Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite rapaziada queria pedir a ajuda de vocês. 

Eu comprei um r5 3600 em 2020 e tive vários problemas com tela azul (acho que meu Ryzen veio com defeito) eu só tinha tela zul fora dos games tipo no Google ou com o Pc sem tá nada aberto nunca tive tela azul durante alguma gameplay, na época fui aconselhado a desligar o core performance boost e as telas azul pararam mas perdi um certo desempenho deixando ele em stock. 

Eu vi algumas conversas sobre tensão do processador vocês sabem se hoje já tem uma resolução pra isso ??? Mudar alguma tensão ou algo tipo ? Pra eu conseguir usar o core performance boost e ter um pouco mais de desempenho? Desde já agradeço.

Postado

Não é como se alguma coisa tivesse mudado: se seu processador não aguentava uma certa combinação de frequência e tensão, vai continuar tendo o mesmo problema. Se quiser mexer em algo agora, é o mesmo que se tivesse feito isso 2 anos atrás.

Em todo caso, já que quer melhorar o desempenho da máquina, atualize a BIOS para a versão mais recente e siga os procedimentos básocos de overclock. Ou seja, ative o xmp, fixe o clock e a tensão manualmente, e depois rode um teste de stress. Vá ajustando ambos para descobrir os limites da sua máquina.

Particularmente, o meu parou em 4050mhz a  1.256v de tensão em carga fora do verão.

Postado

@Imakuni Entendi é que eu sou bem leigo quando o assunto é isso, gostaria de saber se tem alguma configuração "padrão" pra colocar ou se vou ter que testar uma por uma. 

E eu preciso atualizar a BIOS pra fazer isso ? não posso fazer com ela desatualizada ? 

eu vi um cara falando que ele mudou uma configuração no BIOS low current idle pra typical current idle para tensão não cair isso também funcionaria ???

Eu posso ativar a core perfomace boost só pra quando for jogar ? ou é arrisco? eu só tenho tela azul caso o computador estiver ocioso se eu estiver jogando creio que não dará nada.

Postado

@Imakuni liguei o CPB para ver se meu desempenho iria melhorar no warzone e o resultado foi impressionante KKK mas logo que sai do jogo uns 10m já deu tela azul gostaria de deixar o clock do processador nessa faixa 3,95/4 por ai tem algum vídeo pra ensinar a fazer isso e parar com a telas azul ? a e temperatura ficou muito alta creio que seja por causa do cooler box.

temperatura.png

Postado
Em 31/08/2022 às 16:11, Ryann2 disse:

@Imakuni Entendi é que eu sou bem leigo quando o assunto é isso, gostaria de saber se tem alguma configuração "padrão" pra colocar ou se vou ter que testar uma por uma. 

E eu preciso atualizar a BIOS pra fazer isso ? não posso fazer com ela desatualizada ? 

eu vi um cara falando que ele mudou uma configuração no BIOS low current idle pra typical current idle para tensão não cair isso também funcionaria ???

Eu posso ativar a core perfomace boost só pra quando for jogar ? ou é arrisco? eu só tenho tela azul caso o computador estiver ocioso se eu estiver jogando creio que não dará nada.

Sobre configuração padrão, tem sim: o automático da sua placa-mãe. Esse é o padrão. Você toma ele como ponto de partida e vai ajustando a partir daí.

Atualizar a BIOS não é estritamente obrigatório, mas é uma boa ideia para aproveitar eventuais correções de erros (tipo o bug do usb) e segurança de vulnerabilidades. De brinde, a atualização já apaga todas as mudanças, então você começa do zero mais facilmente.

Esse negócio de low current idle... qual a sua fonte? Se ela for moderna, você não deve precisar disso. Mas caso contrário, pode ser uma fonte de problema sim.

E não faz sentido ter que ficar mexendo na BIOS para ativar ou não um recurso. Você deve mexer uma vez, depois não mais. Procure uma solução melhor.

Em 31/08/2022 às 22:55, Ryann Tavares disse:

@Imakuni liguei o CPB para ver se meu desempenho iria melhorar no warzone e o resultado foi impressionante KKK mas logo que sai do jogo uns 10m já deu tela azul gostaria de deixar o clock do processador nessa faixa 3,95/4 por ai tem algum vídeo pra ensinar a fazer isso e parar com a telas azul ? a e temperatura ficou muito alta creio que seja por causa do cooler box.

temperatura.png

Primeiro de tudo, jogue fora o HWMonitor, ele não é confiável. Use o HWInfo64.

Segundo, sim, a temperatura está alta de mais. Em parte é por causa do cooler, mas também porque você não está controlando a tensão; baixe ela que a temperatura vai diminuir.

Postado
Em 02/09/2022 às 21:22, Ryann Tavares disse:

@Imakuni tô querendo pegar um cooler melhor pra resolver esse problema qual me aconselha ? rise mode 240 ou um gammax xt ?

WCs de 240mm te dão um pouco mais de desempenho, mas são consideravelmente mais caros. Esses de torre de 120mm são bem bons pelo preço, mas tem menos margem. Ambos são válidos, vai do bolos e se o seu gabinete suporta.

Postado
4 horas atrás, Ryann Tavares disse:

@Imakuni queria pegar um rise mode mas vi alguns comentários negativos fiquei com um pé atrás 

Esses WC de 240 mais baratos são todos a mesma coisa, não muda praticamente nada de um para o outro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!