Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo Ligar o PC pela Alexa com sistema WOL(Wake On Lan)


Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Bom dia, boa tarde, boa noite.

Recentemente comprei roteadores mesh (Deco M5), quando fui instalar eles, eu resetei o roteador que eu já tinha e criei uma rede wi-fi nova, a mesma rede em todos os roteadores, inclusive eu tinha deixado a rede 5Ghz junto com a 2.4Ghz, uma rede só com o mesmo nome, pois todos os roteadores tinham a opção de mudar as redes por conta própria para aquela que estivesse melhor no momento, mas quando eu fiz isso, minhas echo dots e outros dispositivos conectados no wi-fi, começaram a dar problema, ficando lentos ou as vezes nem conseguindo conectar, as echo dots por exemplo, ficaram com muita dificuldade de se manterem conectadas, mas eu separei as redes e parece que ficou normal novamente, mas eu estou enfrentando outro problema agora, eu ligava meu PC pela Alexa, com o sistema WOL(Wake On Lan), quando eu não tinha resetado o roteador e alterado o nome da rede, funcionava perfeitamente, conseguia ligar o PC pela Alexa normal, mas depois que eu configurei os roteadores novos, e resetei o que eu já tinha, o comando de ligar o PC parou de funcionar, já tentei fazer muita coisa, já vi vários vídeos, já li artigos, mas não consegui resolver meu problema, eu suspeito que possa ser alguma coisa que eu fiz errado com a rede, pois antes estava normal, e é a única coisa que eu mudei.
Vi em um vídeo que não é possível ligar o PC por esse sistema WOL mais, pois ele liga pela placa de rede, e com os drivers novos, as placas de rede não ficam mais ligadas quando o PC esta desligado, mas o driver de rede do meu PC continua o mesmo de antes dos roteadores novos, pelo menos eu acho. Disseram que agora só é possível "ligar" o PC se ele estiver Suspenso, mas eu sei que não, pois muita gente liga ele dessa maneira, inclusive eu a pouco tempo atrás. Mas no meu caso, nem se ele estiver suspenso eu consigo, eu testei e não deu certo, está tudo normal no app da Alexa, ela acha o dispositivo normalmente, mas quando dou o comando, ela só diz "Tudo bem" e nada acontece.

Como eu disse, eu suspeito que seja alguma coisa a ver com a rede, se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, Frenser disse:

Vi em um vídeo que não é possível ligar o PC por esse sistema WOL mais, pois ele liga pela placa de rede, e com os drivers novos, as placas de rede não ficam mais ligadas quando o PC esta desligado

 

Não é verdade.

 

Algumas placas novas não apresentam esse recursos, como antes era assim. Umas poucas e das mais baratas, me lembro de uma da Intelbras de 2020 cujo driver não oferece isso.

 

No geral isso está disponível, Em muitos equipamentos novos isso apenas não é habilitado por padrão. E essa é uma das poucas razões de alguém precisar entrar naquelas tais "configurações avançadas do adaptador de rede" no sistema. 

 

Se já funcionava veja o que acontece na rede com pacotes via UDP na porta 9. É o padrão de WOL.

 

Hoje em dia muita gene enterra isso ao ligar roteadores em cascata pela porta WAN sem entender as implicações: funciona em um ponto da rede e em outro não. Ou  nem funciona. É o mesmo caso com lampadaas e tomadas smart. 

 

Siga o caminho dos pacotes. Instale algo que gere esses pacotes e envie para o PC fora do ambiente de automação. Pode ser algo simples e grátis como o programa Teamviewer que tem como gerar esses pacotes na LAN.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/08/2022 às 01:56, arfneto disse:

 

Não é verdade.

 

Algumas placas novas não apresentam esse recursos, como antes era assim. Umas poucas e das mais baratas, me lembro de uma da Intelbras de 2020 cujo driver não oferece isso.

 

No geral isso está disponível, Em muitos equipamentos novos isso apenas não é habilitado por padrão. E essa é uma das poucas razões de alguém precisar entrar naquelas tais "configurações avançadas do adaptador de rede" no sistema. 

 

Se já funcionava veja o que acontece na rede com pacotes via UDP na porta 9. É o padrão de WOL.

 

Hoje em dia muita gene enterra isso ao ligar roteadores em cascata pela porta WAN sem entender as implicações: funciona em um ponto da rede e em outro não. Ou  nem funciona. É o mesmo caso com lampadaas e tomadas smart. 

 

Siga o caminho dos pacotes. Instale algo que gere esses pacotes e envie para o PC fora do ambiente de automação. Pode ser algo simples e grátis como o programa Teamviewer que tem como gerar esses pacotes na LAN.

Cara, muito obrigado pela ajuda, deu certo.

Ajudou demais 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Frenser poderia me auxiliar em como configurar?

Quando clico p configurar o Wake on Lan no TeamViewer ele me dá opção:

- Sem Wake on lan

- Outro TeamViewer em sua rede local

- Endereço publico

 

Gostaria de conseguir fazer ligar o meu pc via alexa também.

Ja ativei via BIOS, ja ativei via adaptador de rede, ja desativei a configuração na economia de energia e não tive exito.

 

Uma ultima coisa é que o pc esta conectado a um roteador com 2.4ghz, não sei se pode ser isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto li o guia do teamviewer sim, e li o que voce citou tambem.

o que eu entendi foi que com o TeamViewer instalado eu consigo liberar a porta 9 do UDP possibilitando eu ligar o pc com a alexa mesmo o pc estando desligado.

A diferença entre o meu caso e do amigo do post é que o meu nunca funcionou seguindo inúmeros tutoriais, e eu citei sobre o roteador pois minha rede esta da seguinte maneira:

Roteador principal onde recebe a fibra e um cabo cat5e conectado a outro roteador antigo onde está plugado o cabo de rede do pc. Fiquei pensando que poderia ser algo neste outro ponto de acesso, que da acesso ao pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, LucasPereba disse:

o que eu entendi foi que com o TeamViewer instalado eu consigo liberar a porta 9 do UDP possibilitando eu ligar o pc com a alexa mesmo o pc estando desligado.

A diferença entre o meu caso e do amigo do post é que o meu nunca funcionou seguindo inúmeros tutoriais, e eu citei sobre o roteador pois minha rede esta da seguinte maneira:

Roteador principal onde recebe a fibra e um cabo cat5e conectado a outro roteador antigo onde está plugado o cabo de rede do pc. Fiquei pensando que poderia ser algo neste outro ponto de acesso, que da acesso ao pc.

 

Nada tem a ver o TeamViewer com isso. Esse é um programa de acesso remoto. Só citei o guia porque é uma boa documentação em português.

 

TemViewer usa WOL porque é muito muito conveniente poder ligar o computador no meio da noite num escritório através de um telefone ou um script e acessar remotamente, rodar diagnósticos, backup na rede e desligar depois. Bem mais que poder ligar o computador com um assistente virtual que est;a no mesmo lugar que a gente e o botão de ligar.

 

Não teria ligado o segundo roteador via porta WAN dele no outro teria? NUNCA deve fazer isso, mas é muito comum. Não se trata de "liberar portas" mas sim de encaminhar o tráfego para a porta certa. E se usa roteadores ligados (errado) via WAN deve cascatear todo encaminhamento, ou nada vai chegar lá na ponta onde está o PC.

 

E não precisa ser a porta 9, pode ser qualquer uma, desde que chegue lá, ou não poderia ligar mais de um computador por rede. Esse protocolo WOL tem 40 anos e foi criado com um propósito sério, mas numa época em que a LAN era outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2023 às 09:07, arfneto disse:

 

Nada tem a ver o TeamViewer com isso. Esse é um programa de acesso remoto. Só citei o guia porque é uma boa documentação em português.

 

TemViewer usa WOL porque é muito muito conveniente poder ligar o computador no meio da noite num escritório através de um telefone ou um script e acessar remotamente, rodar diagnósticos, backup na rede e desligar depois. Bem mais que poder ligar o computador com um assistente virtual que est;a no mesmo lugar que a gente e o botão de ligar.

 

Não teria ligado o segundo roteador via porta WAN dele no outro teria? NUNCA deve fazer isso, mas é muito comum. Não se trata de "liberar portas" mas sim de encaminhar o tráfego para a porta certa. E se usa roteadores ligados (errado) via WAN deve cascatear todo encaminhamento, ou nada vai chegar lá na ponta onde está o PC.

 

E não precisa ser a porta 9, pode ser qualquer uma, desde que chegue lá, ou não poderia ligar mais de um computador por rede. Esse protocolo WOL tem 40 anos e foi criado com um propósito sério, mas numa época em que a LAN era outra coisa.


Utilizei sua dica para trocar o access point para a porta LAN e deu certo! porém como o roteador é antigo (ou não consegui configurar corretamente), quando faço a troca de WAN para LAN a internet no pc fica lenta e o Wifi não transmite internet (é possível conectar porém não é possível navegar), mas isto não cabe a este topico.

Obrigado @arfneto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LucasPereba disse:

porém como o roteador é antigo (ou não consegui configurar corretamente), quando faço a troca de WAN para LAN a internet no pc fica lenta e o Wifi não transmite internet

 

Tem algo bem errado com o que fez. Na verdade fica mais rápido e não mais lento. Expliquei as razões e mostrei uns números e desenhos e roteiros aqui, mas parei de repetir.

Eis alguns tópicos que pode ler (são sobre o mesmo tema): 

 

Alguns números 

 

Outro caso

 

detalhes aqui

 

 

exemplo

 

 

resumo 

 

Nunca conecte roteadores secundários via porta WAN. Isso cria outras redes IP e segmenta o tráfego. A primeira rede não vê as outras. As outras veêm a primeira apenas porque nela é que está o gateway padrão dos roteadores. Fora isso quase nada funciona mais direito.

Incorre em múltiplo NAT e pode perder metade da banda nas redes que não a primeira só por causa disso.

Nada vai funcionar direito com dispositivos que não estejam na mesma rede IP. Isso inclui espelhamento de tela de celulares, compartilhamento de arquivos, impressoras wifi, lâmpadas e acessórios smart  e outras coisas.

Encaminhamento de portas tem que ser repetido em TODAS as redes secundárias. Broadcast de rede não passa pelos roteadores e assim coisas como Wake-on-LAN não vão funcionar.

Desconexão temporárias por alguns segundos  acontecem quase sempre devido aos intervalos de lease de DHCP.

Acesso remoto é um pesadelo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!