Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde ou boa noite.

A estrutura é a seguinte:

Tenho 1 modem (que distribui o IP na faixa 198.168.0.1) e 1 roteador conectado via WAN no modem (onde a o IP da WAN dele é 192.168.88.254 e ele distribui o IP na faixa 198.168.0.1 (também))

Preciso abrir uma porta no meu PC onde ele está conectado no roteador (o IP do PC é 192.168.0.15)

Sei que para abrir uma porta no meu PC preciso primeiro abrir a porta no modem para o roteador e depois abrir a porta do roteador para o PC (em cascata)

A minha primeira questão é: por que eu não consigo ver o meu roteador nas configurações do modem?

A segunda questão é: por que o modem está dando uma faixa de IP 88 para quem está configurado na WAN? não era para ele me dar uma faixa de IP 0 igual a dele?

E para verificar que o problema não era no roteador, eu pluguei o cabo WAN do modem direto no PC e ele deu o (IP 192.168.88.194 com o gateway 192.168.88.1 para o PC e fui ver se o PC aparecia no site das configurações do modem e ele não aparecia).

Faz uns 3 meses que quero abrir essa porta nessa estrutura, mas não consigo, configurei e desconfigurei muita coisa no modem e no roteador, já abri portas em outras redes no mesmo método e sempre deu certo, tanto que para desencargo de consciência tentei fazer o mesmo esquema na rede de casa antes de criar esse tópico e deu tudo certo (com 1 modem e 1 roteador igual a essa estrutura). O que será que pode ser?

Ficaria extremamente grato a quem me ajudasse a solucionar meu problema

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, MatheusXV disse:

Tenho 1 modem (que distribui o IP na faixa 198.168.0.1) e 1 roteador conectado via WAN no modem (onde a o IP da WAN dele é 192.168.88.254 e ele distribui o IP na faixa 198.168.0.1 (também))

O endereço da WAN do roteador tem que estar na rede do modem

A rede do roteador não pode ser a mesma do modem

Fora isso

Essa é a maneira tradicional de ligar essas coisas e o argumento que mais ouço é "sempre funcionou e sempre fiz assim".

Mas está errado desde sempre e vai continuar por outro tanto. Expliquei os problemas aqui no forum com detalhes, números e desenhos em muitos tópicos. Por exemplo esse e esse outro e claro com certa resistência 🙂 

Em resumo:

• vai perder até a  metade da banda na rede do roteador por causa do duplo NAT.
  • Se usar DHCP para o rotoeador vai ter perdas momentâneas de conexão por até uns 15s  toda vez que vencer o lease do DHCP no modem
  • vai ter redes meio isoladas com a rede do roteador acessando a do modem --- por ser a next hop, a rede onde está o gateway padrão do roteador --- apenas se você souber o que procurar
  • a rede do roteador estará fora de alcance para coisas simples como copiar arquivos ou usar a impressora sem fio
  • mapeamentos vão ficar lentos e complicados
  • TV e coisas smart vão funcionar parcialmente no máximo e fica difícil de entender porque
  • não vou repetir tudo

De volta ao seu caso

Exemplo comum: emcaminhar a porta UDP 9 --- muito comum, wake on LAN --- para um PC na rede do roteador, digamos em .15 DENTRO da faixa do DHCP

• fixe na reserva de clientes do dhcp do roteador um endereço .15 para o tal PC. Não use um endereço fixo porque é chato e sempre cai na sua cabeça se deixar manual.
  • agora no modem escolha uma outra porta, ex 9009 e encaminhe tudo que vem na porta 9 UDP para a porta 9009 do .15, o roteador
  • no roteador escolha uma porta para o PC DENTRO do intervalo de DHCP do roteador, por ex. .35
  • encaminhe tudo que vier da porta UDP 9009 para a porta 9 no endereço .35 do roteador.

Isso fecha a conta e funciona.

Como fazer o simples, com exemplo:

• NUNCA use as portas WAN de roteadores que estejam ligados a internet
  • ligue o PC ao modem com um cabo e deixe o roteador já na mesa ligado mas desconectado
  • nunca use 192.168.0.1 em sua rede porque é o endereço padrão mais comum de tudo que compra e pode dar conflito a toa com tudo novo que ligar na rede até arrumar.
  • ligue o pc ao modem e rode ipconfig /renew e atente para o endereço de gateway
    • o gateway é o modem. Acesse.
    • Defina por ex 192.168.88.1 para o endereço LAN do modem.
    • DHCP no modem entre .5 e .254 com 250 endereços para uso
    • .2 .3. .4 vão ficar disponíveis para ligar até 3 outros roteadores
  • ligue agora o cabo do pc no roteador e rode ipconfig /renew para ver o endereço de gateway
    • o gateway do seu pc é o roteador agora. acesse.
    • desative o DHCP no roteador
    • defina redes sem fio distintas ao menos no início para poder testar intensidade e posicionamento depois. Deixe os canais no automático e eles vão negociar os melhores para seu contexto. Sempre.
    • defina o endereço LAN do roteador para um dos 3 que reservou, digamos 192.168.88.4
    • ligue o roteador em uma das portas LAN do modem

Assim vai ter uma única rede com os roteadores em .1 .2 .3 e .4 e vai ter acesso a tudo de qualquer lugar da rede. E vai acessar o modem e o roteador de qualquer estação. E TV e netflix e celulares e coisas como lâmpadas smart vão funcionar sem stress. E vai poder compartilhar arquivos e acessar impressoras sem fio sem importar em qual rede esteja conectado.

O encaminhamento de portas fica simples. Todas as portas LAN dos roteadores vão estar também claro na mesma rede.

Instale o roteador em um lugar oposto da casa, onde saiba que o wifi do modem chega mais fraco ou nem chega. Pode ser o outro andar em um sobrado, ou do outro lado da viga, ou ao lado de outra TV num quarto. Ligar todas as TV via cabo hoje em dia ficou importante porque elas gastam MUITA banda --- streaming, netflix, youtube, Disney, espelhamento de celulares --- e em geral tem porta de rede, coisa que os pobres celulares e tablets não tem.

Veja o que disse @lipe29ao terminar isso:  

Citação

Caraca! consegui terminar aqui as configurações dos d-links e do modem da claro e que diferença ja está fazendo, to real impressionado com a diferença!!
Para ter ideia, antes meu speed test batia em torno de 300M e no test do fast coisa de 600M, aqui bateu agr 700M speed test e 1.3Gb no da fast, absurdo a diferença haha. Sobre os testes de qualidade do wifi vou baixar os app para analisar e também finalizar a configuração dos roteadores apple, mas amanha faço isso hehehe

Ou faça o que eu disse no início e resolva o encaminhamento por enquanto 😉 

Porque antes "funcionava" e agora não mais? 

O uso da rede mudou. Antes uma rede wifi isolada era considerada boa coisa em geral. Agora é em geral ruim ou péssimo. 

A rede era pra acessar a internet. E se perdia muito por ligar errado contratava mais banda e nem se sabia. Só que agora tem TV smart, tomas e lâmpadas smart, celulares podem transferir a tela com um toque desde que achem as TV na rede. Tem chromecast, Roku, youtube via celular na TV e coisas assim. 

Pessoas passaram a trabalhar em casa e usam impressoras na rede e transferem arquivos como nunca fizeram.

• Curtir 4
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...