Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina nova reiniciando de forma intermitente


Posts recomendados

Bom dia.
Há um tempo comprei duas máquinas que na montagem final iriam ter apenas as placas de vídeo diferentes.
Montei uma máquina que funcionou tudo certo. A segunda ficou reiniciando de forma intermitente.
Tentei várias coisas, inclusive fazendo a troca peça a peça de uma pra outra (memórias, placa de vídeo, fonte, cooler de cpu, SSD) e sempre reiniciando. Por fim, fiz a troca de processador, inicialmente pareceu resolver o problema, mas após uma noite ligado o problema de reinicialização voltou, mas na máquina que recebeu o processador que estava na máquina que antes reiniciava.
Dessa forma por lógica penso que o problema esteja no processador, mas não sei se isso é correto pensar.
Não tenho muito conhecimento técnico, apenas muitos anos tentando resolver meus próprios problemas devido à falta de prestadores de serviços qualificados na região.
Nunca vi esse tipo de problema relacionado ao processador. É possível que seja? Alguém teria alguma sugestão mais técnica para verificação/confirmação?

Desde já agradeço à atenção e tempo de todos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Ricardov disse:

Informe a configuração completa, inclusive fonte e sistema operacional. Para testes deixe uma configuração mínima, desconecte tudo o que não for essencial.

placa-mãe MSI MAG B550m Mortar Wifi
Processador AMD Ryzen 7 5800x
Air Cooler Cooler Master Hyer H412R
Memórias 2x16gb Kllsre DDR4 3200mhz
SSD NVMe XPG Gammix S11 Pro 512gb
Fonte Corsair CX550

De sistema já foi testado com W10 e W11 e já fiz o teste de configuração mínima.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 Por fim, fiz a troca de processador, inicialmente pareceu resolver o problema, mas após uma noite ligado o problema de reinicialização voltou, mas na máquina que recebeu o processador que estava na máquina que antes reiniciava.
Dessa forma por lógica penso que o problema esteja no processador, mas não sei se isso é correto pensar.

 

Sim, o suspeito é esse processador, faça um teste com o Prime95 e veja se trava ou reporta erros.

 

Se for o caso abra ticket de RMA junto a AMD. Veja este tópico.

 

Supondo que não seja "la galantia TioAlii". 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jfmazzaroChegou a ver se veio com pino quebrado? Digo isso porque comprei um 5600x que veio com um pino faltando, pra minha sorte não afetou nada na performance, o único defeito que tem é que as vezes(nem sempre) da uma travadinha na tela de inicialização da BIOS(coisa de alguns segundos), fora isso, está 100%. Pegue uma lupa e faça um "pente fino" nos pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 1lokos disse:

 

Sim, o suspeito é esse processador, faça um teste com o Prime95 e veja se trava ou reporta erros.

 

Se for o caso abra ticket de RMA junto a AMD. Veja este tópico.

 

Supondo que não seja "la galantia TioAlii". 😉


Vou testar isso! Obrigado!
 

27 minutos atrás, _Diego1985 disse:

@jfmazzaroChegou a ver se veio com pino quebrado? Digo isso porque comprei um 5600x que veio com um pino faltando, pra minha sorte não afetou nada na performance, o único defeito que tem é que as vezes(nem sempre) da uma travadinha na tela de inicialização da BIOS(coisa de alguns segundos), fora isso, está 100%. Pegue uma lupa e faça um "pente fino" nos pinos.


Não observei. Farei essa conferencia também. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, jfmazzaro disse:

@1lokos A máquina estava reiniciando em intervalos de menos 10 a 20 minutos, executei o teste de estresse com o Prime95 por 2:30h e não reiniciou. 

@_Diego1985 pelo que consegui analisar, todos os pinos perfeitos.

Enfim, conseguiu resolver? Esqueci de perguntar, essas reinicializações estavam acontecendo em stress ou em idle? 

 

22 horas atrás, jfmazzaro disse:

placa-mãe MSI MAG B550m Mortar Wifi
Processador AMD Ryzen 7 5800x
Air Cooler Cooler Master Hyer H412R
Memórias 2x16gb Kllsre DDR4 3200mhz
SSD NVMe XPG Gammix S11 Pro 512gb
Fonte Corsair CX550

De sistema já foi testado com W10 e W11 e já fiz o teste de configuração mínima.
 

Você não mencionou sua gpu e outra coisa o TDP desse 5800x é 105w (quase 2 Ryzen 5 2600), será que essa fonte que não está aguentando (dependendo da gpu e uso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Diego1985 Não consegui resolver. Em stress parece que fica estável. Não apresentou nenhum erro nem reiniciou. O problema acontece em uso comum ou inatividade.
Realmente esqueci de dizer as GPUs usadas nos testes. A nativa do conjunto testado é uma GTX1650 4gb e usei para teste uma RTX 3060 12gb que fica na outra máquina de config idêntica.
Acho difícil ser a fonte, visto que tenho duas máquinas idênticas e a que está funcionando com RTX 3060 usa a mesma fonte, tem uso severo e nunca caiu.
 

Obrigado aos que tentaram ajudar. Se alguém ainda tiver uma luz, posso tentar, mas acho que não tenho mais o que fazer se não acionar o RMA junto à AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal.
Sigo com mesmo problema, porém tentando o RMA junto à AMD. Eles me retornaram pedindo algumas informações e uma delas é esta: 

Citação

• Details of any troubleshooting performed, including results that prove a defective processor.

Entendo que seja algum log de teste que acuse erros. O único teste que fiz foi com o Prime95 como indicado aqui e não apresentou erro. Sugerem alguma coisa para que eu possa gerar provas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!