Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Drop de FPS brusco em jogos fracos


Posts recomendados

Bom dia, galera. Tô tendo esse problema estranho de drop de fps (sobe pra 36 e cai até 8, as vezes de uma vez, as vezes cai pra 26 +/-), fiquei jogando enquanto monitorava pelo Gerenciador de Tarefas e o uso da CPU estava estável em 8%, RAM em 48% e Disco variando bem pouco entre 0% - 5%, e estou rodando um jogo fraco (Priston Tale EU)  com os seguintes requisitos:

 

System Requirements

 

Recommended

OS: Windows 7/8/10

RAM: 4 GB

Disk Space: 4.6 GB

vídeo Card: supports DirectX 9 and Shader Model 3.0

Internet Connection: 5 MB or more

 

Minimum

OS: Windows 7/8

RAM: 2 GB

Disk Space: 4.6 GB

vídeo Card: supports DirectX 9 and Shader Model 3.0

Internet Connection 1 MB

 

Já testei outros jogos como MU, e só fica pior. As informações do meu sistema estão anexados. Eu uso win 8.1 pro e acabei de formatar o pc, atualizei tudo pelo Windows Update e os e chequei o drivers pelo Driver Easy Pro e já estava tudo atualizado. o que achei estranho foi a instalação do driver da placa gráfica Nvidia GeForce 7025 porque meu pc não placa de vídeo. Tb chequei o status do HD com o CrystalDiskInfo e está saudável, todo azul. A fonte é uma ATX 500w  FONENG HDW-0002.

 

 

Se alguém puder me dizer o que posso fazer além de upgrade de hardware, agradeço.

 

*Um adendo: eu consigo rodar filmes FULL HD em site e tb no Youtube consigo ver vídeos de horas em 1080p60fps sem travar.

 

DriverEasy-PCInfo.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Requisitos de jogos nem sempre são fiéis às condições reais. E no caso desse jogo, não foi nem especificado que placa de vídeo e processador seriam os requisitos mínimos. O processador estar com uso baixo no gerenciador de tarefas não significa que o seu PC esteja rodando o jogo "errado" necessariamente, pois a arquitetura do jogo pode ter sido feita para usar apenas um core do processador, por exemplo. Ou, o mais provável, sua placa de vídeo não é boa o suficiente para renderizar o jogo. Essa GeForce 7025 / nForce 630a é extremamente fraca.

1 hora atrás, ikaball disse:

*Um adendo: eu consigo rodar filmes FULL HD em site e tb no Youtube consigo ver vídeos de horas em 1080p60fps sem travar.

Isso não tem muita coisa a ver com a capacidade do seu PC de rodar jogos.

1 hora atrás, ikaball disse:

Se alguém puder me dizer o que posso fazer além de upgrade de hardware, agradeço.

Testar diferentes versões de drivers de vídeo, mas o ganho de desempenho vai ser muito baixo. Procure uma placa como uma GT710/GT730 usada, por uns 100 reais, que vai ser capaz de rodar jogos mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@acvale Meu pc não tem placa de vídeo. Por isso achei estranho o windows update instalar esse driver de vídeo. E a questão do jogo é q ele sempre foi rodado em pc piores. O game é do ano 2000, teve algumas melhorias com o passar dos anos, mas nada q necessite de um pc porreta pra usar normalmente. o que me incomoda é a queda brusca do fps sem tem um aumento significativo da cpu, ram ou HD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ikaball Então manda as specs aqui, porque o .txt que você mandou mostrava q ele tinha essa placa aí. Se não tem placa de vídeo dedicada, ou o processador tem vídeo integrado, ou a placa-mãe tem um chip gráfico (comum em pcs mais velhos). de qualquer forma, o PC precisa ter algum chip gráfico pra ter output de vídeo. Esse jogo é 3D, se tem queda brusca em fps sem pico em cpu me faz pensar que é a placa ralando. Você já chegou a rodar esse jogo nesse PC sem queda de frames?

@ikaballEdit: pesquisei aqui, seu processador (Phenom II X4 955) não tem vídeo integrado, e a sua placa-mãe (ASRock N68-S3 FX) tem um par de chips NVIDIA (GeForce 7025 e nForce 630a). A performance de renderização gráfica desse conjunto é pífia, só serve pra dar vídeo, não serve pra renderizar ou jogar. Os outros PCs  que você já usou que rodavam esse jogo, apesar de ter CPU pior, com certeza tinham um chip de vídeo melhor. Se quiser verificar, baixa o MSI Afterburner com RivaTuner (tem muito tutorial por aí) e você vai ver que o uso de GPU no jogo vai estar em 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual foi a mudança que ocasionou a piora na performance? O Jogo sofreu alguma atualização ou é a mesma versão de quando você jogava sem travar? Verifique também a temperatura do processador, pode ser que ele não esteja conseguindo manter um clock ideal por conta de throttling (mesmo que a utilização esteja baixa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@acvale bom, aparentemente o problema estava no conector sata da fonte q eu colocava no HD. Troquei e "resolveu" um pouco do problema. Porém o FPS agora tá subindo pra 48 e cai direto pra 16, fica variando nisso. Eu vou atualizar a BIOS e testar pra ver se ajuda. Aproveitando, você saberia me dizer como posso fazer um overclock nesse processador em específico? 

 

E quanto a temp, ao iniciar o jogo estava em 49° e jogando durante uns minutos ficou oscilando entre 51° ~ 52°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!