Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá

Eu comprei recentemente um notebook Lenovo IdeaPad Gaming 3i i7 10th, faz um pouco menos do que 5 meses. O meu problema que ocorre é que quando eu vou jogar o jogo consome alta quantidade de memória, não são todos os jogos, na verdade eu não encontrei um padrão ainda, são jogos da Steam e do Xbox. Dois jogos que percebo esse alto consumo é Ori: The Will of the Wisps e Stray. Em ambos os jogos eu estou jogando e de repente tudo fica lento, com som virtualizado, é como se houvesse um gargalo no processamento, e o problema só resolve quando encerro ele pelo gerenciador de tarefas. É um notebook gamer com placa de vídeo dedicada de 4GB e 8GB de memória RAM. Segue um print para terem uma noção

Eu também percebi pelo gerenciador de tarefas que todo processamento esta sendo jogado no processador enquanto o consumo de GPU pelo jogo é nulo praticamente

Podem me auxiliar a resolver esse problema? Não acho que seja o caso de acionar garantia. Se puderem responder, agradeço 🙂

682705676_Screenshot2022-09-04215353.png.6815ee774794528b96690254c3fd1e96.png

Postado

O jogo ja esta em qualidade alta, e me desculpe, mas não acho que faça sentido a resposta, jogo deveria ser processado somente pela placa de vídeo independente se esta configurado com qualidade alta, media ou baixa, não estou certo?

• Membro VIP
Postado

@vPontes94 Não, quanto mais baixo a configuração, maior será o uso do processador. Deixar no médio ou alto em alguns jogos pode melhorar sua taxa de fps enquanto estiver dividindo a carga entre os componentes. Bom, pensando que só o windows 10 lhe come uns 3.5gb de ram, mais o jogo que está pegando 3gb e os processos em segundo plano, faz sentido estar a 92% de uso de memória. Em seu uso normal quantos % da memória fica em uso?

• Curtir 1
Postado

Não executando nenhum serviço, ele gasta em media 40% de memória, as aplicações que mais consomem é o Edge e o serviço de antivírus do próprio Windows. Sobre o jogo ele ja esta configurado em alta qualidade. Não existe uma forma de forçar o jogo a rodar 100% na placa de vídeo?

• Membro VIP
Postado

O jeito mais proximo de forçar a placa de vídeo ao maximo é colocar o jogo todo na qualidade gráfica mais alta, mas dependendo do jogo ele não pode utilizar todo processamento da placa de vídeo. O consumo do windows está normal, então é... pela sua print do gerenciador de tarefas, tem diversas coisas abertas em segundo plano.

Postado

Bem, o Windows tem vários processos em paralelo, não tem como encerrar todos, e de qualquer forma, é notável que todo processamento esta indo para o jogo. A duvida é, porque não para placa de vídeo?

• Membro VIP
Postado

@vPontes94 De acordo com a print, 0,2% do desempenho do processador, é possível que uma vez que o jogo ficou em segundo plano, seu gasto foi cortado, mantendo apenas os arquivos na memória RAM até que você retorne. Pode tentar utilizar o MSI AfterBurner para checar em tempo real a utilização de seus componentes

Postado

você disse que sem jogar fica 40%, 40% de 8GB é 3.2GB de consumo, +quase 3GB do jogo, ficaria uns 75%/77% de consumo, na premissa que não existe "utilizável"

seu notebook pode ter esse utilizável, pra placa integrada do processador, tipo [8GB de RAM (utilizável 6,8GB), você pode ver isso em Propriedades do Sistema], a gpu integrada geralmente puxa da memória RAM uma quantidade pra ela

tem uma opção no windows 10 pra forçar usar a GPU dedicada (Configurações de exibição > Configurações de elementos gráficos [lá embaixo] e vai ter "preferência de elementos gráficos")

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!