Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte galera tem mais ou menos 3 anos que eu montei o meu PC com o objetivo de usar ele pra tudo (uso casual, jogar e uso profissional), porém ele já está meio obsoleto para alguns jogos atuais e eu estou querendo fazer um upgrade nele. Eu não pretendo rodar todo no talo, eu sou um gamer bem casual então rodar os jogos em 1080p em uma média de 60 fps já está de bom tamanho pra mim. Um problema que eu notei esses dias jogando o novo Spider Man é que eu preciso fazer um upgrade na memória RAM, então estou pensando em comprar 2 pentes de 8gb DDR4 2666mhz.

As configurações atuais do meu PC são:

Processador: AMD Ryzen 5 1600

placa-mãe: ASRock AB350M-HDV

memória RAM: 2 Pentes de 4GB DDR4 2400mhz Hyper X Fury Total 8GB

Placa de vídeo: Radeon RX 580 8gb OBS: Eu minerei Bitcoin com ela durante 1 mês e meio, não sei se afetou o desempenho dela mas aparentemente não...

Fonte: Cooler Master 550w

Tem um HD de 1TB só pro jogos e um SSD de 250GB para o Windows e programas essenciais

O que vocês me recomendam mudar nele? Eu não quero gastar muito no máximo uns 1500 reais por enquanto

Postado

Pra rodar Spider-Man você precisará atualizar esse processador, o Ryzen 5 1600 não vai segurar 60 FPS enquanto você sair de prédio em prédio pela cidade, nem meu Ryzen 5 3600 ta segurando muito bem, mas dá pra jogar com algumas poucas quedas abaixo de 60. Comprar memória abaixo de 3200MHz é atraso, além de estarem praticamente o mesmo preço de pentes de 2666MHz ou mais, você acabará perdendo um pouco de desempenho se for usar em um processador mais novo que o R5 1600. Venda seus pentes e substitua por 2x8GB 3200MHz (usar quatro pentes também não é boa ideia).

Agora vem o problema: sua placa-mãe não tem atualização de BIOS para suportar processadores mais modernos como o Ryzen 5 5500 ou 5600 (baita sacanagem da ASRock), poderá no máximo colocar um Ryzen 5 3600. Esse você deve achar um 3600 na China por uns R$600~650. Mas o upgrade de RAM você poderá fazer, talvez seu 1600 não consiga funcionar com 3200MHz, mas você poderá manter as memórias numa frequência mais baixa por um tempo.

Por fim duas peças chaves que podem ficar pro futuro: placa de vídeo e fonte. Você poderá até rodar bem com a RX 580 na qualidade média por volta dos 60 FPS, mas as placas AMD estavam tendo bugs de sombra, não sei se já foi corrigido. Se você quiser mais performance no Spider-Man e em outros jogos atuais, seria uma boa mudar a placa também, pegue pelo menos uma RTX 2060. A fonte também seria bom você dizer o modelo, a Cooler Master tem dezenas de fontes, algumas boas, alguns mais ou menos e outras péssimas. Dependendo do modelo e do tempo de uso, o recomendável é trocar.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Entendi... Pois é eu vou vender esse meu kit atual, e depois vou atualizar pra um Ryzen 5 5600. Eu só estou com uma dúvida, a frequência máxima que o meu processador atual suporta é 2667MHz e a memória RAM já da pra eu comprar, será que não da problema colocar um kit com 3200mhz? Porque se não tiver problema eu já coloco as memórias pra dar uma melhorada até eu conseguir vender a placa-mãe e o processador...

Postado

@Girombops bom, se for pro Ryzen 5 5600 não tem um modelo muito específico pra indicar, depende do preço que estiver no dia, teria que dar uma olhada em modelos de B450 ou A520 como opção mais em conta. Se fosse você focava em montar uma configuração Intel com Core i5 de 12ª geração com placa H510. Um 12400F está se saindo mais ou menos no nível do R5 5600, e você terá melhores opções de upgrade depois para a 13ª geração, os AM4 morreram agora na série 5000. E também você terá suporte a placa de vídeo PCI-Express 4.0 até com placa H510 básica, isso não será uma limitação no futuro, pra ter suporte a placa PCI-Express 4.0 com Ryzen você precisará pagar mais em placa-mãe B550.

Postado

@GuilhermeGB Pensando no longo prazo é melhor partir pra uma configuração intel mesmo, desculpa a encheção de saco mas caso eu atualize o processador pra um 12400F não iria dar problema com a minha placa de vídeo que é AMD?

Postado
14 horas atrás, Girombops disse:

@GuilhermeGB Pensando no longo prazo é melhor partir pra uma configuração intel mesmo, desculpa a encheção de saco mas caso eu atualize o processador pra um 12400F não iria dar problema com a minha placa de vídeo que é AMD?

Incompatibilidade nenhuma, tenho máquina em casa com rx590 e i7 3770k e funciona muito bem. 

Eu atualizei o meu pc para o i712700F e é muito bom.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...