Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo fazer um upgrade no meu pc, minhas configs são: 
Procss: AMD Ryzen 5 3400G
placa-mãe: A320M-HD
Ram: 16gb
Placa: Rx580 8GB
Fonte: Nidus 500W
O upgrade que pretendo fazer é trocar a fonte de 500 pra uma de 750w, após isso mudar a placa-mãe para uma B450m Steel Legend ou alguma B550 e depois adquirir uma RTX 3060, queria saber se tem alguma ressalva quanto algum possível gargalo ou problema que possa vir ocorrer se eu mudar essas configs.

Postado

@oGreed Vai ter um pouco de gargalo com a RTX 3060 se manter esse processador...

Por que vai trocar a placa-mãe apenas para trocar a placa de vídeo? A a320 comporta muito bem a 3060. 

Só faria sentido a troca de placa-mãe se pretendesse colocar um processador mais forte...

E a nidus 500w carrega a 3060 com os pés nas costas, sem overclock.

• Curtir 1
Postado

@oGreedLhe indicaria o Ryzen 5 5600, mas provavelmente terá problemas com Thermal Throttling, pela baixa qualidade do VRM da placa-mãe...  

Sugiro trocar a placa-mãe por uma mais potente, para adquirir o processador citado.

O gargalo sentido por parte de CPU não será algo grotesco, caso não tenha dinheira disponível para o upgrade total, compre a placa de vídeo, mais tarde troque o restante.

Postado

Na verdade o Ryzen 5600 possui exatamente o mesmo TDP de 65W que o Ryzen 3400G, eu não acho que teria problemas de superaquecimento no VRM.

Precisa ver se a ASRock liberou atualização de BIOS para Ryzen 5000, caso contrário então o máximo que daria pra colocar é o 3600 que também possui esse TDP 65W...

Postado
4 minutos atrás, 1lokos disse:

A T'byte baixou o 3600 para 800,00 mais ainda é caro relativo ao 5500 por 850,00 que é um CPU melhor.

Na verdade o desempenho de ambos é bem próximo, a vantagem do 3600 seria o suporte ao PCIe 4.0 enquanto o 5500 possui suporte apenas ao PCIe 3.0

De qualquer forma nessa placa qualquer processador vai utilizar PCIe 3.0

Na aliexpr voce encontra o 3600 e o 5500 por uns 600 reais...

Postado

Obrigado pelas respostas, então acho melhor dar um upgrade geral, vou ver se pego uma B450 e um R5 5600 (caso a b450 não seja muito boa, vcs tem alguma recomendação?)

Postado
35 minutos atrás, oGreed disse:

Obrigado pelas respostas, então acho melhor dar um upgrade geral, vou ver se pego uma B450 e um R5 5600 (caso a b450 não seja muito boa, vcs tem alguma recomendação?)

A única deficiência das B450 é não ter PCI 4.0, o que para a RTX3070 é irrelevante, então uma

Gigabyte B450M DS3H V3 - 550,00 ou

ASUS Prime B450M-GAMING II - 660,00 ou

ASUS TUF B450M-PLus - 734,00

São adequadas para o 5600.

Por preço acima, com PCI 5.0 tem a

Gigabyte B550 Aorus Elite - 850,00 

ASUS TUF B450M-PLus 0 1.050,00

Como o AM4 chegou ao fim da linha, o único upgrade de CPU para o 5600 que é justificável - da um ganho de uns 20% em alguns casos; é 5800X3D, caso venha ficar com preço atrativo nos próximos 2 anos, o que em geral não acontece, vide o preço atual de um Ryzen 3900X.

• Amei 1
Postado

Outra Observação a ser considerada sobre a B450 não ter PCI-Express 4.0, alem da GPU é tb a utilização de um NVMe 4.0. Creio que ira montar um novo Setup seria bom pensar na velocidade de escrita e gravação do NVMe

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!