Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, galera!

Então, hoje estou com um setup imensamente legal e gostaria de aprimorar em algumas coisas, sei que falta algumas e queria algumas sugestões para melhorar ele.

Teclado: Redragon Kumara, LED Vermelho, Switch Outemu Blue

Mouse: Redragon 7200DPI, RGB, Griffin

Placa de Vídeo: Placa de vídeo Gainward GeForce RTX 3060 Ghost OC, LHR, 12GB

placa-mãe: H610M DDR4

memória: 2x Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL16, Preto

HD: HD Seagate BarraCuda, 1TB, 3.5´, SATA

Processador: Core i3-12100F

Cooler: DeepCool Gammaxx 400 V2 Blue, 120mm

Fonte: Fonte EVGA 500W 80 Plus White

Gabinete: Gabinete NOX MODUS ATX

Sei que falta um SSD. Se puderem ver algo para que possa melhorar.

Pensei em dois pentes de 16 - Para passar para 32GB e trocar o processador. Acredito que fazendo essa troca, deveria trocar a fonte.

Agradeço se puderem dar alguma sugestão.

Postado

@Henrique Hoffmann V. A fonte ainda suporta, se for trocar recomendo partir logo pra modelos como XPG Core Reactor  ou Super Flower Leadex III . Para futuros upgrades estaria muito bem suprido além da garantia e durabilidade desses modelos.

Mesmo suportando não detém muita qualidade na sua atual.

Sobre as memórias, pode ir de frequências acima de 3000mhz.

SSD:  WD Blue SN570, 1TB, R$600

• Amei 1
Postado
11 minutos atrás, Henrique Hoffmann V. disse:

Fonte: Fonte EVGA 500W 80 Plus White

Essa é a peça que recomendo você ter mais prioridade pra trocar,  é um modelo bem problemático de fonte, pessoalmente eu recomendo evitar ao máximo fontes da EVGA. Sugiro pra você uma Sharkoon WPM Gold Zero 550W.

14 minutos atrás, Henrique Hoffmann V. disse:

Sei que falta um SSD. Se puderem ver algo para que possa melhorar.

Podemos ajudar sim, mas você precisa nos dizer seu orçamento.

14 minutos atrás, Henrique Hoffmann V. disse:

Pensei em dois pentes de 16 - Para passar para 32GB e trocar o processador. Acredito que fazendo essa troca, deveria trocar a fonte.

32GB de RAM não fará diferença nenhuma a menos que você trabalhe com aplicações específicas no seu computador. E eu tenho quase certeza que você não trabalha com coisas desse tipo por causa do seu processador de entrada, não adequado para esse tipo de aplicação. memória RAM também não interfere na fonte, mas eu recomendo trocar a sua simplesmente por ser um produto ruim.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@GuilhermeGB A intenção do PC é rodar alguns jogos por algum tempo sem problema de queda de FPS ou gargalo. Como por exemplo novos jogos a serem lançados.

MW2 - 2022 / Hogwarts Legacy / Jogos pesados por assim dizer. 

Em relação ao orçamento, podem citar produtos nível médio/alto. 

Eu pensei em um i7 12th, porém gostaria de saber se colocando esse processador, uma fonte de 550 aguenta tudo isso? No caso a Sharkoon WPM Gold Zero 550W.

@Alex Weiss Alex, teríamos algum SSD mais custo beneficio com uma resposta boa?

Postado

@Henrique Hoffmann V. Para colocar um i7, teria de trocar a placa-mãe, por limitação de VRM, caso contrário,  terá problemas com Thermal Throttling.

Sendo bem sincero, duvido que esteja tendo gargalo com esse i3, é um processador muito potente, entrega mais que vários 6/12 do mercado, incluindo o Ryzen 5 3600, 5 5500m i5 10400f... 

Suas prioridades em ordem:

- Fonte.

- Ram de maior frequência (2x8 ou 2x16), 3200 MHz.

-Processador (Caso realmente queira um com mais núcleos, mas não fará muita diferença em jogos, apenas terá mais folga).

Ao meu ver sua configuração está muito boa, e durará no mínimo 3 anos sem se preocupar com peças, apenas a memória e fonte são questionáveis.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Henrique Hoffmann V. disse:

Eu pensei em um i7 12th, porém gostaria de saber se colocando esse processador, uma fonte de 550 aguenta tudo isso? No caso a Sharkoon WPM Gold Zero 550W.

Caso não faça uso de overclock uma boa fonte de alimentação como essa Sharkoon de 550w será mais que suficiente para uma RTX 3060 e um i7 12th

• Curtir 1
Postado
56 minutos atrás, Henrique Hoffmann V. disse:

@GuilhermeGB A intenção do PC é rodar alguns jogos por algum tempo sem problema de queda de FPS ou gargalo. Como por exemplo novos jogos a serem lançados.

MW2 - 2022 / Hogwarts Legacy / Jogos pesados por assim dizer. 

Em relação ao orçamento, podem citar produtos nível médio/alto. 

Core i7 não vai melhorar seu desempenho nesses jogos aí, você vai adicionar mas poder de fogo que não será aproveitado, será a mesma coisa se adicionar mais RAM, ou seja, gasto desnecessário. O 12100F vai rodar tudo sem nenhum problema, e sua placa de vídeo também sera suficiente para 1080p High a 60 FPS nos futuros lançamentos. Até o momento nenhum jogo pediu mais do que 16GB de RAM, inclusive todos os jogos que estão pra sair que já tem requisitos relevados pendem pelo menos 8GB e recomendam 16GB.

Quando você realmente precisar melhorar esse processador daqui uns anos, talvez já seja até hora pra trocar de geração também, ou no máximo pegar um Core i5 de 13ª geração, não vai valer a pena pegar Core i7. Um Core i5 13400F deve oferecer um total de 10 núcleos e 16 threads, terá uma grande margem para futuros lançamentos que talvez estejam otimizados para aproveitar melhor o multi-core dos processadores atuais. Atualmente os jogos não estão conseguindo fazer proveito de altas contagens de núcleos/threads, geralmente um processador 6/12 é sweet spot, mas um 4/8 como o seu também dá conta.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Henrique Hoffmann V. disse:

placa-mãe: H610M DDR4

Processador: Core i3-12100F

Sua placa-mãe é LGA1700, então aguarde o lançamento da 13ª geração da Intel - supostamente este mês, para então pensar em "upgrade de CPU", por exemplo um i5-13400F, lá pelo inicio de 2023, quando os preços "de novidade" já tiverem se ajustado ao mercado.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...