Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos, estou montando um orçamento para um computador novo, fazem 8 anos desde que montei o ultimo e estou meio desatualizado do mundo de hardwares.

Vi alguns vídeos e li alguns tópicos aqui do fórum e cheguei a seguinte configuração.

TUF GAMING B550-PLUS

AMD Ryzen 5 5600X

Noctua NH-D15 SE-AM4

2x16GB DDR4 (3600mhz ou 4200mhz)

RTX 3080 12gb Galax

1tb SSD Gigabyte Aorus gen4

Fonte XPG 850W

Gabinete Gamer Rise Mode Z03

Minha duvida está em relação a memória, minha mãe esta vindo de Portugal para o Brasil, olhando por lá a diferença do preço da DDR4 3600mhz e 4200mhz é menos de 10 euros, mas tenho duvidas se a placa-mãe aguenta a memória, porque está escrito na descrição "4200(OC)", isso significa que eu precisaria de uma memória com barramento menor e poderia fazer overclock até 4200mhz? Não entendi muito bem.

Em relação a fonte, achei um site que calcula a tensão recomendada, e falou entre 800-899W, o que vocês acham? essa fonte da XPG é o suficiente?

Caso tenham alguma sugestão de melhoria para a config, talvez algumas mudanças que possam deixar mais barato sem perder muita performance, agradeceria muito. 

Abraços.

Postado
9 minutos atrás, Lawthos disse:

Minha duvida está em relação a memória, minha mãe esta vindo de Portugal para o Brasil, olhando por lá a diferença do preço da DDR4 3600mhz e 4200mhz é menos de 10 euros, mas tenho duvidas se a placa-mãe aguenta a memória, porque está escrito na descrição "4200(OC)", isso significa que eu precisaria de uma memória com barramento menor e poderia fazer overclock até 4200mhz? Não entendi muito bem.

Qualquer frequência acima de 3200MHz a placa-mãe colocará como "OC", pois a controladora dos processadores Ryzen é feita para rodar no padrão até 3200MHz, mas você pode atingir valores maiores através de overclock.

Hoje em dia a forma mais fácil de overclock é via XMP, pois ele já vem gravado no chip da própria memória e é um overclock testado de fábrica. Todas essas memórias com frequências altas só chegam a essas especificações quando você ativa o XMP, caso contrário ela rodará em valores seguros em termos de compatibilidade, isso é, entre 2133-2666MHz (depende da memória).

3600MHz é um valor praticamente garantido para um Ryzen 5000, pois até meu Ryzen 5 3600 roda de boa em 3600MHz via XMP. Mas não existe muita informação por aí sobre a compatibilidade com memórias de 4000MHz ou mais, pois elas costumam custar muito mais que memórias comuns de 3200-3600MHz, e os ganhos de desempenho são quase insignificantes para quem não usa vídeo integrado. É bem provável que um Ryzen 5000 consiga rodar 4200MHz tranquilamente, só não posso dar garantia pois é algo que poucas pessoas usam, e se tratando de overclock precisa ter sorte.

15 minutos atrás, Lawthos disse:

Em relação a fonte, achei um site que calcula a tensão recomendada, e falou entre 800-899W, o que vocês acham? essa fonte da XPG é o suficiente?

Os sites calculadores sempre jogam uma margem de segurança nesses cálculos. Sua placa de vídeo vai consumir por volta dos 350W, o restante do PC mal vai consumir 100W, mas vamos colocar 150W de folga. O resultado total é 500W, então uma fonte de 750W já atende com bastante folga.

Agora com relação a XPG, qual modelo seria, uma Core Reactor? Se sim, essa é uma fonte de alta nível, está entre as melhores fontes do mercado, não precisa se preocupar.

18 minutos atrás, Lawthos disse:

Caso tenham alguma sugestão de melhoria para a config, talvez algumas mudanças que possam deixar mais barato sem perder muita performance, agradeceria muito. 

O Ryzen 5 5600 tem o mesmo desempenho do 5600X e custa mais barato. O 5600 é só uma nova revisão do 5600X com corte de custos, não está fazendo muito sentido pegar o 5600X mais.

Outro conselho que te dou é deixar a RTX 3080 de lado e ir numa placa um pouco mais simples, a linha RTX 4000 está pra sair e NVIDIA está preparando corte de preço nas próximas semanas para a linha RTX 3000 (deve demorar um pouco mais pra chegar até o Brasil), você vai acabar perdendo muito dinheiro nessa compra.

Postado

Significa que sua placa-mãe suporta overclock ate 4200Mhz. Então em teoria, ela deve aceitar essa memória de 4200Mhz só que não podendo fazer overclock.

Postado

@Lawthos Boa noite.

Não vejo necessidade de você gastar essa grana com um Aircooler Noctua.
Pegue um DeepCool Gammax 400 V2 ou um Cooler Master Hyper H412R, vão te atender tranquilamente.

Não vejo uma relação custo-benefício nesse SSD.
Veja essas opções: XPG S70 1TB, SSD WD Black SN850 1TB, Samsung 980 PRO Series 1TB

Lembrando que são só sugestões. Se te faz feliz e você está disposto a gastar, siga em frente com suas escolhas.

Sugiro que dê uma olhada no gabinete Aeroocol Hive, é bem superior em qualidade em relação ao que você escolheu.
Fans: XPG Vento 120mm (tem opção sem led, e com led ARGB).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...