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Tela azul intermitente no Windows 10 após upgrade


Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

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No início do mês passado, fiz a compra de 3 peças para o meu computador, uma placa-mãe, um processador e duas memórias RAM. Alguns dias depois de fazer o upgrade no meu computador, começou a dar tela azul no momento de inicialização do Windows. O problema é que essa tela azul tem o costume de acontecer apenas uma vez no dia, pelo que notei, ela só acontece se o computador ficar algumas horas desligado, como por exemplo, o período em que desligo o PC e vou dormir, e depois na hora de ligar quando acordo pela manhã. Hoje por exemplo, liguei o computador quando acordei pela manhã, deu a tela azul e o computador desligou automaticamente. Liguei ele novamente, e entrou no Windows normalmente. Desliguei o computador e deixei alguns minutos desligado, e quando liguei, ligou normalmente também.

 

Minhas configurações são:

placa-mãe ASUS Prime H510M-E, Intel LGA 1200 (está na garantia)
2x Memória Gamer Husky Gaming, 8GB, 2666Mhz, DDR4 (estão na garantia)
Processador Intel Core i5-10400, Cache 12MB, 2.9GHz (4.3GHz Max Turbo), LGA 1200 (está na garantia)
Placa de vídeo Zotac GeForce GTX 1060 Dual 6GB GDDR5X
Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze (está na garantia)
HD 1TB
SSD Kingston A400, 240GB

 

Alguém já teve o mesmo problema? Sugerem acionar a garantia de algum dos equipamentos novos? O que costuma dar essa tela azul se o computador ficar muito tempo desligado?

 

Lembrando que a tela azul é apenas no momento de inicializar o Windows, e como eu disse, normalmente apenas uma vez no dia, no período que o computador fica muito tempo desligado.

 

Já fiz o teste utilizando apenas o SSD no computador, e utilizando apenas o HD. Em ambas ocasiões a tela azul aconteceu. Também levei na assistência técnica e fizeram alguns testes, inclusive nas memórias e não encontraram problemas.

 

Um fato interessante é que do período de terça-feira (data em que levei o computador na assistência pela segunda vez), até a sexta-feira, não deu nenhuma tela azul. Peguei o computador na sexta, e não deu tela azul nem na sexta, nem no sábado. Porém, depois que eu instalei o Google Chrome, Discord, Steam e Epic Games no sábado (o computador não estava com nenhum programa instalado, pois na assistência foi feito a formatação), ligando o PC pela primeira vez na manhã do domingo (hoje), a tela azul aconteceu. Depois que reiniciou o computador, a tela azul não aconteceu no momento de inicialização, mas percebi que o sistema não havia iniciado normalmente, pois vi que ele estava travando um pouco, e então deu a tela azul, porém com outro erro. Mas então, reiniciei, e ligou normalmente, e estou utilizando normal. Em anexo está o print do BlueScreenView, das últimas 5 telas azuis.

BlueScreenView.jpeg

Postado

@Hertz_BR Provável problema com a memória. Mesmo se uma memória não apresentar problemas físicos, dependendo da configuração elas ficam instáveis. Por exemplo, as memórias da Killsre. ficam instaveis em dual channel com Intel de 10 ou 11ª geração mais funcionam normalmente em configurações mais antigas ou AMD.

 

Poderia tentar ir na BIOS e dar um Optimized Defaults (f9 em algumas placas-mãe). Ou verificar se o problema ocorre com apenas uma memória conectada.

Postado

@Gui GC Irei fazer o teste, acabei de dar o Optimized Defaults na BIOS. Mas como eu disse, a tela azul só acontece se o computador ficar muito tempo desligado. Então, amanhã eu volto dizendo se funcionou ou não. Obrigado pela dica!

  • Solução
Postado
49 minutos atrás, Hertz_BR disse:

e duas memórias RAM

 

memórias ram, mesmo novas saindo da caixa, podem vir com defeitos de fabrica

 

logo, o ideal tb seria você fazer um teste desses pentes de forma isolada pra ver se eles estão integros.. se estiverem com defeitos, é a origem do problema.. eu sempre faco isso porque eu ja tive problemas 2x com memórias novas saindo da caixa, todas com defeito q tive q trocar..

 

então, mesmo sendo itens novos, memórias tem essa particularidade.. e pela quantidade de erros aleatorios dados, eu apostaria nisso

 

teste com o memtest

https://www.memtest86.com/

  • Curtir 1
Postado
Em 21/08/2022 às 11:07, Gui GC disse:

@Hertz_BR Provável problema com a memória. Mesmo se uma memória não apresentar problemas físicos, dependendo da configuração elas ficam instáveis. Por exemplo, as memórias da Killsre. ficam instaveis em dual channel com Intel de 10 ou 11ª geração mais funcionam normalmente em configurações mais antigas ou AMD.

 

Poderia tentar ir na BIOS e dar um Optimized Defaults (f9 em algumas placas-mãe). Ou verificar se o problema ocorre com apenas uma memória conectada.

 

Em 21/08/2022 às 11:53, rodrigo.dcvieira disse:

 

memórias ram, mesmo novas saindo da caixa, podem vir com defeitos de fabrica

 

logo, o ideal tb seria você fazer um teste desses pentes de forma isolada pra ver se eles estão integros.. se estiverem com defeitos, é a origem do problema.. eu sempre faco isso porque eu ja tive problemas 2x com memórias novas saindo da caixa, todas com defeito q tive q trocar..

 

então, mesmo sendo itens novos, memórias tem essa particularidade.. e pela quantidade de erros aleatorios dados, eu apostaria nisso

 

teste com o memtest

https://www.memtest86.com/

Agradeço novamente pela dica! O problema aparentemente é uma das memórias! Dei o Optimized na BIOS na segunda-feira, porém não resolveu. Deixei apenas uma memória na terça e deu tela azul, depois deixei apenas a outra memória ontem e não deu tela azul, hoje coloquei novamente a memória que havia dado tela azul para testar, e realmente, deu tela azul novamente! Então ao que tudo indica, o problema está em uma das memórias. Obrigado por ajudarem!

Postado
5 horas atrás, Hertz_BR disse:

Agradeço novamente pela dica! O problema aparentemente é uma das memórias! Dei o Optimized na BIOS na segunda-feira, porém não resolveu. Deixei apenas uma memória na terça e deu tela azul, depois deixei apenas a outra memória ontem e não deu tela azul, hoje coloquei novamente a memória que havia dado tela azul para testar, e realmente, deu tela azul novamente! Então ao que tudo indica, o problema está em uma das memórias. Obrigado por ajudarem!

 

pois é, mas você fez o teste com o memtest? porque ele vai de fato indicar se as memórias possuem defeito ou não..

 

mas aparentemente deve ser, esses erros aleatorios sempre apontam na maioria das vezes para memórias com algum problema!.. é tiro e queda

Postado
19 minutos atrás, Hertz_BR disse:

@rodrigo.dcvieira Acredito que sim, vou acionar a garantia, e continuar fazendo o uso do computador utilizando apenas uma memória pra ver se a tela azul volta, até que troquem a outra memória.

 

mas se por acaso for kit, muito provavelmente vão pedir q você devolva o kit inteiro... pelo menos com as minhas 2x8 da corsair q comprei na kabum foi assim.. tive q ficar sem pc por umas 2 semanas ate o processo de rma ser feito e eu receber um kit novo

Postado

@rodrigo.dcvieira Obrigado pela informação. Já abri um protocolo de garantia sobre a memória, estou aguardando responderem. Um fato interessante é que não deixam solicitar a garantia da placa-mãe, que é da ASUS, caso eu necessite, teria que entrar em contato com a própria fabricante, e não a Kabum.

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