Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 temperatura alta e rotação do cooler oscilando muito


Posts recomendados

Desculpe ressuscitar o tópico, encontrei um modo de baixar a temperatura do 3600, ao menos no meu funcionou, eu tava com as mesmas temperaturas de vcs, 96°C com cooler box, e 88°C com um WC aqua 120, entrei no CMOS da Bios (tenho uma B350GT5) e vi que a tensão do processador estava em 1.54v, achei muito mas muito alto para um padrão original, baixei pra 1.34v, a temperatura baixou pra 78°C em estresse pelo cpuz e em jogos ficou na média em 70°C, fiz testes pelo cinebench c20 pra ver se perdia performance e manteve igual, mas quando baixei mais que isso perdi rendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/08/2019 às 16:44, ronan.bove disse:

Percebi o mesmo na minha maquina, tenho uma mobo B450M Pro4 da ASRock já com a bios atualizada, meu Ryzen anterior, o 2600 não passava de 55º nos testes stress como o Cinebench R20 como meu Watercooler H80i. Agora com o 3600 no mesmo watercooler e já conferido e reconferido a pasta térmica de prata, a temperatura bate os 70º no Cinebench R20!! Coloquei o Cooler do R7 2700 que é pra 95W e a temperatura Bate os 80º!!! Espero que alguma bios corrija isso!!!

 

Ola pessoal ! . Eu também adquiri um Ryzen 3600 recentemente e notei a alta temperatura. Com cooler box nos testes a temperatura chega a 80° mesmo em máxima rotação . Pois bem , resolvi comprar um Water cooler H45 e nos testes  de estress a temperatura chega aos 70° e estabelece, mesmo com o WC no máximo . A partir disso fiz varios testes com rotações diferentes e , mesmo com rotações mais baixas  a temperatura mantém nos 70° (nos testes) . Com a CPU em "repouso" sempre fica na casa dos 50/55°  com os mesmos testes  de rotação máxima ou baixa do WC . Eu so consegui baixar a temperatura  desativando o BOOST do processador . Mas o preço a pagar e a limitação da frequência em 3600 MHz  . Em vista disso cheguei a conclusão que essa e a temperatura de trabalho que ele oferece nao tem muito o que fazer . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Só pra deixar registrado, eu havia comprado um Cooler a Ar muito monstruoso para usar no meu R5 3600, o Scythe Fuma 2, que por sinal tem desempenho superior a Water coolers de 700 reais .. o resultado não foi lá essas coisas, se comparado ao Maelstrom 120T, ele baixou pouca coisa a temperatura, porém o mais estranho de tudo, é que um amigo com o mesmo processador / cooler (placa-mãe diferente da MSI), rodando teste de stress o processador dele ficou muito mais frio do que o meu, e a tensão (tensão) do processador dele também bem menor do que a do meu, sendo que ele não mexeu em nada para fazer undervolting ..

 

Eu devolvi o Fuma 2, comprei um water cooler de 240 da Cooler master, não na esperança de baixar muito a temperatura, somente para melhorar um pouco a parte estética, pois ficou muito feio com o fuma 2 .. e como eu consegui devolver e recebi o dinheiro de volta, foi praticamente o que gastei para comprar esse de 240 da CM, depois eu coloco uns testes aqui.

 

Aproveitei para trocar de placa-mãe também, peguei uma b450gt3 na promoção da TB por 399,00, vou vender a minha por 300 então fica praticamente elas por elas ... vamos ver, se esse problema de tensão é relacionado a BIOS da Gigabyte, ou se não tem nada a ver ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2020 às 23:35, leonardo162 disse:

Só pra deixar registrado, eu havia comprado um Cooler a Ar muito monstruoso para usar no meu R5 3600, o Scythe Fuma 2, que por sinal tem desempenho superior a Water coolers de 700 reais .. o resultado não foi lá essas coisas, se comparado ao Maelstrom 120T, ele baixou pouca coisa a temperatura, porém o mais estranho de tudo, é que um amigo com o mesmo processador / cooler (placa-mãe diferente da MSI), rodando teste de stress o processador dele ficou muito mais frio do que o meu, e a tensão (tensão) do processador dele também bem menor do que a do meu, sendo que ele não mexeu em nada para fazer undervolting ..

 

Eu devolvi o Fuma 2, comprei um water cooler de 240 da Cooler master, não na esperança de baixar muito a temperatura, somente para melhorar um pouco a parte estética, pois ficou muito feio com o fuma 2 .. e como eu consegui devolver e recebi o dinheiro de volta, foi praticamente o que gastei para comprar esse de 240 da CM, depois eu coloco uns testes aqui.

 

Aproveitei para trocar de placa-mãe também, peguei uma b450gt3 na promoção da TB por 399,00, vou vender a minha por 300 então fica praticamente elas por elas ... vamos ver, se esse problema de tensão é relacionado a BIOS da Gigabyte, ou se não tem nada a ver ..

Por favor nos informe a tensão que puxa na sua B450GT3, pois a minha é uma B350GT5 e puxou muito alta, com relação ao seu clock eu recomendo travar ele em 4.0 você fica com um pouco mais de performance (bem pouco) e o Vcore cai pra 1.1v, ao menos o meu fez isso sem eu mexer em nada do Vcore, deixei no auto 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@leonardo162

Em 23/02/2020 às 08:37, leonardo162 disse:

@Fatcho Na minha Gigabyte a tensão do processador chegava a 1,450, minha b450gt3 ainda não chegou, quando chegar eu vou realizar os testes.

 

Conseguiu resolver amigo? Estou na mesma situação com altas temperaturas e a velocidade do cooler oscilando muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
12 horas atrás, Brc disse:

@denis.alves.f na bios. Tem opção lana parte de tensão do processador. Deixa auto com offset -0,075mV

 

Em minha gigabyte não resolver alterar o offset.  e ela ainda não permite setar a tensão manualmente.. so com o Ryzen master

 

Solução foi diminuir o clock para 4.05 para não precisar entrar no R.Master toda hora e dai quando eu precisar de algo mais "potente" eu entro no Rmaster e seto1.185v operando a 4.3. esquenta um pouco mais mas nada dessa temp em stock. o que eleva muito as temperaturas sao estes PICOS de tensão (comuns) que a AMD permite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!