Ir ao conteúdo

Compro uma RAM de 2400MHz ou uma de 3000?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Eu sou bem leigo nesse assunto de hardware, mas depois de pesquisar um pouco vi que não é recomendado usar RAMs de velocidades diferentes. Descobri que a minha RAM tem 3000MHz, mas por causa da placa-mãe/compatibilidade com o processador ela só roda a 2400 (foi o que eu entendi pelas minhas pesquisas). Estou querendo comprar outro pente, então eu deveria preferir qual velocidade? 2400 ou 3000?
Placa-Mãe: ASUS PRIME H310M-E R2.0/BR

RAM: DDR4 Hikvision, 8GB 3000MHz

Processador: Intel Core i5-9400F CPU @ 2.90GHz, 2904 MHz, 6 Núcleo(s), 6 Processador(es) Lógico(s)

• Solução
Postado

A velocidade padrão do seu processador é 2666MHz, não 2400MHz. Você deve estar rodando a 2400MHz porque provavelmente é a frequência SPD dessa RAM, porém ativando o XMP você deve conseguir subir até os 2666MHz, ou poderia fazer isso manualmente na BIOS. 

A questão de misturar memórias não é tanto pela frequência, e sim por rodarem em configurações diferentes. O correto aí seria você conseguir outra memória idêntica à sua ou trocar por outros dois modelos idênticos. Só de você colocar outro modelo aí, independente se for 3000MHz ou 2400MHz, corre o risco de dar algum conflito.

Na maioria das vezes as misturas não causam muitos problemas graves, então dá pra arriscar. Só que memórias de 2400MHz não são muito populares e muito procuradas hoje, provavelmente você vai acabar pagando o mesmo preço num pente de 2400MHz que pagaria num pente mais rápido, como 2666MHz ou 3000MHz.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!