Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não sei se minha GeForce GTX 1660 Super está em x16 ou x4


Posts recomendados

Está rodando em x4.

 

Se eu fosse chutar, você tem algum dispositivo instalado (outra placa PCIe, M.2 em slot compartilhado, etc) fazendo com que seu slot principal caia para x8 de largura. E é provável que essa sua placa, se você olhar no conector dela, é do tipo que só tem x8, com os contatos intercalados. Ou seja, só meta do seu slot funcionando + a placa só usando metade do slot disponível = x4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Está rodando em x4.

 

Se eu fosse chutar, você tem algum dispositivo instalado (outra placa PCIe, M.2 em slot compartilhado, etc) fazendo com que seu slot principal caia para x8 de largura. E é provável que essa sua placa, se você olhar no conector dela, é do tipo que só tem x8, com os contatos intercalados. Ou seja, só meta do seu slot funcionando + a placa só usando metade do slot disponível = x4.

Mas segundo o site da fabricante, o PCI-E da placa-mãe é x16. E eu não tenho nenhum outro dispositivo PCIe.

image.png.b2eb0e13faa347a87f534b6538fb5585.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, PedraX disse:

comprou onde essa VGA? Já ví erro semelhante em VGA falsificada.

Comprei na Terabyte, uma GTX 1660 Super, da Colorful. E a BIOS dela tá certinha:

image.png.c85ef6c1e5dee9975d6bae27f9126812.png

 

6 minutos atrás, PedraX disse:

comprou onde essa VGA? Já ví erro semelhante em VGA falsificada.

uma opção alternativa seria fazer um CLEAR CMOS para ver se a BIOS possa ter um erro eventual.

Então, já resetei a BIOS e nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Gabriel SC disse:

Comprei na Terabyte, uma GTX 1660 Super, da Colorful. E a BIOS dela tá certinha:

Você pode colocar onde você quiser, o máximo que sua placa de vídeo vai rodar é x8. Basta olhar para ela: ela não tem todos os contatos para x16.

 

Sobre a placa-mãe, você não respondeu: você tem um SSD M.2? E qual o seu processadors, só para garantir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Imakuni disse:

Você pode colocar onde você quiser, o máximo que sua placa de vídeo vai rodar é x8. Basta olhar para ela: ela não tem todos os contatos para x16.

 

Sobre a placa-mãe, você não respondeu: você tem um SSD M.2? E qual o seu processadors, só para garantir?

Não mano, muito pelo contrário no site da fabricante e na caixa da placa está escrito que a largura de banda dela é x16, e como pode a 1660 super ser x8 sendo que a 1660 é x16?

 

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Gabriel SC qual é seu processador?

Athlon 3000g.

 

2 horas atrás, PedraX disse:

A minha? Não sei, mesmo que for PCI-e 16X gen1 não faz diferença. Essa GTX é antiga mesmo, para meu uso está bom.

Ela é do final de 2019, não é TÃO antiga assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Imakuni disse:

Você pode colocar onde você quiser, o máximo que sua placa de vídeo vai rodar é x8. Basta olhar para ela: ela não tem todos os contatos para x16.

 

Sobre a placa-mãe, você não respondeu: você tem um SSD M.2? E qual o seu processadors, só para garantir?

Não, eu não tenho SSD M.2, e meu processador é um Athlon 3000g

10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Seu processador tem poucos linhas PCI-Express disponiveis, x6 no máximo, e essas linhas são dividas em x4 para placa de vídeo e x2 para SSD.

 

Veja as especificações: https://en.wikichip.org/wiki/amd/Athlon/3000g

Mas eu não tenho SSD M.2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel SC não importa se usa ou não, essa é a configuração do processador. Na verdade acredito que as outas 2 linhas não são dedicadas exclusimente para SSD, mas para uso geral, até porque a maioria das placas-mãe por aí não suportam SSD NVMe com processadores Athlon. Dá pra usar SSD M.2 SATA, mas não. M.2 NVMe.

 

De qualquer maneira, mesmo que seu processador suportasse as 16 linhas da placa de vídeo, ele é muito fraco pra conseguir acompanha-la na maioria dos jogos mais recentes. Essa limitação no PCI-Express nem vai fazer muita diferença frente ao gargalo natural entre o processador e a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GuilhermeGB disse:

@Gabriel SC não importa se usa ou não, essa é a configuração do processador. Na verdade acredito que as outas 2 linhas não são dedicadas exclusimente para SSD, mas para uso geral, até porque a maioria das placas-mãe por aí não suportam SSD NVMe com processadores Athlon. Dá pra usar SSD M.2 SATA, mas não. M.2 NVMe.

 

De qualquer maneira, mesmo que seu processador suportasse as 16 linhas da placa de vídeo, ele é muito fraco pra conseguir acompanha-la na maioria dos jogos mais recentes. Essa limitação no PCI-Express nem vai fazer muita diferença em relação ao gargalo natural entre o processador e a placa de vídeo.

Mas não existe processador M.2 SATA, ou ele é SATA ou M.2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gabriel SC disse:

Mas não existe processador M.2 SATA, ou ele é SATA ou M.2

Tem certeza disso, amigo? O que seria isso aqui então?

 

https://www.pichau.com.br/SSD-wd-green-240gb-m-2-2280-sata-iii-6gb-s-leitura-545-mb-s-gravação-465-mb-s-wds240g3g0b

 

E sobre as especificações da sua placa-mãe que diz sobre o suporte apenas a SSD M.2 SATA com processadores Athlon?

 

Screenshot_20220915-200406_1.thumb.png.0c8a517c8df41596504b5dc45ed0a98e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Tem certeza disso, amigo? O que seria isso aqui então?

 

https://www.pichau.com.br/SSD-wd-green-240gb-m-2-2280-sata-iii-6gb-s-leitura-545-mb-s-gravação-465-mb-s-wds240g3g0b

 

E sobre as especificações da sua placa-mãe que diz sobre o suporte apenas a SSD M.2 SATA com processadores Athlon?

 

Screenshot_20220915-200406_1.thumb.png.0c8a517c8df41596504b5dc45ed0a98e.png

Me desculpe então, acabei de confundindo aqui, e realmente, ela só aguenta M.2 sata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Gabriel SC disse:

Me desculpe então, acabei de confundindo aqui, e realmente, ela só aguenta M.2 sata

Sem problemas. Eu sugiro você trocar seu processador por algum modelo Ryzen, depois disso seu problema será resolvido. Na China você acha o Ryzen 5 3600 por preços legais (R$600-700) e ele vai combinar muito bem com a placa de vídeo, eu sei porque tenho um com uma GTX 1660 Ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Sem problemas. Eu sugiro você trocar seu processador por algum modelo Ryzen, depois disso seu problema será resolvido. Na China você acha o Ryzen 5 3600 por preços legais (R$600-700) e ele vai combinar muito bem com a placa de vídeo, eu sei porque tenho um com uma GTX 1660 Ti.

Sim, vou pegar na Black Friday, estou em dúvidas entre o Ryzen 5 5500 e o Ryzen 5 5600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Pedro HM disse:

@Gabriel SC Qual seria a maior diferença entre pegar um 5600 ou um 5600x?

Apenas a frequência máxima, ou seja, o boost de clock do processador. Ao invés de pagar a diferença entre o 5600 e o 5600x, acho melhor pegar o 5600 e dar um Overclockzinho nele, que ele vira um 5600x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!