Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estou querendo fazer um upgrade


Posts recomendados

Estou querendo fazer um upgrade no meu pc, minhas configs são: 
Procss: AMD Ryzen 5 3400G
placa-mãe: A320M-HD
Ram: 16gb
Placa: Rx580 8GB
Fonte: Nidus 500W
O upgrade que pretendo fazer é trocar a fonte de 500 pra uma de 750w, após isso mudar a placa-mãe para uma B450m Steel Legend ou alguma B550 e depois adquirir uma RTX 3060, queria saber se tem alguma ressalva quanto algum possível gargalo ou problema que possa vir ocorrer se eu mudar essas configs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oGreed Vai ter um pouco de gargalo com a RTX 3060 se manter esse processador...

Por que vai trocar a placa-mãe apenas para trocar a placa de vídeo? A a320 comporta muito bem a 3060. 

Só faria sentido a troca de placa-mãe se pretendesse colocar um processador mais forte...

E a nidus 500w carrega a 3060 com os pés nas costas, sem overclock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oGreedLhe indicaria o Ryzen 5 5600, mas provavelmente terá problemas com Thermal Throttling, pela baixa qualidade do VRM da placa-mãe...  

Sugiro trocar a placa-mãe por uma mais potente, para adquirir o processador citado.

   O gargalo sentido por parte de CPU não será algo grotesco, caso não tenha dinheira disponível para o upgrade total, compre a placa de vídeo, mais tarde troque o restante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o Ryzen 5600 possui exatamente o mesmo TDP de 65W que o Ryzen 3400G, eu não acho que teria problemas de superaquecimento no VRM.

Precisa ver se a ASRock liberou atualização de BIOS para Ryzen 5000, caso contrário então o máximo que daria pra colocar é o 3600 que também possui esse TDP 65W...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@oGreedLhe indicaria o Ryzen 5 5600,

 

ASRock A320M-HD não tem suporte para Ryzen 5000 no último BIOS oficial, só para o Ryzen 3600.

 

A T'byte baixou o 3600 para 800,00 mais ainda é caro relativo ao 5500 por 850,00 que é um CPU melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, 1lokos disse:

A T'byte baixou o 3600 para 800,00 mais ainda é caro relativo ao 5500 por 850,00 que é um CPU melhor.

Na verdade o desempenho de ambos é bem próximo, a vantagem do 3600 seria o suporte ao PCIe 4.0 enquanto o 5500 possui suporte apenas ao PCIe 3.0

 

De qualquer forma nessa placa qualquer processador vai utilizar PCIe 3.0

Na aliexpr voce encontra o 3600 e o 5500 por uns 600 reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, oGreed disse:

Obrigado pelas respostas, então acho melhor dar um upgrade geral, vou ver se pego uma B450 e um R5 5600 (caso a b450 não seja muito boa, vcs tem alguma recomendação?)

 

A única deficiência das B450 é não ter PCI 4.0, o que para a RTX3070 é irrelevante, então uma

 

Gigabyte B450M DS3H V3 - 550,00 ou

ASUS Prime B450M-GAMING II - 660,00 ou

ASUS TUF B450M-PLus - 734,00

 

São adequadas para o 5600.

 

Por preço acima, com PCI 5.0 tem a

 

Gigabyte B550 Aorus Elite - 850,00 

ASUS TUF B450M-PLus 0 1.050,00

 

Como o AM4 chegou ao fim da linha, o único upgrade de CPU para o 5600 que é justificável - da um ganho de uns 20% em alguns casos; é 5800X3D, caso venha ficar com preço atrativo nos próximos 2 anos, o que em geral não acontece, vide o preço atual de um Ryzen 3900X.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!