Ir ao conteúdo

CPU i7-3770K ou Xeon E3-1290 compatível com uma placa-mãe GA-B75M-D3H?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma GTX 1650, placa-mãe GA-B75M-D3H com um i3-3330 que deve ter de 8 a 10 anos, vejo testes de diversos vídeos usando a minha configuração em jogos, porém em comparação geralmente em jogos mais pesados/atuais o meu performa bem abaixo do esperado, e vejo que meu processador fica constantemente em 100% ou muito próximo, Meu socket é LGA1155, penso em comprar um i7-3770K ou Xeon E3-1290, por meu computador ser antigo eu fico meio receoso enquanto compatibilidade com a placa-mãe, aliás tenho 8Gb ram.

Minha principal pergunta é: "É compatível esse upgrade?"

E se houver alguém inteirado no mercado, existe outra opção custo beneficio para um LGA1155?

• Solução
Postado

Atualizando o BIOS terá suporte a  Xeons E3, vide a lista aqui, e a versão mínima do BIOS requerida, é bom atualizar para a mais recente.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-B75M-D3H-rev-10/support#support-cpu

O E3-1290 que é um modelo com TDP 95 watts, não é suportado, pode ser devido ao alto consumo.

O E3-1290 v2 que tem o TDP reduzido para 87 watts é suportado.

Porém estes modelos 1290, 1280 tem preço alto, mesma coisa do i5-3570K sendo o desempenho deles semelhante.

Um bom compromisso é o E3-1270 v2 TDP 69w, que acha no "market place Chinês" por uns 250-300,00.

Se você usa atualmente um i5-3470 terá  um ganho de 10-15% em jogos, mas ainda terá "gargalo de CPU" pois a GTX 1650 requer CPU mais forte para todo seu potencial.

Postado

@Luã de Freitas Ramos

Sobre compatibilidade, no próprio site que linkou, tem essa informação..

Sobre valer a pena, depende do preço.. Geralmente, os Xeons que valem a pena nesse soquete são os 1230 V2, 1240 V2.. Dificilmente, um 1290 valeria a pena, pelo preço.. E aliviaria muito o gargalo aí, mas não o eliminaria, por completo..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!