Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual contator utilizar para ligar e desligar ar condicionado e lâmpadas?


Posts recomendados

Olá, saudações a todos.

Alguém pode me auxiliar com uma dúvida, por favor?

Em uma rede de 127V, será ligado um interruptor wifi. Porém, ele tem um limite de corrente insuficiente para carga que será ligada nele. Um colega aqui do fórum deu uma ótima dica, usar um contator que será acionado pelo interruptor wifi, para que a corrente não esteja limitada ao valor do interruptor.

No contator, será ligado um auto transformador de 5kVA para elevar a tensão para 220V, e nesse transformador um ar condicionado de 740W (1138,46VA), além de, no mesmo transformador, um conjunto de lâmpadas com reatores que dão 1600W (2461,53VA). A intenção é desligar tudo e ligar tudo ao mesmo tempo, remotamente, através do interruptor wifi. 

Qual o contator adequado? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@martigej, muito obrigado meu caro. 

Irei conferir o catálogo.

Agradeço por sua ajuda.

Eu encontrei um contator monofásico 110V 2 pólos 25A com dois contatos NA da marca Tomzn. Isso seria 2,75kW, correto? Sei que me recomendou 3kW, mas este que citei daria conta?

Desenhei um esquema de ligação, funcionaria assim?

Obrigado.

esquema interrutor contator.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para não trabalhar tanto no limite do contator, pensei em retirar uma das lâmpadas do contator, diminuindo a carga que junto do ar, mais três lâmpadas fica em 1940W.

A outra lâmpada pode ser ligada em um secundário de um segundo auto transformador menor, de 1010VA, que será ligado no out do interruptor wifi.

Pensei em ligar em dois circuitos independentes, para não ultrapassar o limite de 10A. Mas isso é realmente necessário?

Assim funcionaria melhor? Obrigado. 

esquema interruptor 2 trafos.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!