Ir ao conteúdo

Processador Intel Xeon E5-2670 v3 vale a pena??

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

@Zuki Não.

Xeon's eram bons custo-benefício na epoca da pandemia, onde o preço de tudo estava astronômico.

São processador com bastante núcleos e threads de fato, mas o clock é baixo e o single thread é fraquíssimo. Um i3 10100f por exemplo, entrega mais desempenho que esse xeon, mesmo tendo apenas 4 núcleos e 8 threads.

Xeon's são processador para servidor, esses modelos não são projetados para games.

Postado

se vale a pena? sim, com toda certeza!

Mesmo não sendo projetados para games, cara eles rodam numa boa, claro com a placa de vídeo certa kkkk

e acho que não tem isso de "só eram validos na pandemia" (não é um ataque pro que respondeu ali em cima, só meu ponto de vista mesmo) os xeon's são para nós de "povão" ksks ja que são baratos e eficientes, não é e nunca vai acontecer de todos terem dinheiro para comprar um i3/i5/i7/i9 de 12 gen ou processadores AMD ja que custam uns 1500 reais placa-mãe+cpu e as vezes só o cpu que da para comprar com 1500 reais.

eu uso o e5 2650v3, tem um performance a menos que esse 2670, mas está bem competente nos jogos (Ex: FOBIA St Dinfna Hotel, The Witcher 3, Call Of The Sea e etc) e em edição de vídeo e renderização

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
13 horas atrás, Zuki disse:

... xeon E5-2670 v3 em 2022 e é bom?

Se é o que cabe no seu bolso... Pode ser bom se você colocar numa placa-mãe com um bom VRM, como a Huananzhi F8, pois o E5-2670 V3 tem TDP de 120 Watts - mais que o esquentado Ryzen 9 5950X.

A F-8 tem coolers sobre os dissipadores do VRM, o problema de cooler de pequeno diâmetro é que se não for de alta qualidade a sua durabilidade é menor. O problema é que custa R$ 723,95 no TioAlii.HUANANZHI-X99-F8-02.png

Por preço mais acessível tem a Huananzhi QD4, a Machinist MR9A-PRO.

Nas mal construídas Atermiter, JingSha, Klishre, Quiyida... que os Chineses colocam na maioria dos kit Xeon "baratos", é comprar problemas de temperatura, estabilidade. 

Sugiro assistir alguns dos vídeos do "Professor Xeon" sobre o assunto antes de se aventurar com o "Dragão Chinês", para fazer as escolhas certas.

O E5-2670 V3 é 12/24 (núcleos e threads) e talvez você tenha visto em canal "PC do BaraTim" que quanto mais núcleos e threads melhor, que é "future proof".

Mas os clocks desta versão E5-2670 V3 são: base 2.3 GHz e Turbo 3.1 GHz, acontece que os jogos se beneficiam mais de clock e IPC que numero de núcleos.

O E5-2666 V3 é 10/20, porém seus clocks são 2.7 GHz e 3.6 GHz, por isso rendendo alguns FPS a mais, e tem TDP menor, 105 watts.

• Obrigado 2
Postado
41 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

Mas é inegavel que um i3 10100f, custando 350 reais, cospe mais frames que o xeon, eis o meu ponto de vista.

Toda regra tem exceção, e olha que é um i3-12100F (VGA RX 6900XT LC) 😉

Xeon_hitman.jpg.ee4eae5f3c07864fce1d94fbede86552.jpg

https://youtu.be/ryX6NjP6-js?t=1261

Mas esse é um daqueles casos de benchmark em que os jogos foram escolhidos para dar o resultado desejado favorável, no caso menos desfavorável  a determinada CPU.

Na média dos 3 jogos testados - Shadow of Tomb Raider, Forza Horizon 5, Hitman 3 o resultado foi (media FPS):

i3-12100F - 142,2  + 10%

E5-2666 V3 - 129,3 + 7,5%

E5-2640 V3 - 120,3

Eu acho que o E5-2640 V3 é a melhor escolha de Xeon, pois tem TDP menor, de 90 Watts, considerando que no melhor dos cenários vai ser combinado com a RX6600M "Frankenstein" ou VGA inferior.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Muito obrigado pessoal

Eu tenho uma dúvida com placas mãe de processadores xeons onde nós conectamos mouse e teclado que são USB?

Vocês poderiam me indicar placas mãe para o xeon E5 - 2666 v3 boas e baratas, porque não tenho condições financeiras boas.

• Solução
Postado

Pode usar mouse e teclado USB, tem várias portas no painel traseiro, exemplo da Huananzhi X99 QD4:

Huananzhi-qd4-placa-m-e-intel-xeon-e5-LG

Tem também os velhos conectores PS2 para mouse e teclado, pois a maioria dos compradores de Xeon são da Rússia, e se não colocarem os conectores "legacy" os caras reclamam.

• 1 ano depois...
Postado

Vale mt a pena sim!

Se voce for levar so em consideração o camarada ai de cima sobre os clocks, mt i9 não prestaria. Outra coisa, i3-10100F não entrega mais desempenho que o e5 2670 v3

2 minutos atrás, execute disse:

Vale mt a pena sim!

Se voce for levar so em consideração o camarada ai de cima sobre os clocks, mt i9 não prestaria. Outra coisa, i3-10100F não entrega mais desempenho que o e5 2670 v3

Exemplo de um Base clock speed baixo: https://technical.city/en/cpu/Xeon-E5-2670-v3-vs-Core-i9-13900F

Postado

Isso ai de 2022 ficou obsoleto, hoje o Xeon E5-2667 V4, E5-2689 V4 que passaram a ter preço acessível entregam mais despenho em jogos. E são melhores justamente por ter clock base/turbo mais alto. 😉 

O E5-2667 V4 pode ser usado nas placa-mãe mais básicas - exemplos acima. O E5-2689 V4 exige VRM melhor.

É só não comprar Kit Xeon, mas os itens individuais separados, assim não cai no "taxadd" de 92,77%, por enquanto paga os 20 48% do ICMS de 17%.

Esse comparativo do Versus não faz sentido, são CPUs de plataformas e gerações diferente, com IPC diferentes. Alhos e bugalhos.

O que foi dito acima sobre clock se refere a CPU da mesma plataforma e geração, apenas de revisão diferentes.

Postado

uma dúvida, ainda vale a pena comprar agora em 2023 um kit xeon ? tendo em vista que jogo jogos como cs2, valorant, lol. atualmente possuo uma i59400f - e estou esperando minha placa de Vídeo chegar 3060 ti.

o processador tem me deixado na mão, valeria a pena a troca pro xeon ou melhor investir em um r5 5600  ?? 

• 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!