Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MSI B450M Mortar Max é uma boa opção para usar com Ryzen 9 5900X?


Alefvisi

Posts recomendados

Bom dia, amigos.

 

Recentemente adquiri uma placa-mãe MSI B450M Mortar Max com o intuito de usar um Ryzen 7, mas consegui a oportunidade de pegar um Ryzen 9 5900x por um preço similar. 

 

Meu setup,  então, consistiria em: 

MSI B450M Mortar Max

Ryzen 9 5900x

RTX 3070

2x8Gb 2666 MHz

Water cooler 240mm

Fonte 850w XPG 80 Plus gold

 

No site da fabricante diz que ela suporta esse modelo de R9 e no caso a BIOS da placa-mãe já está devidamente atualizada.

 

Vale ressaltar que não pretendo fazer overclock em nenhum componente. Usarei todos os eles em stock

 

Gostaria de saber se essa placa-mãe da conta do recado pra esse sistema, suportando o processador, principalmente no que diz respeito ao VRM. Também gostaria de saber se há alguma contra indicação relativo a esse sistema. 

 

Obrigado a todos. ;D

 

Screenshot_20220920-083915_Chrome.jpg

Screenshot_20220920-083907_Chrome.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É recomendado um que tenha algum fluxo de ar sobre o VRM, considerando que a carga de um 5900X é similar a um 3900X.

 

EDIT: Na verdade em stock vai de boa, pra OC que vai precisar de fluxo de ar.

 

Screenshot_6.thumb.png.0d4377bf69ab27b65e21107e2ffd475e.png

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1d9_E3h8bLp-TXr-0zTJFqqVxdCR9daIVNyMatydkpFA/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB 

 

Obrigado.

 

Mas como eu descubro a corrente do processador? Como você está afirmando que não há necessidade de fluxo de ar em stock, suponho que a corrente, de acordo com a tabela, seja entre 75A e 100A. 

 

Eu procurei na Internet, mas não achei nada falando sobre a corrente do processador em stock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alefvisi vai ser nessa faixa ai mesmo. Em stock o processador é limitado a por volta dos 105W, a tensão de operação dos Ryzen varia de 1.20V a 1.35V, então a corrente vai varia entre 85-90A, isso para o processador em estresse máximo. Claro que se você fizer o PBO o consumo vai subir bem mais, e consequentemente a corrente também.

 

Aqui nesse review da ASUS TUF Gaming B550M-Plus você pode ver o teste de estresse com um 3900X em stock, a corrente medida pela placa-mãe está na casa dos 89A, deixei já no minuto correto:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Miauzs Infelizmente eu não tinha conhecimento sobre a importância do VRM e acabei comprando essa placa antes. Achava que uma placa high-end oferecia apenas mais slots M.2, suporte para maior quantidade de RAM, maiores frequências e outros recursos onboard.

 

Hoje, com certeza eu não economizaria na placa-mãe sabendo disso, mas não da pra chorar por leite derramado : /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!