Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente sai do kit i3 6100, 8gb ram, para um kit com um Ryzen 5 3500 com 16GB RAM.
Paguei 1,300 em um kit com Ryzen 5 3500, 16GB Dual Channel Potenza 32000MHZ, A320M. Valeu a pena?
Eu utilizo uma RX 480 4GB, na qual paguei 500 reais (preço reduzido por que vendi a 1050 como parte).
Minha config:
Ryzen 5 3500
RX 480 4GB
16GB
SSD 120GB + HDD 1TB
FONTE 500W THERMALTAKE
Qual próximo upgrade devo fazer? Ou as peças vão segurar uns anos ainda? 

Postado
1 hora atrás, Matheus Kowa disse:

Qual próximo upgrade devo fazer?

Pra fazer upgrade você tem que ter um objetivo claro em mente, qual seria o seu objetivo? E quanto está disposto a pagar para cumpri-lo?

1 hora atrás, Matheus Kowa disse:

Ou as peças vão segurar uns anos ainda? 

Não, apesar de ser um conjunto decente para boa parte dos jogos que temos hoje, não aguentará muito bem os lançamentos dos próximos anos.

Postado
6 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Pra fazer upgrade você tem que ter um objetivo claro em mente, qual seria o seu objetivo? E quanto está disposto a pagar para cumpri-lo?

Não, apesar de ser um conjunto decente para boa parte dos jogos que temos hoje, não aguentará muito bem os lançamentos dos próximos anos.

Bom eu gostaria que esse meu kit atual conseguisse rodar GTA online, LoL, lives de jogos assim tlgd?
E claro jogar um bom jogo modo história com gráficos bonitos nas horas vagas.

Postado
11 horas atrás, Matheus Kowa disse:

Bom eu gostaria que esse meu kit atual conseguisse rodar GTA online, LoL, lives de jogos assim tlgd?

O computador que você já tem roda GTA e LOL sem problemas. E desde que você use a codificação de vídeo via hardware, o seu desempenho não será muito impactado durante lives.

Postado
11 horas atrás, GuilhermeGB disse:

O computador que você já tem roda GTA e LOL sem problemas. E desde que você use a codificação de vídeo via hardware, o seu desempenho não será muito impactado durante lives.

Mas será que consigo fazer streaming de GTA online? O jogo é bem pesado, mais pesado que o GTA normal.
Você acha cabível o upgrade para uma 1660S? Eu acho que a minha 480 fique parelha com a 1650, então não vale muito o upgrade pra uma 1650. 
E será que esse R5 3500, segura bem os jogos sem eu ter que trocar para um 3600, 3600x, 3700x ?

Postado
2 horas atrás, Matheus Kowa disse:

Mas será que consigo fazer streaming de GTA online? O jogo é bem pesado, mais pesado que o GTA normal.
Você acha cabível o upgrade para uma 1660S? Eu acho que a minha 480 fique parelha com a 1650, então não vale muito o upgrade pra uma 1650. 
E será que esse R5 3500, segura bem os jogos sem eu ter que trocar para um 3600, 3600x, 3700x ?

Bom, se você não quer correr o risco de ter uns engasgos durante a live, o ideal seria ter pelo menos um Ryzen 5 5600, devido a maior quantidade de threadas e arquitetura mais nova. Dependendo do modelo da sua placa-mãe vai precisar troca-la também, pois nem todas as A320 receberam suporte para novos processadores, mas alguns modelos são compatíveis mediante atualização de BIOS.

Não vale a pena pegar processador da linha 3000 mais, primeiro que estão defasados e os preços não são interessantes, segundo que o Ryzen 5 5600 tem quase o mesmo desempenho multi-core de um Ryzen 7 3700X, e um single-core até mais alto. Veja abaixo as pontuações dos processadores 3500, 5600X e 3700X no Geekbench. Lembrando que nem sempre a diferença de desempenho prática é no mesmo nível das diferenças de pontuação em benchmarks, mas servem como uma média geral.

(OBS: O 5600 tem desempenho muito parecido com o 5600X, só que custa mais barato)

Screenshot_36.png.a41a87280cf0aa6ac269c71a00ff110b.png

Screenshot_34.png.198f06b38767b0989fcc0fc37f969ee3.png

Screenshot_35.png.cb2885cdcf60595018967d2061c3229d.png

O seu Ryzen 5 3500 dá pra ser vendido por uns R$550, a placa-mãe (se for precisar vender), vai depender um pouco do modelo, pois A320 é apenas o tipo de chipset que ela usa, mas vai ser entre R$250~350. Você poderia ter estudado as opções antes de ter comprado esse novo kit, vai acabar tendo que gastar mais uns R$1.100 só no processador, fora se precisar comprar placa-mãe.

Aí vem outra questão que é a codificação do vídeo, o enconder H.264 da AMD é bem ruizinho, o pessoal diz que a qualidade final da imagem não é tão boa quanto nas placas NVIDIA, principalmente essas NVIDIA mais novas a partir da linha GTX 16xx em diante. Você teria um melhor desempenho do a GTX 1660 Super, tanto no jogo quanto na qualidade da codificação, mas eu acho que a diferença média de desempenho entre uma GTX 1660 Super e uma RX 480 não paga o investimento, que seria na casa dos 35~40%. Seria bem mais viável pensar numa RTX 2060 pra cima, que já traria um ganho de 60~65%. Na Pichau mesmo tem um modelo da MSI por R$1.800, um excelente preço. Você venderia essa sua RX 480 pra compensar o custo, dá pra pedir uns R$800 nela.

Em 16/09/2022 às 13:06, Matheus Kowa disse:

FONTE 500W THERMALTAKE

De qualquer maneira, a troca dessa fonte é altamente recomendada. A Thermaltake tem boas fontes, mas ela também tem fontes que são porcarias completas, como é o caso da linha "Smart". Eu tenho quase certeza que a sua é uma dessas, então já pode começar a provendicar a troca, pois não é uma fonte segura, você está colocando em jogo a vida útil dos seus componentes e a integridade do seu PC. Eu sugiro a Sharkoon WPM Gold Zero 550W.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@GuilhermeGB Sei que faz tempo que você respondeu, mas só vi agora.
Será que a geração 3000 da AMD não vai segurar uns anos ? Sem gargalo nem nada? 
Tava até optando em pegar o 3600x ou o 3700x, já que vender meu R5 3500 por 550 dá pra comprar um desses ai e pagar só 200 no máximo do meu dinheiro.
A placa de vídeo eu estava vendo, tem umas Vega 56, na OLX, por 1k400,00 (Não gosto de comprar no Aliexpress). Dai tava pensando em pegar uma Vega 56, ou até mesmo uma 1660, que na OLX está em torno de mil reais.
Fonte é algo que eu realmente preciso trocar, futuramente irei comprar uma nova.

Postado
2 horas atrás, Matheus Kowa disse:

Será que a geração 3000 da AMD não vai segurar uns anos ? Sem gargalo nem nada? 
Tava até optando em pegar o 3600x ou o 3700x, já que vender meu R5 3500 por 550 dá pra comprar um desses ai e pagar só 200 no máximo do meu dinheiro.

Primeiro que gargalo não é algo tão simples, depende do jogo, depende da qualidade gráfica, etc. Até se você pega um Core i9 12900K você pode sim ter gargalo com uma RTX 3090 Ti em situações específicas, ele pode ser um gargalo até para placas mais fracas também, tudo depende da situação. Gargalo é uma coisa natural de qualquer sistema, sempre vai existir em algum lugar.

Pensando a longo prazo e em jogos, não é nem um pouco vantajoso sair de um 3500 e ir para um 3700, muito menos um 3600. Como os processadores fazem parte da mesma arquitetura, você encontrará jogos onde os dois terão exatamente o mesmo desempenho, e em situações onde existe um ganho por aproveitar melhor os núcleos, você conseguiria quase o mesmo resultado num 5600, que de quebra ofereceria mais desempenho em jogos por ser de uma arquitetura mais nova. E em lugar algum você vai encontrar um Ryzen 7 3700 por esse preço que está imaginando de R$750, processadores high-end antigos sempre são vendidos caros, só olhar no Mercado Livre que você verá vários custando acima dos R$1.500, isso é o preço de um Ryzen 7 5700X. No Aliexp*** o Ryzen 7 3700 é vendido por mais de R$1.200, também a faixa de preço de um 5700X (novo) no mesmo site.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...