Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou a uns 2, 3 anos aguardando para comprar um PC. Agora que algumas peças estão mais fáceis para encontrar talvez seja uma boa hora... Acham que vale a pena?

Queria comprar um PC para jogos e trabalhar (sou desenvolvedor de software). Queria também me arriscar e brincar com a Unity para testar a criação / estudo de games.

Queria tentar ficar num valor até R$8.000 mas posso passar um pouco. A única coisa que tenho é um teclado mecânico e um monitor Dell que uso para trabalhar.

As minhas dúvidas são:

1 - Sempre tive preconceito com a AMD mas vi em vários tópicos aqui que comparando os Ryzen com a geração 11 da intel em alguns casos são superiores. Daí pergunto, compensa ir de AMD ou melhor pegar um intel de geração 12?

2 - Vale a pena pegar um SSD menor e um HDD para storage pelo custo? Ou melhor pegar um SSD só de 512 / 1TB?

3 - Estou querendo pegar 2 x 16GB de memória, acham exagero?

Do mais, não tenho noção nenhuma de combinação de peças de hardware. Queria só pegar um PC que eu consiga fazer upgrades tranquilamente no futuro.

P.S.: Vi que tem uns tópicos parecidos até com o mesmo valor, mas como tinha algumas dúvidas específicas criei esse. Valeu!

Postado

1 - A 11ª geração da Intel foi um "tiro no pé", mas a 12ª geração nivelou algumas vantagens que a AMD tinha no desempenho, à exceção do Ryzen 7800X3D - o melhor processador atual para jogos.

No quesito de preço, nos modelos de entrada a atual escassez de placa-mãe no mercado faz com que um Ryzen 5600 + B550 seja mais caro que Intel 12400F + H610, tendo este útimo uma ligeira vantagem no desempenho. Pode-se argumentar que as duas placas mãe são de segmentos diferentes (médio x entrada), mas a B550 é o minimo requerido para o Ryzen ter PCI 4.0, disponível para o Intel nas placas mãe de entrada.

No segmento high end a AMD continua levando vantagem no preço (CPU+placa-mãe).

Uma rara  vantagem para a atual geração da Intel é que comprando placa-mãe da 12ª geração teoricamente poderá usar CPU da 13ª geração (se a Intel manter a palavra). Para os Ryzen AM4 - a ser lançado mês que vem; é preciso de nova placa-mãe.

2 - Se precisa economizar, comprar um HD de 1Tb para arquivos é opção, desde que seja para arquivos que não vão ser acessados constantemente.

3 - 32 Gb pode ser exagero para o usuário/jogador comum, mesmo para alguns jogos especifícos ter 32 GB já é o ideal, ex. Microsoft FS2020, DCS World com mapa Siria ou Falklands.... argumenta-se que para VR o ideal é 64 MB

Resta saber com o tipo de sofware de desenvolvimento que pretente usar.

Mas se precisar economizar vá com 2 x 8 GB, eventualmente aumenta ou troca.

Agora para definir qual o CPU ideal para você, consulte quem usa os programas de desenvolvimento que você quer trabalhar.

• Curtir 1
Postado

Entendi pessoal

Bom, eu trabalho desenvolvendo programas em java no SO linux, uso bastante docker para subir alguns serviços juntos como bancos mysql, kafka, rabbitmq, etc. Tenho 16gb no notebook hoje e as vezes ele pena um pouco.

A ideia é ter dual boot com linux e Windows para jogar e trabalhar.

Pensei em seguir com uma CPU Intel 12a geração, uma placa-mãe não tão de entrada, 32gb de memória e uma RTX 3060 ti.

Dessa forma, qual config / peças acham que cabe?

Postado
1 hora atrás, tiidle disse:

Entendi pessoal

Bom, eu trabalho desenvolvendo programas em java no SO linux, uso bastante docker para subir alguns serviços juntos como bancos mysql, kafka, rabbitmq, etc. Tenho 16gb no notebook hoje e as vezes ele pena um pouco.

A ideia é ter dual boot com linux e Windows para jogar e trabalhar.

Pensei em seguir com uma CPU Intel 12a geração, uma placa-mãe não tão de entrada, 32gb de memória e uma RTX 3060 ti.

Dessa forma, qual config / peças acham que cabe?

Vai ter que ultrapassar um pouco o valor de R$8.000 pra montar um PC do jeito que você procura:

Core i5 12600K - R$2.000

MSI PRO B660M-A - R$870

Corsair 2x16GB DDR4 3600MHz - R$800

XPG Core Reactor 750W - R$670

XPG S70 Blade 512GB - R$520

ZOTAC RTX 3060 Ti - R$3.000

Gabinte Montech X3 Mesh - R$320

Total: R$8.180

Eu coloquei esse SSD de 512GB porque é um modelo PCI-E 4.0 bem rápido e com maior durabilidade. Você pode trocar por um modelo básico de 1TB se sua prioridade é espaço:

Kingston NV1 1TB - R$570

Mas você também tem a opção de adicionar um segundo SSD depois, pois a placa-mãe tem dois slots M.2 com suporte até PCI-E 4.0 nos dois, mas o segundo SSD pode ser mais lento se você preferir.

Postado

@GuilhermeGB Valeu pelas dicas aí!

Sobre o SSD, a durabilidade em média é muito menor que os HDs normais? Tenho alguns amigos que os SSDs deles morreram com pouco tempo de uso. Tipo teve caso até de alguns meses. Não sei os modelos certinho, mas daí fiquei preocupado com isso. Não que armazenamento seja muito crítico pra mim, procuro deixar coisas importantes na nuvem mas se durar tão pouco assim pelo valor é cruel heim rs

Outra dúvida: Não preciso pegar um air cooler nesse caso?

Postado

@tiidle a chance de dar problema sempre existe, mas você pode reduzir comprando modelos de maior qualidade, como esse modelo da XPG que eu recomendei. Ele também tem 5 anos de garantia, claro que isso não protege seus dados importantes, mas você não vai ficar na mão, pelo menos.

SSDs mais antigos eram mais suscetíveis a dar problema, mas conforme a tecnologia vai evoluindo, isso vai melhorando também. É por isso que eu não recomendo aqueles SSDs super básicos, como o Kingston A400, foi um dos primeiros SSDs baratos que apareceram anos atrás e continua sendo vendido até hoje. Se tecnologia barata de hoje já não é tão boa, imagina de anos atrás. É comum você ver gente por aí com esse modelo morrendo de uma hora pra outra.

Postado

Entendi!

Malz o monte de pergunta mas é que sou meio leigo em hardware kkk

Só pra ter uma ideia, é um salto muito grande se tentar ir com memórias DDR5?

Postado

Ah, nem tem tanta diferença assim e o valor fica bem mais caro!

E nessa config que você mandou, não preciso pegar um air cooler?

Postado

@tiidle ah sim, me esqueci do cooler. Você tem margem pra mais quanto no orçamento? Esse 12600K consome por volta de 125W em carga máxima em stock, isso é mais que um Ryzen 7 5800X. Acredito que um cooler mais simples como o Gammaxx 400 V2 vai conseguir segurar bem, mas você pode ter melhores resultados com um modelo mais robusto.

Postado

Ah dá pra subir um pouco mais. Quanto seria esse cooler mais robusto??

Só por curiosidade também, não que eu vá pegar agora: Tem alguns modelos legais de mouse e monitor pro futuro ai?

Sobre o monitor, eu estava pesquisando algum que você 100% compatível com o PS5 (HDMI 2.1 + 4k + 120Hz) só que não encontrei nenhum por aqui, só alguns bem salgados.

Postado
4 minutos atrás, tiidle disse:

Ah dá pra subir um pouco mais. Quanto seria esse cooler mais robusto??

Eu estava dando uma olhada nas opções compatíveis com LGA 1700, a situação é bem complicada, porque existem alguns modelos de cooler que em embalagens novas já vem com kit para funcionar no soquete, mas a descrição do produto na loja não mencionada nada, então é um tiro no escuro.

Se você tiver preferência por air cooler, tem o DeepCool AS500. No site da DeepCool diz que é compatível com LGA 1700, na descrição da Terabyte não fala nada, então teria que verificar com a loja:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19397/cooler-para-processador-deepcool-as500-argb-120mm-intel-amd-r-as500-bknlmn-g

Como opção de water cooler tem o Cooler Master Master Liquid 240L V2, mas é a mesma situação, precisaria verificar com a loja se ele já vem compatível na caixa.

https://www.kabum.com.br/produto/129350/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml240l-v2-240mm-mlw-d24m-a18pk-r2

34 minutos atrás, tiidle disse:

Só por curiosidade também, não que eu vá pegar agora: Tem alguns modelos legais de mouse e monitor pro futuro ai?

Não manjo de mouse, monitor também sei pouca coisa, mas até quanto quer pagar?

35 minutos atrás, tiidle disse:

Sobre o monitor, eu estava pesquisando algum que você 100% compatível com o PS5 (HDMI 2.1 + 4k + 120Hz) só que não encontrei nenhum por aqui, só alguns bem salgados.

Esse tipo de monitor é artigo de luxo por aqui, já não é algo tão popular fora do Brasil. Eu mesmo nunca vi monitor 4K 120Hz a venda, talvez porque está numa faixa de preço muito acima do que os que eu costumo olhar de vez em quando.

Postado
4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Não manjo de mouse, monitor também sei pouca coisa, mas até quanto quer pagar?

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Esse tipo de monitor é artigo de luxo por aqui, já não é algo tão popular fora do Brasil. Eu mesmo nunca vi monitor 4K 120Hz a venda, talvez porque está numa faixa de preço muito acima do que os que eu costumo olhar de vez em quando.

Então, vou deixar monitor quieto por enquanto.

O mouse vou dar uma xeretada nos posts e ver alguns que a galera indica aí..

Sobre o air cooler, caso não venha com o kit consigo comprar separado o kit para funcionar no soquete?

Postado
12 horas atrás, tiidle disse:

Sobre o air cooler, caso não venha com o kit consigo comprar separado o kit para funcionar no soquete?

Se você entrar em contato com o fabricante eles podem te enviar, a Cooler Mater diz no site que só cobra o valor do frete.

Postado

Existe alguma diferença de qualidade entre as placas de vídeos de diferentes fabricantes? Msi, Galax, Zotac, etc? Por que essa diferença, as vezes bem grande, no valor delas?

Esses dias tenho visto matérias falando que os valores das VGAs vão cair com o lançamentos das novas versões da Nvidia e Amd, será que vai mesmo?

• mês depois...
Postado

Pessoal, desculpe reviver o tópico mas queria fazer umas perguntas a mais se possível:

Compensa R$100 a mais nessa placa-mãe?

https://www.kabum.com.br/produto/357407/placa-mãe-msi-mag-b660m-bazooka-intel-LGA-1700-matx-DDR4-mag-b660m-bazooka-DDR4?gclid=CjwKCAjwsMGYBhAEEiwAGUXJaWLThGhM5cBRGWmYIaIlbheUSKsTAS96JwTmlYCrPrLK5R8ANNL99hoCfzkQAvD_BwE

Nas VGAs, tem alguns modelos RTX3060 TI, vale a troca? Por exemplo:

https://www.kabum.com.br/produto/376704/placa-de-vídeo-msi-nvidia-GeForce-RTX-3060-ti-twin-fan-oc-8gb-ram-gddr6-lhr-dlss-ray-tracing-912-v809-3879

Tem até pelo mesmo valor mas uma placa maior, compensa também ou nem? Eu pra falar a verdade não sei qual a diferença entre revendedores que justifiquem a diferença de preços num mesmo modelo (RTX3060 TI com mais de 1k de diferença...)

https://www.kabum.com.br/produto/207661/placa-de-vídeo-msi-nvidia-GeForce-RTX-3060-ti-ventus-3x-oc-8gb-lhr-dlss-ray-tracing

Por fim, vale o crime investir uma quirela a mais pra pegar uma RTX3070 ou não vale o crime?

https://www.kabum.com.br/produto/356937/placa-de-vídeo-msi-nvidia-GeForce-RTX-3070-gaming-z-trio-8g-8gb-gddr6-lhr-RGB-dlss-ray-tracing-GeForce-RTX-3070-gaming-z-trio-8g-lhr

Postado

A não ser pelo visual mais bonito com dissipadores maiores da MAG, parecem ser a mesma placa - mesmo layout do PCB; inclusive a PRO tem mais conexões de vídeo no painel traseiro, o que para 99,9% dos compradores não faz diferença nenhuma.

A MAG parece fazer parte de um kit customizado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!