Ir ao conteúdo

Transplante de HD para outro computador

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Estou prestes a montar um novo computador com um SSD que ainda não comprei, mas enquanto isso não acontece terei que continuar usando o meu atual disco rígido. Uma vez que não desejo formatá-lo, quais medidas eu poderia tomar relacionadas a compatibilidade de drivers com uma nova placa-mãe pra evitar que o sistema seja corrompido e dê ruim? 

Postado
agora, Danylogn disse:

@GuilhermeGB Windows 8.1 pro

Aí é mais complicado. O Windows 10 detecta automaticamente quando você faz alterações grandes no seu hardware e otimiza o sistema para evitar incompatibilidade, versões mais antigos não fazem isso. Você pode até tentar desinstalar tudo que é driver que encontrar e instalar os drivers corretos depois, mas ainda existe a chance de coisas mais profundas dentro do sistema estarem enraizadas com o hardware antigo. Mesmo o Windows 10 tendo essa opção, o mais recomendável é sempre formatar.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Interessante a informação. Como eu poderia fazer então essa desinstalação dos drivers atuais para instalá-los depois? E também, o ideal seria eu simplesmente pegar o HD e tentar instalar pra ver no que dá antes de fazer qualquer coisa? 
Desde já agradeço a ajuda

Postado
agora, Danylogn disse:

@GuilhermeGB Interessante a informação. Como eu poderia fazer então essa desinstalação dos drivers atuais para instalá-los depois? E também, o ideal seria eu simplesmente pegar o HD e tentar instalar antes de fazer qualquer coisa? 
Desde já agradeço a ajuda

Em relação a driver, eles podem ser desinstalados via Painel de Controle. Os drivers básicos das placas-mãe que costumam mudar são de chipset, áudio integrado e rede integrada, mas podem existir outros aí, como controladores USB, controladores SATA, etc., você precisará descobrir quais drivers estão instalados e remover. Não sei se você usa vídeo integrado também, mas se usar, é outro driver para desinstalar. Mas eu não garanto pra você que apenas desinstalando os drivers o sistema vai rodar de forma estável no novo hardware.

• Solução
Postado

Antes de mais nada, vá no site da nova placa-mãe, placa de vídeo... e baixe os drivers para o Win 8.1 - se existirem, já que o prazo de suporte terminou a tempos, e extraia para uma pasta na raiz do c:\ do HD.

Depois tente fazer a desinstalação de drivers sugerida no Modo de Segurança do Windows, pois os drivers não estarão em uso.

Quando colocar o HD novo computador, tenha em mão o disco do Win 8.1 pois pode ser solicitado.

E tenha em mente que a chance do Windows dar zica e não carregar é expressiva. :crazy: :cry:

Pode ser que seja mais pratico baixar uma distro live do Linux e colocar num pendrive para ir usando o PC enquanto não chega o SSD.

Gosto do Zorin OS Core ou Lite, que tem uma interface com uso similar a do Windows, sem tentar ser imitação.

Postado

@GuilhermeGB Obrigado a você e o outro camarada pelas dicas. Decidi no fim colocar o HD com tudo e não é que deu certo? O Windows 8.1 tem aparentemente a opção de se adaptar a novos hardwares também 

(Levando em conta que o socket era o mesmo apesar de tudo) 

As vezes o mais simples é certo mas a gente se complica

Postado

@Danylogn bom, eu não disse que o Windows não funcionaria se você simplesmente trocasse o HD sem mudar nada. Funcionar funciona, mas existe risco de uma hora ou outra dar algum conflito entre hardware e software. A questão que eu disse sobre o Windows 10 é que quando eu fiz um teste aqui, o Windows literalmente mostrou uma tela antes do sistema iniciar dizendo que estava se adaptando ao novo hardware, eu estava saindo de uma configuração com Core i5 3470 para Ryzen 5 3600. Mas mesmo assim eu decidi fazer a formatação por questão de segurança.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...