Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu ando tendo problema de disco 100% já tem umas semanas, talvez meses. O problema é meu HD secundário, ele bate 100% em vários momentos, com intervalos de uns 2 minutos ou menos. Meu Windows fica em um SSD, mas eu trabalho editando no Reaper e os áudios eu guardo no HD, então sempre que ele bate 100%, ele trava, e é infernal trabalhar desse jeito. Já tentei MUITA coisa pra resolver esse problema e não tenho mais nenhuma pista do que fazer. Até fiz esse post e descobri algumas coisas, caso alguém queira ver pra ter mais informações (qualquer coisa é só me perguntar também): 

Já tentei tanta coisa diferente que estou chegando a conclusão que o problema é físico. Mas como saber se é no HD? Ele é novo, tem uns 2 meses. Ele fazia um barulho de engasgo, mas troquei o cabo de energia e o barulho parou, mas o problema continuou. Como eu sei que o problema é nele e não em outra parte do meu computador? Como ele é novo, acredito ainda estar na garantia, então seria bom se fosse nele, mas também não quero ativar à toa. Obrigado.

Postado

Boa tarde

Dá uma olhada com o Cristal disk info pra ver a saúde do HDD.

Faz também o teste com PC 3000 Disk Analyser.  

Deixe o teste rodando até o final.

alguns exemplos de resultados que o PC 3000 pode apresentar dependendo da saúde do HD.. 

Paint mesmo, só para exemplificar..

image.thumb.png.3a17bea689c1e4dcdecad5cabf889613.png

tem deixar ele fazer o teste completo porque ele lê e depois verifica o disco todo.. Não precisa fazer o teste de escrita, só o de leitura e a verificação já está bom para saber se o HD está bom ou se está bichado.

Postado

Muito obrigado por responder e ilustrar! To passando o PC 3000 Disk Analyser e por enquanto ta assim, acho que vai se encaixar na que ta querendo bichar. Mas achei estranho que o Crystal Disk fala que está saudável. Mas vou esperar terminar o processo aqui e atualizo.

Captura de tela 2022-09-30 184215.png

Captura de tela 2022-09-30 184231.png

Postado

@Alex WeissFiz dois testes e estes foram os resultados. Não entendo bem o que eles querem dizer, o que significam? 1234929434_Capturadetela2022-09-30234442.png.339c921526ec3dd2639f35d3dd85d4ac.png2012115430_Capturadetela2022-09-30234739.png.966b7fe3b4df63e95f0f0760e082c60a.png

Uma coisa curiosa que aconteceu foi que eu estive editando no Reaper quase que o tempo todo dessas verificações. E acho que ele não travou nenhuma vez enquanto isso (?), acho que não bateu 100%. Aí agora que terminou, eu continuei editando e voltou a travar logo em seguida. Muito estranho, mas talvez seja só coincidência também?

Postado

Ta, praticamente confirmei que ele não atinge 100% de disco e não trava o Reaper enquanto ta nesse processo. Coloquei pra verificar de novo e editei até terminar meu trabalho, sem travamentos. O que isso pode significar? Pelo menos acho que descobri uma maneira de poder trabalhar em paz, mesmo que na gambiarra.

Postado

@Pelucks Ao que tudo indica de acordo com seu gráfico é que está mostrando sinais de que ele vai falhar... 

O começo está ok, mas no meio apresenta uma grande variação, o que da pra entender que possa ser algum problema físico do HD, ainda por 2 testes apresentarem praticamente o mesmo resultado. De toda forma não da pra te afirmar 100%.  

Recomendo que faça backups dos seus arquivos e assim que falhar encaminhe para garantia, e/ou já comece preparar para investir em um novo HD.. Ainda mais se seu uso é intenso com grande movimentação de arquivos.

O correto é deixar o teste rodando e não utilizar o pc enquanto isso.

Postado

@Alex Weiss Obrigado pela ajuda. Eu tenho um HD externo e não seria um problema fazer um backup. Será que essas imagens já não servem pra conseguir ativar a garantia?

@Henrique - RJ Esse é o problema, parece que esse lance do 100% é muito abrangente. Fico sem saber o que fazer, porque já tentei muitas soluções de software. Aí to num ponto em que quero acreditar que é problema no hardware.

Postado

1) Presumo que a paginação esteja em Gerenciar automaticamente.

2) Quando trava você geralmente está usando outro programa ao mesmo tempo?

3) Já testou reapar alguns áudios no SSD?

4) Esses 50% ou 100% acontecem com qual taxa de transferência?

5) Qual o espaço ocupado desse HD?

• 2 semanas depois...
Postado

@Henrique - RJ @Catelan Amigos, mil desculpas pela demora para responder. O problema começou bem próximo de quando troquei o HD, mais ou menos 1 mês depois, eu acho.

Sim, está com a paginação automática. Já tentei fechar tudo e só usar o Reaper, mas trava do mesmo jeito. Ainda não testei os áudios no SSD. Tem vezes que acontece a cada minuto, tem vezes que fica de 3 em 3, mais ou menos por aí. To com 698GB livres.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...