Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Core i9 12900K pode entortar e danificar minha placa-mãe?


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Olá pessoal queria tirar uma dúvida eu tava olhando no youtube aqui coisas sobre o i9 12900k e i7 11700k e i5 12600k porque queria comprar um desse e fiquei sabendo que o i9 12900k ta chegando a 100 graus fácil e também ele vem torto seria que o i7 12700k e o i5 12600k também vem torto será que isso depois de um tempo de uso pode dar problemas tipo memória RAM parar ou minha placa-mãe pode envergar até com o i5 12600k sem fazer oc ou nada do tipo ele normal em uma placa-mãe b660m da msi... por favor se alguém souber vou fica muito feliz e dou um beijo na boca de vcs kkkkkkj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Citação

i9 12900k ...vem torto  i7 12700k e o i5 12600k também vem torto

 

O problema acontece com qualquer CPU da 12ª Geração. Eles não vem tortos, é a pressão das garras da cobertura de metal (ILM - Independent Loading Mechanism) que prende o CPU no soquete que entorta o PCB, diminuindo contato do IHS (integrated Heat Spreader) com a base do cooler e aumentando a temperatura, o problema é mais grave no i9-12900K porque ele é um "Chernobyl".

 

Além do "workarround" com as arruelas plásticas ou de fenolite mostrado pelo MW "gambiarras",* tem um suporte de alumínio que substitui o sistema de garras, o Thermalright LGA17XX-BCF (Bend Correction Fix ~corretor de curvatura), tem no TioAlli. 

 

Thermalright-LGA17-XX-BCF-intel-12-gera-

 

A propósito, a Intel alega que isso foi previsto e que não é problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se eu usar um i5 12600k no máximo ali 3 anos pode ou não ocorre um risco do pcb da minha placa-mãe fica ruim ou processador fica ruim estou fazendo essa pergunta porque quandk compro um processador fico com ele uns 3 anos pra 4 anos seria que tem chance de da b.o intal também fez ***** ai na minha opinião então nem era pra vender ainda jogar essa que é normal kkj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você fizer de a instalação de um iX-12xxx de modo normal, sem as arruelas de fenolite ou o  frame BCF, existe a possibilidade do PCB do processador entortar - não o da placa-mãe, mas o efeito colateral é um possível aumento da temperatura, que a Intel alega não ser problema. Se for acione a garantia, são 3 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, 1lokos disse:

Se você fizer de a instalação de um iX-12xxx de modo normal, sem as arruelas de fenolite ou o  frame BCF, existe a possibilidade do PCB do processador entortar - não o da placa-mãe, mas o efeito colateral é um possível aumento da temperatura, que a Intel alega não ser problema. Se for acione a garantia, são 3 anos.

 

Ah sim valeu mano por tudo mesmo tava com muito medo por causa disso quero montar um pc i9 ou i5 12600k então vou pegar aquela parada mesmo que tu falou antes talvez seja mesmo pra o futuro tava com medo de colocar ele normal e depois de um tempo fica ruim seila não reconhece a memória ram ou placa de vídeo vai la saber ne vejo o povo usando sem nada i5 12600k e fica no máximo ali 63 67 graus talvez essa temperatura pode dar problemas depois? Isso sem o thermalright talvez com o ele vai pra 57 seila vale mesmo a pena comprar um desse thermalright

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Um bom dia a todos! Esse problema de entortar o PCB dos processadores da Intel é preocupante, por gentileza se puderem ajudar agradeço, os Processadores da Intel da Linha de 13º Geração tem esse problema também de entortar o PCB, pois estava pensando em comprar um i7-13700k, agradeço desde a ajuda de Vocês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ILM é o mesmo para a 12ª, 13ª, 14ª geração, então acontece com qualquer CPU LGA1700.

 

Já vi caso de i3-12100F, i7-13700KF empenado, que os donos compraram o BCF da Thermalrigth e deu resultado positivo. Vide aos 5:42:

 

 

 

A proposito nos AM5 também ocorre um problema de contato porque os "chiplets" (CCD) não ficam no meio do CPU, mas deslocados para baixo, assim a parte do cooler que da mais pressão - o centro; não fica onde é preciso.

 

A Noctua minimiza isso nos seus coolers com um frame de montagem que desloca a posição do cooler, usando a furação marcada em vermelho o centro é deslocado 7mm para baixo.

 

Noctua-mounting-bars-3_575px.png

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço sua informação e atenção então para não acontecer de empenar o i7 de 13ª geração vou comprar o Thermalright Bcf Adaptador Lga1700 12 Geração para não correr esse risco. Muito obrigado e estamos juntos, valeu!

5 horas atrás, 1lokos disse:

O ILM é o mesmo para a 12ª, 13ª, 14ª geração, então acontece com qualquer CPU LGA1700.

 

Já vi caso de i3-12100F, i7-13700KF empenado, que os donos compraram o BCF da Thermalrigth e deu resultado positivo. Vide aos 5:42:

 

 

 

A proposito nos AM5 também ocorre um problema de contato porque os "chiplets" (CCD) não ficam no meio do CPU, mas deslocados para baixo, assim a parte do cooler que da mais pressão - o centro; não fica onde é preciso.

 

A Noctua minimiza isso nos seus coolers com um frame de montagem que desloca a posição do cooler, usando a furação marcada em vermelho o centro é deslocado 7mm para baixo.

 

Noctua-mounting-bars-3_575px.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!