Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não importa o jogo que eu jogue, o quanto de esforço que faça, o meu computador só usa no máximo 8GB dos 16GB disponivel, testei no Apex Legends, Sea of Thieves e Warzone.
Anteriormente eu estava usando o pc normalmente e senti umas engasgadas que não era normais até então, formatei o pc e nada. É como se o pc só reconhecesse 8GB, porém no próprio windows diz que tem 16 GB instalados e na BIOS também, alguém tem noção do que possa ser ?  Estou suspeitando que possa ser a placa-mãe.

Desde já agradeço a todos.

Config:
ASUS Prime A320M-K/BR

Ryzen 3 2200g

16 GB 3000MHz

RX 570 4GB

Fonte GM Gamemax 600w semi modular.

Sem título.png

Sem títulos.png

image.thumb.png.50150b1b18efee677d532d3a8fcf1df1.png

Print no apex, jogo nas configurações que o proprio jogo me da e o uso da memória ram só fica nisso, causando inumeros travamentos.

E como podem ver, as temperaturas estão "OK".

Postado

Olá @FreedamN .

18 horas atrás, FreedamN disse:

Não importa o jogo que eu jogue, o quanto de esforço que faça, o meu computador só usa no máximo 8GB dos 16GB disponivel

Primeira vez que vejo isso... 

18 horas atrás, FreedamN disse:

Estou suspeitando que possa ser a placa-mãe.

Tente usar o PC só com um pente instalado de cada vez. E quando retirar um pente, deixe o outro no mesmo lugar, não mova. Exemplo, você vai testar a memória que está no encaixe 2, mantenha ela nesse encaixe, apenas tire a que está no 1. 

Se o PC liga e funciona igual, tenta fazer um benchmark com as memórias. Se não me engano o AIDA64 faz isso. Podes fazer um teste de integridade dessas memórias usando o memtest também. Tem vídeos no youtube ensinando como fazer. Depois passa os resultados pra gente.

Postado

Boa tarde, usei o PC normalmente com um pente de memória seja no 1 ou 2, no memtest não apontou nenhum erro e também no benchmark do AIDA64 usa os 16GB normalmente e não há aponta nenhum sintoma das memórias. Mais tarde irei realizar alguns testes no PC de um amigo, se apontar alguma coisa voltarei aqui para informar.

image.png

image.png

• Curtir 1
Postado

Dito e feito, é a placa-mãe, testei as minhas memórias e meu processador em outro PC e lá todos os GB possiveis foram usados.

Testei um Ryzen 5 1600AF na minha placa-mãe com os mesmos 16GB de ram e o erro persiste, concluindo de fato o problema na placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

Pelo que entendi, você diz que ele não usa os 16 Gb no jogo ?

Até onde sei, nem sempre ele vai usar toda a memória RAM disponível, vai usar o que precisar e alocar mais conforme a necessidade.

Eu tenho 32 Gb e nos jogos não uso + de 12 Gb.

Eu entendo que isso não é defeito, se detectou no Windows está ok.

E o seu gargalo está no processador, não na RAM está em 100% de uso.

Postado
3 horas atrás, LuisFGH disse:

Pelo que entendi, você diz que ele não usa os 16 Gb no jogo ?

Até onde sei, nem sempre ele vai usar toda a memória RAM disponível, vai usar o que precisar e alocar mais conforme a necessidade.

Eu tenho 32 Gb e nos jogos não uso + de 12 Gb.

Eu entendo que isso não é defeito, se detectou no Windows está ok.

E o seu gargalo está no processador, não na RAM está em 100% de uso.

Não é gargalo é gargalo amigo, independente se eu tenho 16gb, 32gb, 64gb o PC só usa 8GB e não importa se o jogo tá no baixo, médio ou alto, só usa 8GB e não é gargalo. Fiz teste e é a minha placa-mãe já troquei e agora sim está tudo fluindo como deveria ser.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...