Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos. Pela completa exaustão de tentar revivê-lo ao levar para conserto e tentar consertá-lo por conta própria, me submeto as dicas e conhecimentos de todos vocês.

Venho sofrendo com problemas nesse meu computador já faz muito tempo. Ele teve problemas de desligamento (com o famoso liga-desliga em looping) e da perda de vídeo. Já o levei para conserto diversas vezes, e dessas vezes um problema foi resolvido: o desligamento. Contudo, acabou sobrando o mais frustrante de todos os problemas: a perda de vídeo e a desinstalação do driver de vídeo (que acontecia sozinha). Ou seja, meu PC funcionava por uns 5 minutos, quando do nada parava de dar vídeo, mas permanecia ligado e com os componentes do PC rodando normalmente. Eu reiniciava o PC e voltava sem driver de vídeo. Com isso, o PC não aguentava ficar nem pelo menos dois minutos ligado que começava a não dar mais vídeo, e eu tinha de reiniciar e torcer pra ficar mais de 2 minutos ligado pra tentar reinstalar o driver (o que não adiantava de nada, pois o vídeo parava e voltava sem o driver de novo). As vezes o vídeo simplesmente parava na hora do BOOT: aparecia a logomarca da TUF e parava de dar vídeo.

Enfim, dois meses de sofrimento, e recentemente peguei ele no conserto. O PC foi submetido a uma bateria de testes, aos quais testaram as peças do meu PC separadamente, além de testá-lo com esse mesmo hardware por mais de 72 horas ligado. Resultado: me deram o diagnóstico de que a p*rra do driver que instalei não era compatível com essa ***** de placa de vídeo (nem preciso dizer que fiquei extremamente p*to, pois o que eu mais fiz foi testar drivers diferentes pra ver se dava em alguma coisa, e no fim, só dava em ***** mesmo). Depois de pegar o meu PC no conserto com a consciência de que o meu PC ainda estava com problema, eu não poderia estar mais certo...
-Cheguei em casa
-Montei o Setup
-Liguei o PC
-Tudo normal...
-3 minutos depois de ficar mexendo no Windows Explorer (pra ver que driver tinham instalado) a b*seta desse computador para de dar vídeo, sem mais nem menos.
   Tentei resolver baixando um driver diferente, até que... tcharam!! O PC não ligava mais, mas em compensação, dá uma mensagem pelo speaker, que é: 1 beep longo e 3 beeps curtos, e permanece até agora desse jeito. Isso foi ontem, e como já me encontro extremamente p*to e exausto, decidi receber a ajuda de vocês. Vou listar o meu Hardware para assim vocês terem uma melhor visão geral do que pode ser:

.i3 9100F
.H310m TUF Gaming
.8GB de RAM HyperX (4GB x 2 Pentes)

.RX 570 Sapphire
.CX 450

.SSD Kingston 480GB

.HDD Western Digital 320GB

OBS.: Meu PC tem dois anos de vida, todas as peças novas e compradas no ''Monte Seu PC" da Terabyte em Dezembro de 2019. Ou seja, tenho esse PC desde janeiro de 2020.

Peço humildemente a ajuda de todos vocês pra me ajudar a solucionar esse problema. Já não sei mais o que fazer, nem ao menos sei o que comprar. Ia comprar recentemente uma GTX 1650 em promoção pra substituir essa minha placa de vídeo (pois se o problema é no vídeo e no driver de vídeo, pode ser a minha RX 570 a fonte do problema). Mas, levando em conta que todos os componentes foram testados separadamente e estavam funcionando sem problema em outros computadores, me fez acreditar que o problema pode ser qualquer coisa: a placa-mãe, a fonte e, talvez, a memória RAM.

Bom, pessoal, é isso. Peço por favor que me ajudem, pois o que eu já tentei fazer nesse computador pra voltar a funcionar não tá escrito (DDU, limpar memórias e placa de vídeo com borracha branca, clear CMOS, etc). Por favor, estou desesperado.

Postado

@Nuqton Acredito que o problema realmente seja sua placa de vídeo. Alguns drivers da AMD são meio bugados mesmo.

Sua placa deve funcionar com alguma versão antiga do driver, mas pode ocorrer do Windows atualizar automaticamente e aí dar o problema.

Se algum amigo seu tiver placa da Nvidia, veja se consegue emprestada pra fazer os testes.

Postado

@Rafael Tuco sobre os drivers, eu já testei tudo o que pude de versões antigas da série 500 da minha rx. Fiz instalações limpas com a opção ''Drivers Only'' (isso passando o ddu pra tirar todos os resquícios de versões antigas), e mesmo assim o problema não resolveu. Baixei as versões recomendadas pelo CandidoN7 e também baixei a série pro da minha RX, que foi a versão 21.Q4 e 22.Q2, com ambas ocorreu o mesmo problema.
   Infelizmente não tenho nenhum parceiro que possa me ajudar com uma placa de vídeo. Mas irei verificar se na assistência onde levei tem como me disponibilizarem alguma placa da Nvidia para fazer testes, pois eu já não quero ver mais nenhuma placa AMD na minha frente.

@Rafael Tuco saberia me dizer se esses beeps podem ser mais algum problema além da placa de vídeo? e outra... acha que o problema possa ser também na placa-mãe (por causa dos drivers que se auto desinstalam).

@Rafael Tuco o que eu também acho estranho é o fato de que a minha placa de vídeo foi testada em outro computador e funcionou normalmente, como se nada tivesse acontecido.

Postado
17 minutos atrás, Nuqton disse:

@Rafael Tuco o que eu também acho estranho é o fato de que a minha placa de vídeo foi testada em outro computador e funcionou normalmente, como se nada tivesse acontecido.

Muito estranho mesmo.
De repente pode ser a BIOS da sua placa-mãe.

Tente atualiza-la pra ver se dá certo. Às vezes é só incompatibilidade da BIOS com a VGA.

Postado
34 minutos atrás, Rafael Tuco disse:
35 minutos atrás, Rafael Tuco disse:

Muito estranho mesmo.
De repente pode ser a BIOS da sua placa-mãe.

Tente atualiza-la pra ver se dá certo. Às vezes é só incompatibilidade da BIOS com a VGA.

Hm... interessante. Mas o problema é que meu PC não tá inicializando mais, só dá esses beeps e fica rodando sem mostrar o vídeo. Vou ver se posso fazer alguma coisa pra pelo menos dar vídeo na tela da BIOS.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Sei que já é bastante tarde pra informar isto, mas preciso comentar pra poder fechar o tópico e, quem sabe, poder iluminar o problema de alguém com uma realidade semelhante a minha.

Primeiramente, agradeço de coração a você, @Rafael Tuco por me ouvir, aconselhar e, é claro, disponibilizar o seu sagrado tempo para poder ajudar um bobalhão como eu. Agradeço imensamente a você (caso esteja lendo agora).

Segundamente, vamos ao ponto chave. Realmente, pessoal, o problema apresentado no meu computador foi de fato a minha placa de vídeo. Chutei que poderia ser a BIOS, incompatibilidade da minha placa de vídeo com a placa-mãe, ou seja lá quais as outras coisas que duvidei nessa torturante fase de manutenção do meu computador. Levei uma última vez para o técnico, insisti e insisti para eles checarem aquela placa de vídeo tenebrosa pra finalmente dar o caso como encerrado... e não deu outra: o dono da assistência me atendeu e se apropriou dos contatos que tinha para poder estudar o meu caso. Após os testes, foi realmente identificado problemas físicos na minha placa de vídeo aos quais trouxeram essa bateria de problemas pra ela.

Vendo que o problema era o que eu já imaginava, aproveitei a deliciosa fase de promoções da Terabyte e comprei uma GTX 1650 (Agora só verei Nvidia em meu caminho, chega de AMD). Pluguei, liguei, baixei e joguei! Ou seja, o problema estava na minha cara esse tempo todo! Eu tinha conhecimento dele, mas ainda assim decidi evitar pra procurar outras soluções, e a solução definitiva é realmente a mais segura e universal de todas: trocar o antigo pelo novo, "pois nós precisamos todos rejuvenescer" -- citando Belchior num fórum de Informática, que desprezível.

Caso você, leitor, esteja com um problema semelhante ao que vivenciei acima, não se preocupe, amigo, o seu problema é realmente a placa de vídeo. Claro, pode ser outras coisas num amaranhado, pois nada no mundo é definitivo (nem mesmo nos nossos hardwares), mas eu sugiro que você pela menos tenha uma desconfiança para pensar na possibilidade de trocar, testar ou até mesmo consertar a sua placa de vídeo. Espero que com esse tópico do fórum você tenha conseguido achar o seu problema, senão, sinto muito fazê-lo perder tempo com esses relatos.

Moderadores, @Ferox Graxaim, @Mathiew, @Mr. Caio Augusto, podem fechar o tópico.

Obrigado...

• Curtir 1
Postado

@Nuqton Por essas e outras que eu prefiro o "lado verde" da força... rsrs 

Todas as placas que tive até hj foram da NVidia e nunca tive problemas. Mas que bom que agora está tudo funcionando. 

Te agradeço pelas palavras. Estamos aqui pra tentar ajudar. Esse é o objetivo principal do Fórum.

Abraço!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...