Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alex Weiss

20 horas atrás, Alex Weiss disse:

Para o uso mencionado:

Athlon 3000G 3.5GHz + Cooler AMD Wraith Stealth R$435,12

placa-mãe: A320M-H R$450

RAM: Geil Orion, 8GB, 3200MHz R$196,00x2. 2 módulos ajuda a deixar mais fluido as atividade do dia dia. Pode economizar e pegar apenas 1xmódulo, o valor não é muito impactante mas caso precise de cada centavo pode adicionar o 2ºmodulos depois.

SSD:  WD Green, 240GB, SATA R$150,00  *SSD NVMe não funciona com Athlon*

Fonte: CV450w R$300 Também pode ir de Pylon 450w, Nidus 500w, RGPS 500w, Cooler master MWE 500w.  Não é pela potência mas sim pela qualidade, mesmo que seja um conjunto que não consome muito se utilizar com uma fonte genérica logo logo começa pipocar problemas.

Total: ~R$1.740 + fretes.   + gabinete[a teu critério] + ventoinhas[se precisar]. 

A placa-mãe da MSI msi b450m é boa? Dá para usar esse cpu com o cooler box ou ele não segura?

Postado
20 horas atrás, Joao531 disse:

Sobre o gabinete, eu recomendo o Montech Air 1000 Lite 3 Fans, está custando R$369,90 na Terabyte.

Gabinete bom e bonito (é imitação do Corsair 4000D Airflow) mas meio caro para "micro escritório".

O Pichau Apus também inclui 3 fans e oferece a mesma funcionalidade, só é um pouco menor, mas apesar de significativamente mais barato também é "overkill" para  a proposta.

Um TGT REBEL, MID-TOWER, COM 1 FAN de 125mm de 125,00 que tem um certo airflow (instalando um fan exaustor) é suficiente para a proposta, e como em geral micro de escritório é enfiado debaixo da mesa, ou estante, as USB, liga/desliga no painel frontal se tornam mais convenientes do que a posição "pega poeira" de gabinete "gamer".

Postado
19 horas atrás, Joao531 disse:

É só criar uma conta da Microsoft que você vincula a licença nela.

Sim, vai ser gratuita e SEMPRE vai ser. O fato de que será impossível atualizar gratuitamente para nova versão do Windows não passa de uma pura mentira, já que ainda é possível atualizar o Windows 7 ou 8.1 para Windows 10 gratuitamente apesar da Microsoft dizer o contrário. Sem mencionar mesmo que as chaves do Windows 7 e 8.1 são aceitas na instalação do Windows 10.

Não é bem assim não, principalmente de um laptop prum desktop.

Postado
1 hora atrás, mattpecker disse:

A placa-mãe da MSI msi b450m é boa?

Sim, ela é boa. Mas só que ela é bem desnecessária para seu intuito. Então recomendaria mais o A520M ou A320M (com A320M, não vai poder usar o Ryzen 4000 ou para cima). As ótimas marcas de placa-mãe são ASUS, MSI e Gigabyte.

1 hora atrás, mattpecker disse:

Dá para usar esse cpu com o cooler box ou ele não segura?

Dá para usar sim, porque o cooler box é de qualidade. Não esquenta.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, mattpecker disse:

Dá para usar esse cpu com o cooler box ou ele não segura?

Athlon dá pra usar cooler box sim, os meus ficam na casa dos 40ºc em média, somente em dias escaldantes para passarem dos 50ºc em tarefas rotineiras. Aliás até um 5600g pode usar o Cooler box tranquilo desde que tenha um air flow minimamente digno rsrs.. 

2 horas atrás, mattpecker disse:

A placa-mãe da MSI msi b450m é boa?

Sim, mas como já foi mencionado pelo amigo ela seria "demais" para o intuito. 

Como o pretendido é um kit comum o processador não será tão forte a ponto de abusar dos VRM da placa-mãe então uma A320 seria a tampa perfeita pra essa panela[no caso de optar pelo Athlon]

Caso planeje gastar mais no processador e ir num R4000 ou 5000 então faria sim sentido ir numa B450 ou A520 por serem mais atuais projetadas para as novas tecnologias.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Joao531 disse:

Sim, ela é boa. Mas só que ela é bem desnecessária para seu intuito. Então recomendaria mais o A520M ou A320M (com A320M, não vai poder usar o Ryzen 4000 ou para cima). As ótimas marcas de placa-mãe são ASUS, MSI e Gigabyte.

Dá para usar sim, porque o cooler box é de qualidade. Não esquenta.

Ok muito obrigado. Num futuro, caso eu opte por essa placa-mãe da MSI e faça um upgrade de processador (os novos  Ryzen são AM4 também?), teria um ganho de longeividade e desempenho considerável?

6 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Athlon dá pra usar cooler box sim, os meus ficam na casa dos 40ºc em média, somente em dias escaldantes para passarem dos 50ºc em tarefas rotineiras. Aliás até um 5600g pode usar o Cooler box tranquilo desde que tenha um air flow minimamente digno rsrs.. 

Sim, mas como já foi mencionado pelo amigo ela seria "demais" para o intuito. 

Como o pretendido é um kit comum o processador não será tão forte a ponto de abusar dos VRM da placa-mãe então uma A320 seria a tampa perfeita pra essa panela[no caso de optar pelo Athlon]

Caso planeje gastar mais no processador e ir num R4000 ou 5000 então faria sim sentido ir numa B450 ou A520 por serem mais atuais projetadas para as novas tecnologias.

Vou repetir a pergunta do quote acima para o outro usuário. Num futuro, caso eu opte por essa placa-mãe da MSI e faça um upgrade de processador (os novos  Ryzen são AM4 também?), teria um ganho de longeividade e desempenho considerável?

Muito obrigado

Postado

@mattpecker Os novos Ryzen 7000 são AM5 com memória RAM padrão DDR5. 

Qualquer conjunto hoje que depois deseje subir para os 7000 vai ter de trocar tudo rsrs

Essa B450 seria interessante se depois você quisesse subir por exemplo o Athlon pra um 5600x com uma GPU dedicada, aí ela seria uma boa solução. Ou para o 4600g/5600g/5700g

Foram 5 gerações com o AM4, então esperamos que o AM5 permaneça por boas gerações também e assim possamos desfrutar de bons upgrades com o socket.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@mattpecker Os novos Ryzen 7000 são AM5 com memória RAM padrão DDR5. 

Qualquer conjunto hoje que depois deseje subir para os 7000 vai ter de trocar tudo rsrs

Essa B450 seria interessante se depois você quisesse subir por exemplo o Athlon pra um 5600x com uma GPU dedicada, aí ela seria uma boa solução. Ou para o 4600g/5600g/5700g

Foram 5 gerações com o AM4, então esperamos que o AM5 permaneça por boas gerações também e assim possamos desfrutar de bons upgrades com o socket.

A sim, entendi. Eu teria uma boa placa-mãe da arquitetura AM4, mas já não é a mais recente da AMD

• Curtir 1
Postado

@mattpecker Exatamente, ainda tem a opção das B550/x570[estas que seriam as topo de linha do AM4] se precisasse das velocidades do pcie4.0 nos SSD e GPU topos de linha.[é um conteúdo interessante se quiser se aprofundar mais sobre] Para isso é necessário processador R5 5600x ou superior.   Mas aí já é outro papo e outros custos...

Hoje uma B450 que é uma boa opção são B450M DS3H gigabyte e B450M Gaming II ASUS

Ambas com bons recursos e suportam fácil os R5000, e podem ser utilizadas com Athlon 3000g

Porém o custo passa fácil acima dos R$600 então é algo que deve analisar.  

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Alex Weiss disse:

@mattpecker Exatamente, ainda tem a opção das B550/x570[estas que seriam as topo de linha do AM4] se precisasse das velocidades do pcie4.0 nos SSD e GPU topos de linha.[é um conteúdo interessante se quiser se aprofundar mais sobre] Para isso é necessário processador R5 5600x ou superior.   Mas aí já é outro papo e outros custos...

Hoje uma B450 que é uma boa opção são B450M DS3H gigabyte e B450M Gaming II ASUS

Ambas com bons recursos e suportam fácil os R5000, e podem ser utilizadas com Athlon 3000g

Porém o custo passa fácil acima dos R$600 então é algo que deve analisar.  

O Athlon 3000G e o Athlon 300GE são equivalentes ou similares?

Porque tenho achado mais o 300 GE à venda

Postado
1 hora atrás, Alex Weiss disse:

@mattpecker São praticamente a mesma coisa,  apenas tente pegar uma compra com o cooler box junto de resto é sucesso. 

A sim, ótimo. No anúncio vai falar se vem né?

Outra dúvida, mas isso farei mais para frente. No uso de dois monitores, já trabalhei em lugares que tinham dois, um para digitar e outro para abrir arquivos de texto. Sabe me dizer qual o tamanho de cada um que o pessoal costuma usar (20+ polegadas para o principal e 17+ polegadas para o secundário?)?

• Membro VIP
Postado

@mattpecker Eu acredito que dois de 21,5 ficaria bom. Pode usar um vertical e um  horizontal se o monitor tiver suporte. Mas pelo menos o principal 21,5 pra ter um espaço pra mais de uma aba na tela

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, mattpecker disse:

A sim, ótimo. No anúncio vai falar se vem né?

Outra dúvida, mas isso farei mais para frente. No uso de dois monitores, já trabalhei em lugares que tinham dois, um para digitar e outro para abrir arquivos de texto. Sabe me dizer qual o tamanho de cada um que o pessoal costuma usar (20+ polegadas para o principal e 17+ polegadas para o secundário?)?

Olha, acredito que a questão de tamanho de tela é subjetivo, vai do gosto e bolso do comprador. O que mais importa são os recursos desse monitor e a resolução. Tem galera usando de 27", de 23,8" ou até de 29", pode ser widescreen, ultrawide ou quadradão, mas a resolução que vai dizer como essa tela se apresentará. Dê uma pesquisada no Youtube, veja vídeos pra você ter uma ideia de como o Win se apresenta em casa tipo de tela. 

• Curtir 1
Postado
Em 20/09/2022 às 20:52, PedroNoal disse:

@mattpecker Eu acredito que dois de 21,5 ficaria bom. Pode usar um vertical e um  horizontal se o monitor tiver suporte. Mas pelo menos o principal 21,5 pra ter um espaço pra mais de uma aba na tela

Por "suporte", vocẽ quer dizer o que? O físico? Porque o que determina se o monitor fica na horizontal ou na vertical é o SO, correto?

Em 21/09/2022 às 10:00, Alex Weiss disse:

sim, de praxe é especificado se acompanha o cooler ou não, essa informação alguns colocam já no titulo outros deixam na descrição do produto.

como exemplo essas duas versões:

com cooler box

sem cooler box

beleza. Como disseram cima que o cooler box segura bem esse processador, qual motivo de alguém usar outro cooler? Fazer overclock?

22 horas atrás, GabrielleC disse:

Olha, acredito que a questão de tamanho de tela é subjetivo, vai do gosto e bolso do comprador. O que mais importa são os recursos desse monitor e a resolução. Tem galera usando de 27", de 23,8" ou até de 29", pode ser widescreen, ultrawide ou quadradão, mas a resolução que vai dizer como essa tela se apresentará. Dê uma pesquisada no Youtube, veja vídeos pra você ter uma ideia de como o Win se apresenta em casa tipo de tela. 

Eu já usei há um bom tempo um monitor wide de 17 ou 19 (não me lembro mais) e a resolução era 1440x900

Essa resolução ainda é boa hoje em dia? Pensei em um monitor de 20-22 polegadas como primeira tela e um de 15-17 polegadas como segunda (esse na vertical)

Postado
12 minutos atrás, mattpecker disse:

Por "suporte", vocẽ quer dizer o que? O físico? Porque o que determina se o monitor fica na horizontal ou na vertical é o SO, correto?

Sim, físico.

Você pode ir nas configurações de vídeo do Windows e mudar a exibição para retrato, mas num monitor previsto para ser usado só na posição horizontal vai perder area na tela, ficando igual nos videos filmados com o celular na posição errada.

Por isso ou você usa um suporte de mesa, ou parede - para o qual o monitor tem quer ter furação (VESA) na traseira do painel;  ou compra um monitor que permita girar fisicamente a tela 90 graus, exemplo:

Samsung Odyssey G3

monitor-doyssey-g3-vertical.jpg

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, 1lokos disse:

Sim, físico.

Você pode ir nas configurações de vídeo do Windows e mudar a exibição para retrato, mas num monitor previsto para ser usado só na posição horizontal vai perder area na tela, ficando igual nos videos filmados com o celular na posição errada.

Por isso ou você usa um suporte de mesa, ou parede - para o qual o monitor tem quer ter furação (VESA) na traseira do painel;  ou compra um monitor que permita girar fisicamente a tela 90 graus, exemplo:

Samsung Odyssey G3

monitor-doyssey-g3-vertical.jpg

Não entendi direito essa de perder área em monitores que foram feitos só para se usar na horizontal. Um monitor que tenha a furação VESA colocado na vertical não ficaria "igual" a esse Samsung que vocẽ postou?

Sei que o pessoal usa bastante Dell né como segunda tela, acho porque giram sem necessidade de suporte articulador extra

• Membro VIP
Postado

Suporte físico. Eu compraria um 1920x1080. Não sei se vale a pena comprar com resolução menor até pela diferença de preço. Não tenho certeza se precisa ser suporte articulado, talvez algum fixo só com ajuste de altura consiga encaixar na vertical.

• Curtir 2
Postado
8 minutos atrás, PedroNoal disse:

Suporte físico. Eu compraria um 1920x1080. Não sei se vale a pena comprar com resolução menor até pela diferença de preço. Não tenho certeza se precisa ser suporte articulado, talvez algum fixo só com ajuste de altura consiga encaixar na vertical.

beleza, vou tentar o monitor principal pelo menos com essa resolução. O secundário não vejo tanta necessidade (me fale se estiver errado) porque vai ficar aberto arquivos .doc ou .pdf

• Membro VIP
Postado

Eu uso 1920×1080 tem um bom tempo, recentemente tive que usar uma TV antiga até chegar meu monitor e meu incomodou bastante a visão usar uma resolução mais baixa, principalmente para ler, as letras parecem que ficavam embaçadas, pode ser que no seu monitor não fique.

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, mattpecker disse:

beleza. Como disseram cima que o cooler box segura bem esse processador, qual motivo de alguém usar outro cooler? Fazer overclock?

Na verdade com o Athlon ninguém precisa usar outro cooler, a não ser que compre uma unidade que não acompanhe o cooler box e precise comprar separado, então já que a pessoa teria esse gasto colocaria logo um cooler bacana pra aproveitar em um possível upgrade.  

Agora, com os Ryzen 5600g, 5600 e 5600x o cooler box também segura mas com temperaturas mais altas na casa dos 60ºc++ então para manter as temperaturas mais baixas ou segurar pra não subir tanto quanto com o o cooler box, é recomendado partir logo pra um Deepcool gammax 400v2[pra ele precisa ver se gabinete suporta o tamanho da torre] é uma questão de unir o útil ao agradável. 

Todavia entretanto, se for usar dos Ryzen 5000 em escritório o cooler box já seria suficiente por conta de que o uso no dia a dia não leva o processador ao stress máximo que causaria altas temperaturas. A poucos dias montei um 5600g para uma firma utilizar com Audaces 360 e suas temperaturas não ultrapassam os 60ºc que para esses processadores é algo bem agradável.

Sobre overclock, com uma placa-mãe A320 não é possível, e mesmo que use uma placa que permita fazer, é inviável fazer isso em um processador fraco[Athlon, que alias como disse trabalha muito bem em office], e praticamente não é necessário fazer overclock nos Ryzen 5000 por terem uma capacidade muito satisfatória, OC é algo pra entusiastas, para o uso cotidiano não fará diferença a não ser esquentar mais e gastar mais energia rsrs, que é algo que não queremos para um pc de escritório que precisa durar seus bons anos, certo.

• Curtir 2
Postado

Como me sugeriram, pensei em pegar um pente de 8 GB na Kabum. E depois comprar um igual no Alie, sabem me dizer se memórias da Kingston, Patriot, etc no Alie são originais e de mesmo desempenho das vendidas na Kabum? E quanto aos SSds, vejo que há Kingston no Alie, mas se não me falha a memória, já li que há falsificação de SSds

3 horas atrás, Alex Weiss disse:

Na verdade com o Athlon ninguém precisa usar outro cooler, a não ser que compre uma unidade que não acompanhe o cooler box e precise comprar separado, então já que a pessoa teria esse gasto colocaria logo um cooler bacana pra aproveitar em um possível upgrade.  

Agora, com os Ryzen 5600g, 5600 e 5600x o cooler box também segura mas com temperaturas mais altas na casa dos 60ºc++ então para manter as temperaturas mais baixas ou segurar pra não subir tanto quanto com o o cooler box, é recomendado partir logo pra um Deepcool gammax 400v2[pra ele precisa ver se gabinete suporta o tamanho da torre] é uma questão de unir o útil ao agradável. 

Todavia entretanto, se for usar dos Ryzen 5000 em escritório o cooler box já seria suficiente por conta de que o uso no dia a dia não leva o processador ao stress máximo que causaria altas temperaturas. A poucos dias montei um 5600g para uma firma utilizar com Audaces 360 e suas temperaturas não ultrapassam os 60ºc que para esses processadores é algo bem agradável.

Sobre overclock, com uma placa-mãe A320 não é possível, e mesmo que use uma placa que permita fazer, é inviável fazer isso em um processador fraco[Athlon, que alias como disse trabalha muito bem em office], e praticamente não é necessário fazer overclock nos Ryzen 5000 por terem uma capacidade muito satisfatória, OC é algo pra entusiastas, para o uso cotidiano não fará diferença a não ser esquentar mais e gastar mais energia rsrs, que é algo que não queremos para um pc de escritório que precisa durar seus bons anos, certo.

Mais em conta pegar com o cooler box então já que não vou fazer OC

• Curtir 1
Postado

@mattpecker Olha, sinceramente com os preço que andam aqui conforme aparece boas ofertas não vejo vantagem em Ali...    memórias de 3200mhz hj consegue por menos de R$200... e SSD bons modelos 500gb por menos de R$300, então particularmente não considero e não recomendo comprar lá fora..  Além do que é sem galantia patlon rsrsrs 

mas cada um, é cada um, e sabe o que faz heheh

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@mattpecker eu pegaria a memória na Kabum mesmo. Concordo totalmente com o @Alex Weiss . O barato pode sair caro, se for taxado, seria até pior que comprar por aqui mesmo. Kabum sempre tem muita coisa em promoção e você sabe que n é coisa falsa. 😉

Quanto à resolução, também acho que hj em dia vale mais á pena pegar monitor com mínima resol de 1920x1080 pela questão de tudo ser dimensionado, hj em dia, para esse padrão. Sinceramente, acho que monitor de 21" pra cima é que você vai achar melhor por aí.

Olha esse aqui:

https://www.kabum.com.br/produto/168369/monitor-gamer-samsung-22-ips-75-Hz-full-HD-freesync-HDMI-VGA-vesa-lf22t350fhlmzd?gclid=Cj0KCQjw1bqZBhDXARIsANTjCPL70Dru2pLPzSW0hIt_6SsEb-fhpLYlLAktVroyFgJtNSalMeOka0oaAubiEALw_wcB

Claro que, antigamente, você pagaria bem menos nesse tamanho, mas por ser já FreeSync, 75Hz e FullHD, até que está interessante. Claro que sempre vale a pesquisada em outros locais e modelos. Só tô semeando a pontinha de "dúvida" em você rsrs.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...