Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas básicas para usuários leigos sobre como usar (e como não usar) um notebook


Posts recomendados

Tendo em vista um incidente que vi em um canal do YouTube e também as dúvidas constantes do usuário doméstico, me sinto na obrigação de trazer este tópico em que mostro para usuários leigos (como aqueles que chamam gabinete de "CPU") cuidados essenciais no uso de um notebook, seja ele para uso básico ou extremo.

 

Não use o notebook em cima da perna, da cama, da mesa ou em contato direto com qualquer superfície onde ele for utilizado.

 

image.png.00308d27196ab4245d09ff41327ead7d.png

 

 

 

Na semana passada, vi um review de um notebook, por mera curiosidade. O apresentador do canal em questão fez um teste de temperatura usando o aparelho em cima das pernas, o que é uma prática prejudicial ao eletrônico. 

 

Não se utiliza um notebook diretamente em cima de nenhuma superfície, exceto bases ventiladas. A razão é simples: usando o notebook diretamente em cima da cama, perna ou alguma superfície irregular, as entradas de ar são obstruídas e o aparelho absorve mais calor, podendo trabalhar muito próximo dos limites térmicos de processador e placa de vídeo, mesmo em atividades mais leves, ou até mesmo extrapolar tais limites, o que pode levar a telas azuis, congelamentos ou até mesmo desligamentos repentinos, que são maneiras de o sistema tentar diminuir a carga de trabalho do notebook e evitar alcançar o limite térmico do fabricante, ou, ainda, se possível, manter as temperaturas o mais longe possível desse limite.

 

Um exemplo é o Acer Nitro 5 2020 com um I5-9300H, 8GB de memória RAM 3200MHZ, HD de 1TB, SSD de 128GB e uma NVIDIA GTX-1650 de 4GB. O limite térmico do I5 em questão é de 100°C enquanto o da placa NVIDIA para nos 90-92°C. Um uso constante do notebook em cima da perna, cama, etc., provavelmente já faria a temperatura do processador chegar a uns 60-70°C sem nenhum programa aberto. Com um jogo, uma renderização de vídeo, etc., rodando, a temperatura poderia facilmente passar dos 100°C, vindo a ativar o desligamento automático, que é automaticamente programado pela placa-mãe para evitar danos irrecuperáveis ao CPU. No caso da GTX-1650, uma operação constante acima dos 90°C de limite térmico poderia causar desde travamentos em uso de programas gráficos mais pesados até a perda total da placa.

 

Com bases ventiladas, temos uma exceção, pois o notebook ficará apoiado sobre uma base cujas ventoinhas sopram ar frio para dentro dele, ajudando a ventilar melhor o processador e a placa de vídeo, mantendo as temperaturas dentro dos limites térmicos, juntamente com uma boa pasta térmica e coolers de CPU e GPU devidamente limpos.

 

Não fique abrindo e fechando o notebook toda hora.

 

 

 

Os ciclos constantes de abertura/fechamento do notebook podem danificar o cabo flat, que é o responsável de fazer a conexão entre o monitor e a placa-mãe. Constantes ciclos de abrir/fechar o notebook podem romper parcial ou totalmente o cabo, gerando problemas que vão desde tela piscando até uma série de dead pixels (pontinhos pretos "mortos") na tela. Em alguns casos, a quantidade de dead pixels pode ser tanta, que deixe a tela inutilizável, fazendo você precisar de um monitor externo até a troca do cabo.

 

No caso do notebook acima, os constantes ciclos de abrir/fechar o notebook causaram no cabo flat um rompimento tão sério, que a tela meio que "se partiu em dois", como vemos acima. 

 

Não coma, tome café, etc., perto do notebook.

 

image.png.e1e9dad1c1e16428ebef544156b7af7a.png

 

A imagem acima mostra bem o que pode acontecer com os teimosos que insistem em comer, tomar café, etc., perto do notebook.

 

Fazer isto aumenta os riscos de cair farelo, água, café, etc., no teclado, além do risco de cair líquido no notebook enquanto ele está ligado à tomada. E o contato dos líquidos com a eletricidade nós já sabemos como termina, certo?

Farelo, etc., no teclado, o deixará mais "duro" na hora de digitar, fazendo com que seja preciso pressionar mais fortemente as teclas para obter o caractere desejado, o que pode acabar estragando rapidamente o teclado, principalmente se for de membrana. 

 

Não use o seu notebook na bateria de forma recorrente

 

image.png.182e200c054668ae8124e9a2447ce9fc.png

 

Ao contrário de celulares, notebooks foram feitos para serem utilizados na tomada, a exemplo dos desktops (computadores com gabinete). A bateria é um adendo, para possibilitar que, em situações onde não seja possível e/ou aconselhável usar o notebook na tomada (ex.: durante fortes tempestades), você possa continuar a utilizá-los na bateria.

Quanto mais vezes você usa a bateria do seu notebook, mais rapidamente ela vai perdendo vida útil. É algo parecido com as lonas de freio de um veiculo pesado: quanto mais você usa, mais rapidamente se gastam. Portanto, aconselho que você só deixe o notebook na bateria em situações onde é inviável ou desaconselhável utilizá-lo na tomada, como citei mais acima.

 

Quanto menos você usar o notebook na bateria, mas ela vai durar.

 

Na hora de transportar o notebook, não deixe a tampa para baixo

 

image.png.748c68c031fefaf6b17425bbd2e9e31b.png

 

Deixar a tampa do notebook para baixo ao transportá-lo em mochilas, malas, etc., exercerá uma fortíssima pressão sobre as dobradiças, vindo a danificá-las seriamente.

 

Não transporte o seu notebook ligado, caso ele possua HD.

 

image.thumb.png.64bf8c3c767c277c716f1cff9cd7af50.png

 

Um HD é formado por um disco, uma cabeça de leitura e um braço mecânico. O disco armazena os dados armazenados no HD, enquanto a cabeça de leitura os acessa, sustentada pelo braço mecânico. Quando você transporta o seu notebook ligado, há um forte atrito das peças do HD, podendo danificá-las, pois, com o notebook ligado, a cabeça de leitura continua acessando os arquivos. O movimento do notebook ligado causa o atrito, que danifica os componentes do HD.

 

Estas foram algumas dicas úteis. Há muitos outros subtópicos bem interessantes nesse sentido, mas preferi focar em pontos voltados especificamente aos usuários de notebook.

Quaisquer recomendações adicionais são bem vindas nos comentários. Só peço que mantenham a discussão no sentido das críticas construtivas.

image.png

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!