórias: 2x8gb Ballistix 3200mhz

Processador: Ryzen 5 Pro 4650 G

SSD: XPG SX6000 Pro

Fonte: Cooler Master G500 80 plus gold

Importante citar que a versão da BIOS é a última disponível para minha placa: F63d

Eu consegui ativar o XMP das memórias para as mesmas funcionarem a 3200mhz e CL16, mas só.

Meu intuito seria colocar as memórias a 3600mhz, já que elas suportam; aumentar o clock do gráfico integrado para ter mais desempenho e colocar o processador a 4.2ghz, que é boost máximo dele.

Porém, como eu disse, não consigo alterar nada. Entro na BIOS certinho, navego, mas quase nada relacionado a overclock consigo mudar. Será que é algum bloqueio de segurança? Ou limitação da minha placa-mãe?

A maioria dos vídeos que vi no youtube o pessoal consegue fazer normalmente.

Quem puder me ajudar, eu agradeço!

Postado

@João Victor Alberto Você alterou alguma opção de AUTO antes de mudar?

Dependendo da BIOS você tem que dar dois clicks em cima do valor que quer alterar ou ainda pode ser que tenha que utilizar do + e - do teclado.

Imagens ajudariam a te ajudar.

Postado

@João Victor Alberto Olá.

Overclock de memória leva tempo, muita tetativa e erro. Eu não recomendo no seu caso, suas memórias já estão em uma velocidade OK.

3200 MHz para 3600 MHz é pouca diferença no desempenho da Vega do seu Ryzen. E 3600 MHz tem problema de estabilidade em alguns Ryzen...o seu 4650G no caso o máximo oficialmente é 3200 MHz. Provavelmente iria funcionar, mas leva tempo até ajustar timings e tensões. Exige um certo conhecimento também.

Overclock de processador pode ser mais complicado. VaI precisar de um cooler que segure, porque o box não segura overclock mais alto.

Se a ideia é melhorar o desempenho em jogos talvez poderia fazer over na Vega somente, no gráfico integrado. 

• Curtir 1
Postado

@João Victor Alberto O fato de ter sido atualizada pela Terabyte não muda o funcionamento da BIOS.

O overclock de memória deve ser feito em M.I.T. Em "Opções Avançadas de Memória" e em "Opções de Tensão Avançadas" - nesse ultimo só a tensão.

E antes de conseguir mexer no clock e latência, existe uma opção que se estiver marcada como AUTO, vai travar mesmo a possibilidade de mexer no menu.

Postado

@João Victor Alberto Se você postar uma foto da página de Opções Avançadas de Memória, eu posso te dizer. Agora, de cor eu não sei te dizer qual opção é essa, só que ela está no topo da página.

Postado

@RS Faria É meio bloqueado... Ryzen Master e outros programas de overclock não funcionam. Mas overclock pela BIOS funciona perfeitamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!