Ir ao conteúdo

Estou recebendo apenas 100MBPS com plano de 200MBPS

Ir à solução Resolvido por EduardoFrota,

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema antigo de conexão, meu plano é 200MB e só estava recebendo 100MB pois minha placa-mãe antiga era 10/100!

Agora estou com a ASUS B450M Gaming/BR II e ela é 10/100/1000 Gigabit, porém ainda estou recebendo apenas 100MB, já alterei o Speed & Duplex para 1.0G e nada muda, o técnico da empresa que fornece a Internet esteve aqui e fez a troca do cabo, pois ele falou que o antigo não suportava, fez a troca para o cabo novo, CAT6 eu acho, e ainda continua com o mesmo problema, só recebo 100MB. Ele está teimando dizendo que a placa-mãe, que suporta só 100MB, e ele mesmo disse que não entende da parte de informática. 

Observação: O problema só ocorre no computador, transmissão via cabos. Via Wi-Fi no celular está recebendo a velocidade correta, aprox 180mb

Meu sistema:

• ASUS B450M Gaming/BR II
  • Ryzen 5 4600G

image.png.e0f8faa475d829550edfa6a80f09417c.png image.png.446256f91b0c95e6f398c475e321422f.png

Modem:

• Huawei EG8145V5

image.png.e9c5825e7c67b8b3b1379af18c15a399.png

Outra observação, quando troco de porta LAN eu fico sem conexão no meu computador, é como se apenas a LAN 4 estivesse configurada

Postado

@EduardoFrota A instalação do Windows foi limpa? Ou você só transferiu o HD/SSD para o outro PC?

Porque se houve só a transferência as vezes drivers antigos podem continuar instalados no PC e causar problemas. As vezes até limita o número de núcleos do processador e/ou a quantidade de RAM do PC dependendo do que você alterou no Windows.

Postado
2 minutos atrás, Gui GC disse:

@EduardoFrota A instalação do Windows foi limpa? Ou você só transferiu o HD/SSD para o outro PC?

Porque se houve só a transferência as vezes drivers antigos podem continuar instalados no PC e causar problemas. As vezes até limita o número de núcleos do processador e/ou a quantidade de RAM do PC dependendo do que você alterou no Windows.

Limpa, formatei o disco e instalei a ISO do Windows 10 direto do site da Microsoft

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A placa suporta Gigabit (1000 Mbit), mas por algum motivo está configurando como Fast (100 Mbit)

O mais comum é problema no cabo/conectores.

Em alguns casos o modem vem "limitado" para conectar em algumas portas apenas em Fast, tente trocar para ver como ela se configura.

• Curtir 1
Postado

Cara eu tive um problema parecido, tive que chamar três vezes o suporte. Só que nas primeiras até no celular não chegava nos 300mbps. Então na última vez testei junto com o técnico conseguimos chegar nos 300mps, no meu smartphone e no netbook dele cabeado, apenas no meu pc que não, então descobri que era minha placa onboard, que ficou bichada, então comprei um adaptador pci-e e resolveu. Então tipo teste com outros aparelhos, nem que seja pelo wi-fi, tente desinstalar excluindo o driver, se possível limpando os registros, como o mod falou até trocando o cabo de porta, poder ser a placa ou até o modem.

Postado
12 minutos atrás, dwatashi disse:

A placa suporta Gigabit (1000 Mbit), mas por algum motivo está configurando como Fast (100 Mbit)

O mais comum é problema no cabo/conectores.

Em alguns casos o modem vem "limitado" para conectar em algumas portas apenas em Fast, tente trocar para ver como ela se configura.

Quando eu altero a porta no modem eu fico sem internet, "Nenhuma rede identificada", creio que realmente está limitando nessa configuração, mas o acesso que eu tenho ao modem é de usuário, não posso alterar isso e nem sei se tem essa opção. O tecnico fez a troca do cabo, pois ele mesmo viu o problema no cabo antigo, só se ele cometeu um erro na crimpagem tambem

Postado

@EduardoFrota a senha muitas vezes está no contrato ou no proprio modem, eu contataria o provedor solicitando a troca do modem por desconfiar que ele seja o problema, mas o ideal seria ter outro equipamento para testar também, se é um limite no seu equipamento ou da rede.

Postado

Boa tarde!
Estava com o mesmo problema essa semana, troquei cabos, liguei pra suporte e não resolvi, então liguei novamente para o suporte de minha internet e um atendente conseguiu resolver o problema, como você, eu usava o cabo na porta 4 da ONU, ele me orientou usar na "PORTA GIGA" que geralmente é a porta LAN 1, após trocar para a porta LAN 1 obtive êxito no meu problema.
Lembrando que não tenho conhecimento na área, mas essa foi a solução para meu problema, pois meu plano era 600mb e só atingia 100mb no pc.

Espero que te ajude, boa tarde!

• Curtir 1
Postado

Fiz uma "gambiara" aqui!

Peguei meu J5 Pro e conectei via USB no meu PC e fiz uma Ancoragem via USB (utilizando a Internet via WI-FI, não usei 4G) e para a surpresa....

A conexão máxima é de 425,9MB, porém estou recebendo só 30MB (entendo, pois o celular é antigo e a tecnologia não suporta tanto MB)

Resumindo: O problema é o cabo, correto?

image.png.1bec8183ae82a0c240d9356fa4a93b58.png
image.png.e8ec30d710a7522339d172e3fd4a887f.png

Ainda que não seja o cabo o problema, seja realmente a porta ou o roteador em si.

• Confuso 1
Postado
10 horas atrás, EduardoFrota disse:

porém ainda estou recebendo apenas 100MB, já alterei o Speed & Duplex para 1.0G e nada muda

Em geral de nada adianta você alterar. Isso existe para o caso contrário, de você precisar fixar uma velocidade MENOR ou fixar ha;f duplex numa conexão que normalmente seria Full Duplex.

Os drivers negociam a melhor conexão possível, mesmo que o usuário não leia essas receitas mágicas do YouTube.

fez a troca para o cabo novo, CAT6 eu acho, e ainda continua com o mesmo problema, só recebo 100MB

Cabos CAT5e são suficientes para conexões até 1GB até 100m. Esse é o significado do "e" em CAT5e. enhanced to support ut to 1000mbps.

O problema só ocorre no computador, transmissão via cabos. Via Wi-Fi no celular está recebendo a velocidade correta, aprox 180mb

Trata-se de uma conexão entre os dispositivos que estão de dois lados do cabo. Outros meios como as antenas não vão ajudar. Mas seria legal ter outro computador e outro cabo para testar as combinações e identificar o problema,  certo? 

Outra observação, quando troco de porta LAN eu fico sem conexão no meu computador, é como se apenas a LAN 4 estivesse configurada

Esses aparelhos são altamente personalizáveis pelo provedor então é difícil saber o que acontece.

Note que conexões gigabit usam as 8 vias do cabo e FE a 100 mbits usam apenas 4. Se seu cabo tem defeito em um dos outros 4 que fast ethernet não usa ele vai conectar a 100 e não há o que possa fazer. 

É muito fácil de testar, apenas leve esse cabo em algum lugar que tenha conexão a gigabit e use seu cabo, ou arrume um cabo diferente e teste aí. 

Em geral esses problemas de rede são testados assim mesmo. Outro cabo, outro micro, uma placa de rede avulsa. Você vê as combinações e isola o problema.

• Curtir 1
Postado

estou com o mesmo problema, mas creio que no meu caso é o cabo, uso cat5e com config t568B nas duas pontas, o modem tem 4 lan de gigabit e minha placa tem config de até gigabit também, mas só fica em 100mpbs, quando vou nas propriedades pra trocar manual e ponho 1000mpbs full duplex e dou ok, consta como cabo desconetado, vou ver se consigo trocar o cabo pra ver se resolve, porque imagino q alguma das "pernas" pode ter partido, já q 100mpbs só usam 4, n faria diferença por isso.

Postado
2 horas atrás, G4R0D disse:

quando vou nas propriedades pra trocar manual e ponho 1000mpbs full duplex e dou ok, consta como cabo desconetado, vou ver se consigo trocar o cabo pra ver se resolve, porque imagino q alguma das "pernas" pode ter partido, já q 100mpbs só usam 4, n faria diferença por isso

Não adianta nada mexer nessas opções. Isso se usa quando se precisa diminuir e não aumentar a velocidade; E para algumas poucas ocasiões em que o padrão não é o melhor para o dono, como umas coisas de configuração de energia e Wake on Lan. De resto os drives de cada lado do cabo negociam sempre a melhor conexão.

Não dá pra imaginar que as melhores conexões possam ser reservadas para caras que publicam esses videos e tutoriais, ou para os caras que conseguem assistir e copiar. Os drivers resolvem isso.

2 horas atrás, G4R0D disse:

pra trocar manual e ponho 1000mpbs full duplex e dou ok, consta como cabo desconetado

Pois é. Você marca assim 1000 FD e então os drivers vão obedecer. Ou liga assim ou NADA. E fica com nada. Provavelmente um dos 4 pinos está sem sinal passando, 4,5,7 ou 8. No automático pode acabar conectando a 10mbits mas se tiver condição conecta. 

• Curtir 1
  • 11 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Solução
Postado

Meu problema foi solucionado! 

Solução:

• A empresa que me fornecia Internet foi vendida para a fornecedora principal (DTEL), como haviam que atualizar os contratos eles me comunicaram e eu de imediato solicitei uma vistoria, e quando o técnico (agora sim um profissional, sem desmerecer ninguém) fez uma nova checagem descobriu que o problema era A crimpagem 🤣!!! 
  • Curtir 1
Postado
17 horas atrás, EduardoFrota disse:

Meu problema foi solucionado! 

Solução:

• A empresa que me fornecia Internet foi vendida para a fornecedora principal (DTEL), como haviam que atualizar os contratos eles me comunicaram e eu de imediato solicitei uma vistoria, e quando o técnico (agora sim um profissional, sem desmerecer ninguém) fez uma nova checagem descobriu que o problema era A crimpagem 🤣!!! 

é raro, mas acontece sempre! auhauhuahuaha

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...