Ir ao conteúdo

Vale a pena pegar uma placa AMD pelo adaptive sync?

Ir à solução Resolvido por Danis Barsant,

Posts recomendados

Postado

Meu monitor é um aoc speed 24 (24g2he5) e ele não possui saida displayport para sincronizar com placas nvidia. Estou em duvida em alguns modelos no mercado de usados.

Nesse caso,estou em duvida em pegar uma RTX 2060 ou uma rx 5600xt. Compensa mais pegar uma amd e ter o freesync ou isso e irrelevante e devo pegar a RTX? 

Nessa mesma linha,ouvi dizer que essa rx 5600xt e meio problemática e que os drivers da amd so fazem passar raiva. Compensa deixar de pegar uma amd e perder o freesync? Se compensar pegar amd,devo pegar essa rx 5600xt ou deveria investir em um modelo melhor,como uma rx 6600 ou rx 6600m?

• Solução
Postado

Sobre o Adaptive Sync eu tenho um lg, com o HDMI ele reconhece freesync, com o displayport ele reconhece como adaptative, e para ser sincero não senti nenhuma diferença, inclusive estou jogando sem porque no monitor fiz um ajuste salvo para filmes e para mim ficou de boas e jogo fps. Quanto a 5600xt não compensa, na promoção você acha uma rx6600 ou rtx2060 ambas estão quase o mesmo preço. Então fique a vontade de usar a RTX no adaptative, ou rx. 

• Curtir 1
Postado

Qual o modelo do seu monitor? Eu vi um post falando que o g-sync adaptive funciona so no HDMI 2.1 (acho que é no 2.1) e o HDMI do meu monitor é 1.4. Tenho medo de comprar a RTX e dar uma diferença muito grande sem o adaptive sync

• Curtir 1
Postado

Sim verdade, meu monitor é lg 27gl260f HDMI 2.0, dp 1.4 e gpu rx600xt então eu sei que o g-sync (meu monitor é gsync) funciona como freesync. Mas teóricamente as RTX funcionariam com o adaptative sync. Mas ai só alguém com um monitor adaptative e uma placa g-sync pra te dizer. Mas acredito que não teria problema, mesmo porque os drives hj ao menos deveriam prever isso, senão seria muito 🥶 ter que comprar um monitor só pra usar nvidia.  

• Curtir 1
Postado

@Danis Barsant Sei sei. Mas voltando ao assunto da rx 5600xt,ela é uma boa placa? Eu vi que em alguns testes a 6600 tem um pouco de vantagem,mas caso eu ache uma 5600xt por um preço atrativo no mercado de usados (até uns 250 de diferença) vale mais a pena ela ou a 6600? E ela é uma placa problemática? Não vejo muitas pessoas falando sobre ela hoje em dia

Postado

Estou indicando rx6600 porque acho uma placa boa, já tive problemas, sim? Resolvi de duas formas, usando o ddu, e instalando uma versão mais antiga, mas depois de resolvido só uso os últimos drives versão opcionais que não tive mais problemas. A outra descobri que era o monitor meu que tinha problema e não a placa, mas caso receba uma tela preta, recomendo usar uma tv HDMI ou outro monitor apenas para saber se é realmente a placa. E outra estou falando da rx6600 pois hoje em dia ela está mais barata que a rx5600, ou a rtx2060 , a não ser que você encontre uma 5600 por 1500 ou menos ai sim vale a pena no seu caso pois superaria em muito a 750 

• Curtir 1
Postado

@Danis Barsant Entendo. E que eu vi um post falando que os drivers da amd são muito bugados e o desempenho em directx 11 é meio zoado. Porém minha ultima placa foi uma rx 570 e a unica vez que eu passei uma raiva com os drivers foi quando fui jogar o assassins's creed 4. Mas tirando isso,foi uma otima experiência com a placa e me ficou essa duvida se as novas placas estão vindo com drivers bugados.

• Curtir 1
Postado

@Marcos_1806 Adaptive Sync é o nome da tecnologia VESA, ela é compatível com AMD FreeSync e NVIDIA G-Sync, inclusive eu consigo usar minha GTX 1660 Ti aqui no meu monitor (que tem Adaptive Sync) como se fosse G-Sync. Você poderá aproveitar essa tecnologia em qualquer placa AMD ou NVIDIA moderna, a diferença é que para AMD basta usar um HDMI 1.4, enquanto para NVIDIA você precisa de pelo menos um DisplayPort 1.2.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Marcos os 75hz vão permanecer independente do adaptative, freesync ou gsync. É a frequência do monitor, as vezes o windows traz em 60hz mas nas configurações tem a opção de ir para 75hz. Acho que o Guilherme quer dizer é que o gsync só funcionaria no displayport 1.2 , mas não funcionaria no HDMI 1.4 com adaptative,  @GuilhermeGB por favor corrija se eu tiver errado. 

• Curtir 2
Postado

@Marcos_1806  como o colega @Danis Barsant disse, você conseguirá usar normalmente seu monitor com 75Hz 1ms e tudo mais, mas sem conseguir fazer uso da tecnologia Adaptive Sync como se fosse G-Sync, o monitor só funcionará como um monitor comum. Você pode entender um pouco melhor o que é o G-Sync aqui:

https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-o-g-sync-da-nvidia/

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Marcos_1806 disse:

@GuilhermeGB Pensei que os 75hz ativava somente com o adaptive-sync. Mas no geral, compensa pegar a RTX e ficar sem esse recurso?

Eu acho que compensa, o G-Sync só funcionaria em situações onde você joga com o VSync ativado, mas se você gosta de jogar com o FPS "livre", você nem chegará a fazer uso dessa tecnologia. Por causa do input lag que o VSync adiciona, não é algo muito útil para jogos competitivos também.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...