Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz um teste de Stress no Cinebench para verificar a temperatura do PC e observei que em TMPIN4 está chegando a 100⁰C (e as vezes até passando). Eu li em outros artigos pessoa comentando que pode ser que a placa-mãe não tenha suporte e por isso mostra a temperatura errada, mas não parece ser o meu caso, pois quando eu comecei o teste a temperatura estava em 40⁰C e foi subindo até os 100⁰C no teste de stress. Isso pode ser um problema?

**A foto abaixo foi tirada logo após o teste de stress no Cinebench ter terminado.**

IMG-20220930-WA0006.thumb.jpg.c7567a31d1a2c5b4e7226e88bfbb394b.jpg

Gigabyte H510M H

I5 11400F

RX 6650 XT

16 GB DDR4 3200

Pichau Nidus 500W

Postado

@TitoSG Por partes, acontece apenas em testes de Stress?

Em um cenário normal, é muito improvável, se não impossível utilizar 100% desse processador. 

Faça o teste em jogos, se manter uma temperatura aceitável, abaixo ou próximo 60, vida que segue. Além disso, utiliza o cooler box?

Algumas H510 dão Thermal Throttling com esse processador sim, as que eu sei que aguentam, com um bom air cooler, é a gigabyte h510m-h e a ASUS prime h510m-h(A da ASUS vem capada, precisa mexer nas tensões para liberar o consumo no VRM).

Mas de qualquer forma, vai o review: 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, TitoSG disse:

Gigabyte H510M H

I5 11400F

47 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

... as que eu sei que aguentam, com um bom air cooler, é a gigabyte h510m-h

Não foi o caso. 😁

@TitoSG

Se seu gabinete tem espaço para fans no topo, faça o teste colocando uma delas soprando na direção do VRM e compare as temperaturas da placa-mãe, processador e placa de vídeo, pois esse fluxo de ar pode melhorar para o VRM e piorar para o CPU, tem que ver o quanto melhora, e quanto piora, se melhorar 10 graus para o VRM e piorar 1-2 graus para o CPU vale a pena.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Otávio Furoni disse:

Faça o teste em jogos, se manter uma temperatura aceitável, abaixo ou próximo 60, vida que segue. Além disso, utiliza o cooler box?

...as que eu sei que aguentam, com um bom air cooler, é a gigabyte h510m-h e a ASUS prime h510m-h

Vou fazer os testes hoje. E sobre o cooler box, eu uso um water cooler de 120mm.
E a minha placa é essa Gigabyte H510-M H mesmo. Mas obrigado pela dica.

1 hora atrás, 1lokos disse:

Se seu gabinete tem espaço para fans no topo, faça o teste colocando uma delas soprando na direção do VRM e compare as temperaturas da placa-mãe, processador e placa de vídeo, pois esse fluxo de ar pode melhorar para o VRM e piorar para o CPU, tem que ver o quanto melhora, e quanto piora, se melhorar 10 graus para o VRM e piorar 1-2 graus para o CPU vale a pena.

Ele tem espaço sim, mas tem um water cooler de 120mm em cima. Na frente o meu gabinete já tem 3 fans puxando o ar para dentro do gabinete e mais 1 na parte de trás jogando o ar para fora, o WC também está jogando o ar para fora. Obrigado pela dica.

Postado

@TitoSG É um situação de estresse, o processador é elevado ao máximo em desempenho, provavelmente não terá o clock reduzido em atividades normais (Jogos, edição, etc) e a temperatura do VRM será muito mais baixa. Como comentei, é praticamente impossível utilizar 100% desse processador.

Usar Water cooler, no seu caso, pode ser um diferencial para a temperatura se elevar. É uma placa-mãe que não possui Dissipação no VRM, por mais simples que um cooler box seja, acaba de quebra resfriando o VRM junto, fato que não ocorre com Water cooler's.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!