Ir ao conteúdo

Water Cooler Corsair H60 Hydro Series de 120mm vale a pena?

Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

Postado

Tive um problema com a bomba de um ''Gamdias Chione E2-120 Lite'', e possa ser que eu tenha que trocar. Esse ''Corsair H60 Hydro Series'' de 120mm vale a pena? É melhor do que o meu antecessor? Meu gabinete suporta WC de até 120mm.

https://www.kabum.com.br/produto/97265/water-cooler-corsair-h60-hydro-series-led-branco-120mm-preto-cw-9060036-ww?gclid=CjwKCAjwpqCZBhAbEiwAa7pXeW_HgjItWSz50eduu2xx7BuYWZhXlMeEiPypKAbaqW_nNb3RIProexoCzlYQAvD_BwE
PS: Utilizo um Ryzen 7 3700x.

• Curtir 1
Postado

Não conheço o da Chione, mas pelas dimensões do radiador creio que o desempenho seja similar.

A escolha entre o da Corsair e CM acaba sendo bem pessoal, as duas marcas são boas.
A instalação de ambos para AMD são similares, usam o próprio suporte da placa-mãe e pode ser feito dentro do gabinete.

Esses novos da CM estão vindo com o Sickleflow V2 que é uma fan de bom desempenho e ruído relativamente baixo em comparação aos water coolers de gerações anteriores.

Acho que a vantagem da Corsair são os 5 anos de garantia nacional.
A alimentação da bomba é através do conector sata, assim não depende do detalhe de lembrar de desligar o controle de rotação do conector da placa-mãe.
O bloco vem com pasta pré-aplicada, não acompanhando pasta extra para o caso de precisar refazer a instalação.
Então recomendo ter um tubo de pasta extra guardado de reserva.

• Obrigado 1
Postado
13 horas atrás, Endmmans End disse:

PS: Utilizo um Ryzen 7 3700x.

Parte logo para os 240mm que é mais negócio pra esse R7 se tiver espaço no Gabinete.

120mm sempre vai deixar a temp. subir mais.

DeepCool Gammaxx L240T Blue, LED Azul, 240mm, R$370

DeepCool LE500, LED 6 Cores 240mm R$375

13 horas atrás, Endmmans End disse:

Meu gabinete suporta WC de até 120mm.

Qual o modelo do seu gabinete? 

Talvez deva levar em conta mudar para AC como o Gammax 400v2 , custo bem menor e desempenho similar senão superior.

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, EdsonSM disse:

A escolha entre o da Corsair e CM acaba sendo bem pessoal, as duas marcas são boas.

Corsair (e Cooler Master)  é marca tradicional e reconhecida de longa data  - acha diversos reviews e comparativos na mídia especializada internacional, já Gamdias ... nem tanto.

Neste "review" do Pipoca Tech a versão 240mm do Chione com um 3700X manteve a temperatura com o CPU em stock abaixo dos 75ºC.

Já este teste do Peperaio com o Cooler Master ML120L V1 mostra que... um bom air cooler - que custa mais barato; é opção mais eficiente que WC de 120mm. 😜

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Solução
Postado
8 horas atrás, 1lokos disse:

Corsair (e Cooler Master)  é marca tradicional e reconhecida de longa data  - acha diversos reviews e comparativos na mídia especializada internacional, já Gamdias ... nem tanto.

Não sei dizer quem normalmente fabrica os water coolers da Chione.
Sei que por acaso um de seus water coolers a bomba é da Cooler Master, veja review com fotos aqui.

Neste "review" do Pipoca Tech a versão 240mm do Chione com um 3700X manteve a temperatura com o CPU em stock abaixo dos 75ºC.😜

Acho que 75C em teste de stress para um wc de 240 está dentro do esperado para o 3700X.

Já vi temperaturas nessa faixa mesmo para air coolers mais parrudos como o Noctua e o Fuma, veja esse resultado com teste com gabinete aberto aqui.
Tem esse outro review comparando diversos air e water coolers aqui.

Então só comparando os coolers nas mesmas condições e gabinete para ter ideia da diferença de desempenho.
Mas de qualquer forma muito desses testes de stress servem mais para ver o potencial de refrigeração do cooler, não representando a realidade do uso cotidiano.

Já este teste do Peperaio com o Cooler Master ML120L V1 mostra que... um bom air cooler - que custa mais barato; é opção mais eficiente que WC de 120mm. 😜

Não diria mais eficiente, mas concordo que air coolers como o Gammaxx tem melhor custo-benefício.

Eu mesmo já tive o Hyper 212 e o Seidon 120, testei inclusive com fans iguais, as temperaturas eram similares.
A diferença mesmo ficou mais na estética, então ficaria mais a critério e bolso de cada um.

Quanto R5 3600 usado no teste, já vi vários donos no fórum que tem o Gammaxx atendendo muito bem, então não teria necessidade de pagar muito caro por um cooler.
Aqui mesmo no fórum tem um dono que chegou a trocar um wc de 120 pelo Fuma 2 e a diferença foi irrisória, veja opinião dele aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...