Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde Pessoal,

Agradeceria se puderem me ajudar, trabalho em casa em uma salinha/escritório que fica longe da sala principal (onde está meu roteador da Claro), e o sinal wifi chega muito ruim e instável.

Sendo assim, puxei um cabo do meu roteador da Claro até o cômodo mais próximo do meu quarto/escritório, e no cabo, fazendo a medição, consigo os 400mbps contratados, então comprei um um repetidor TP-Link RE305 Dual, alterei as configurações dele para Access Point, e percebi que mesmo conectado na 5G na WIFI, a velocidade ficava limitada a 92-94mbps.. Pesquisando, percebi que esse repetidor possui uma porta FAST Ethernet, limitada a 100mbps...

Como eu comprei a poucos dias, vou devolver o produto, e olhando os preços de Access Point Dual com porta Gigabit, deu uma desanimada...

Considerei pegar um roteador TP-Link Arch 6 V3, que pelo que vi tem portas Gigabit, e posso encontrar na faixa dos R$ 300,00 e colocá-lo em modo de ponto de acesso..

O que acham? Funcionaria par ao meu caso? (Não entendo tanto de redes)..

Ou seria melhor partir para um Access Point? Se sim, algum que poderiam me indicar um com bom custo-benefício?

Obs.: Meu notebook não possui entrada para RJ45, e também possuo outros periféricos que devem ficar conectados via Wifi... portanto, apesar do cabo chegar próximo, ligar diretamente no cabo não seria viável.

Grato desde já

Postado

Certo, a única ressalva é que o roteador seria maior, possui mais portas e tal, então fica a dúvida, se eu usar ele como AP, ainda poderia conectar algum aparelho diretamente neste roteador através do cabo em alguma porta LAN? Ou ele perderia esta função?

Postado
2 minutos atrás, Bruno BL disse:

Certo, a única ressalva é que o roteador seria maior, possui mais portas e tal, então fica a dúvida, se eu usar ele como AP, ainda poderia conectar algum aparelho diretamente neste roteador através do cabo em alguma porta LAN? Ou ele perderia esta função?

Em geral perde as funções de switch e passa a ser apenas um Access Point. 

Usar um roteador como AP não faz muito sentido porque vai perder quase todas as funções do aparelho. Por outro lado a diferença de preço entre um AP e um roteador similar às vezes é pequena então em geral é mais esperto MESMO PRECISANDO APENAS DE UM AP comprar o roteador, porque depois pode mudar de ideia.

Todas as vezes em que me lembro de usar um roteador no modo de AP foi porque ele ia ficar DENTRO do forro para oferecer wifi no ambiente e não tinha razão para usar outra coisa lá dentro porque só iria subir mesmo o cabo com o sinal de rede.

Procure um roteador ou AP wifi6. Os preços vem caindo muito e a diferença no uso é grande. wifi6 é um salto grande porque é o primeiro padrão de wi fi multiplexado. Tenho usado muitos desses AX1500 e AX1800 da marca TP-Link com sucesso por exemplo.

1 hora atrás, Bruno BL disse:

Meu notebook não possui entrada para RJ45, e também possuo outros periféricos que devem ficar conectados via Wifi.

Pois é. Muitos notebooks modernos não tem mais RJ45. Mas muitos tem USB3...

Considere:

• Muitos periféricos não tem escolha a não ser usar o wifi, como celulares e tablets
  • um roteador tem uma banda fixa de wifi que ele consegue entregar em cada frequência então tudo que tirar do wifi vem a seu crédito porque libera banda para os outros dispositivos. Um AX10000  wifi6 da TP-link consegue entregar por exemplo 2 x 4804 mbits em 5GHZ  mais 918 mbtis a 2.4ghz e atender a mais de uma centena de periféricos. Mas em geral os roteadores comuns entregam 300 ou 600 mbits a 2.4ghz e algo como uns 1000 em uma única banda de 5GHZ então convém racionalizar o uso.
  • TV com wifi por exemplo é 1 desastre. Streaming em FHD ou 4K ou 8K pode gastar até dezenas de mbits por stream. Use cabo para todas as tv. Ou não use streaming enquanto trabalha 😉 
  • Compre um adaptador RJ45 gigabit para seu notebook. Vai levar vanagem. Se possível USB3

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Bruno BL disse:

Sim, funciona as portas mesmo no modo AP. Ele passa a funcionar como Switch usando o DHCP e NAT do roteador principal.

• Curtir 1
Postado

Em muitos casos segue esse desenho

image.png.6d40767792b340e5caa7d38b82e0d8df.png

e segue o que está escrito lá: converte uma rebe cabeada (Ethernet)  existente em uma rede sem fio (Wireless)@djfulano .

E as portas LAN não funcionam.

Melhor verificar antes de comprar.

• Curtir 1
Postado
39 minutos atrás, arfneto disse:

Em geral perde as funções de switch e passa a ser apenas um Access Point. 

Usar um roteador como AP não faz muito sentido porque vai perder quase todas as funções do aparelho. Por outro lado a diferença de preço entre um AP e um roteador similar às vezes é pequena então em geral é mais esperto MESMO PRECISANDO APENAS DE UM AP comprar o roteador, porque depois pode mudar de ideia.

Todas as vezes em que me lembro de usar um roteador no modo de AP foi porque ele ia ficar DENTRO do forro para oferecer wifi no ambiente e não tinha razão para usar outra coisa lá dentro porque só iria subir mesmo o cabo com o sinal de rede.

Procure um roteador ou AP wifi6. Os preços vem caindo muito e a diferença no uso é grande. wifi6 é um salto grande porque é o primeiro padrão de wi fi multiplexado. Tenho usado muitos desses AX1500 e AX1800 da marca TP-Link com sucesso por exemplo.

Pois é. Muitos notebooks modernos não tem mais RJ45. Mas muitos tem USB3...

Considere:

• Muitos periféricos não tem escolha a não ser usar o wifi, como celulares e tablets
  • um roteador tem uma banda fixa de wifi que ele consegue entregar em cada frequência então tudo que tirar do wifi vem a seu crédito porque libera banda para os outros dispositivos. Um AX10000  wifi6 da TP-link consegue entregar por exemplo 2 x 4804 mbits em 5GHZ  mais 918 mbtis a 2.4ghz e atender a mais de uma centena de periféricos. Mas em geral os roteadores comuns entregam 300 ou 600 mbits a 2.4ghz e algo como uns 1000 em uma única banda de 5GHZ então convém racionalizar o uso.
  • TV com wifi por exemplo é 1 desastre. Streaming em FHD ou 4K ou 8K pode gastar até dezenas de mbits por stream. Use cabo para todas as tv. Ou não use streaming enquanto trabalha 😉 
  • Compre um adaptador RJ45 gigabit para seu notebook. Vai levar vanagem. Se possível USB3

Muito interessante, nem sabia do adaptador para RJ45, vou comprar, é algo que é bom eu ter, mas no meu caso ainda vou precisar do WIFI.

Estes roteadores que você mencionou estão perto da faixa dos R$ 500 , sendo assim, o que acharia do repetidor Re505x Ax1500? Pergunto pois a vantagem é que me aparenta ser um pouco mais compacto, e poderá substituir meu repetidor atual. Ainda salgado claro.. mas todo produto razoavelmente bom, estão ficando nesta faixa de 500...

Postado
20 minutos atrás, Bruno BL disse:

Estes roteadores que você mencionou estão perto da faixa dos R$ 500

Mais perto dos 400. O último que comprei custou 427

image.png.f7fcf9f8ecbf24374e66da8f2b1cd0be.png

Agora...

29 minutos atrás, Math.Pi disse:

Se ele usar o roteador em modo passivo, com dhcp desativado, ele poderia usar as portas e o wifi, certo?

Não estou certo do que seja modo passivo, mas se estiver no modo roteador as portas LAN e o wifi estarão funcionando sim. Tanto faz se o DHCP está ativo ou não. Se estiver inativo os pedidos de endereço irão sair pelas portas do switch em busca de servidores DHCP e a vida segue.

Em relação ao wifi pode em geral desativar seletivamente as frequências e eventualmente a rede pra convidados. As portas LAN em geral não: são um switch apenas.

26 minutos atrás, Bruno BL disse:

o que acharia do repetidor Re505x Ax1500

Nunca recomendo usar repetidores. Mas é só minha opinião. Use um roteador. Tem mais flexibilidade e pode usar as portas se e quando precisar (e pode ser logo). Se o problema é espaço lembro que mais de uma vez já colei esses roteadores com fita dupla face atrás da TV no suporte na parede no quarto , para ter um cabo curtinho indo pra TV e wifi6 no ambiente que fica em outro andar em relação a onde está o modem (na sala 😉  ). E ele está lá há meses ou anos dependendo do caso 😄 

Procure wifi6 em qualquer caso.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, a coisa mudou drasticamente aqui..

Descobri um outro cabo com conector RJ45 saindo no quarto do lado... sendo assim poderei deixar o repetidor no cabo anterior (para os outros perifericos - uso básico), e furar a parede do outro quarto onde descobri esse outro um cabo e passar até meu notebook, utilizando o adaptador RJ45/USB3.0, indicado pelo @arfneto.

A dúvida agora mudou um pouco, rs, nesse outro quarto tem outro computador (esse ja tem entrada para RJ45), porém temos um cabo, que precisa ir para o meu notebook, e também quero aproveitar e passar para este segundo computador (desktop)...

O que seria melhor utilizar nesse caso?

Postado

@Bruno BL Nada mal achar um cabo assim 🙂 

Um bom upgrade seria vender o repetidor por qualquer preço, comprar o roteador e ligar nesse ouro cabo pela porta LAN. Usar um cabo curtinho pra conectar no PC e outro passando pela parede at;e um soquete RJ45 na parede. 

image.png.e30c4fdd084d7edb1ed3b8eb4fa9263c.png

Um assim custa uns 8 reais. Um espelho para encaixar certinho na parede mais uns 8. Pode encaixar os fios sem ferramentas só seguindo as cores como vê no desenho.

Os cabos de rede com os termnais macho tem em toda parte e custam uns 5 a 10 reais.

Se quer gastar menos --- e nem comprar o roteador --- ainda pode trocar a ponta desse cabo que achou por essa coisa ai da foto. E usar dois cabos de rede: um curto para o pc do quarto e um longo para o o notebook do outro lado. E claro não usar os dois ao mesmo tempo.

E na hora de usar troca o cabo nessa ponta aí da foto.

Pode comprar cabos de cores diferentes para saber qual é qual.

image.png.b099550595af2eff175215cc461025ae.png veja esses da foto: cada cor tem um significado pra saber de onde vem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...