Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um processador i5 11400f mas estou na dúvida se as temperaturas dele estão normais.

Em jogos como Cyberpunk 2077, Overwatch 2, The Elder Scrolls online, a temperatura varia entre 70~75c. No Minecraft, quando carrega muitos chuncks, já cheguei a ver um pico de 78c que caiu logo em seguida.

Já em idle, ele fica por volta dos 37~45 enquanto mexo no navegador ou coisas mais simples. 

As minhas configurações são: 

Cooler Gamdias Boreas M1-610

Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Maker

Gabinete Cougar MX310 com uma fan de exaustor traseira, padrão dele

3 fans Deepcool RF120W - 2 frontais puxando ar e uma na parte superior, jogar ar pra fora. Essas só ligam quando estou jogando, em uns 40% da velocidade

Limpo o PC com frequência, não esta empoeirado e a pasta térmica não tem dois meses.

Deixo a curva de FAN da CPU desse modo

image.thumb.png.c6c05c705474ad10703752827cc787a7.png

Não chego a deixar o cooler em 100%, mas nesses 58 ele já faz um barulho legal. Ainda quero testar colocando ele perto do máximo pra ver se a temperatura fica abaixo dos 70c.

Se eu estivesse usando o cooler padrão ou não tivesse outros meios de refrigeração, até entendia estar sempre batendo perto dos 75c. 

Sei que de modo geral as temperaturas não estão altas, mas imaginei que com as minhas configurações o processador devesse ficar mais frio.

Postado

Suas temperaturas estão normais sim. Até uns 80C, é bem confortável, e mesmo passando disso também não é problema nenhum, só é bom ficar de olho caso comece a subir.

Inclusive, você pode relaxar um pouco essa curva de fan; 100% a 83C é um baita exagero coloque rotação máxima para uns ~95C e deixe o PC um pouco mais silencioso.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Imakuni disse:

Suas temperaturas estão normais sim. Até uns 80C, é bem confortável, e mesmo passando disso também não é problema nenhum, só é bom ficar de olho caso comece a subir.

Inclusive, você pode relaxar um pouco essa curva de fan; 100% a 83C é um baita exagero coloque rotação máxima para uns ~95C e deixe o PC um pouco mais silencioso.

Não lembro dele já ter passado de 80c em nenhum caso. Só em um teste de estresse que bateu os 90c assim que liguei e logo em seguida desativei preocupado.

Acabei deixando assim só pra ele baixar rápido caso ocorra algum tipo de pico de temperatura. Mas acho que posso dar uma aumentada.

Na maior parte do tempo, jogando, ele fica entre os 68c (4) e 74c (6) no gráfico.

Recomenda fazer alguma alteração nessa parte? Queria poder abaixar um pouco a velocidade pra diminuir o barulho, mas como já estava estranhando a temperatura assim, não quis mexer.

Mas em jogos como ESO, que jogo sem fone, é chatinho ficar ouvindo a fan do PC porque o processador ta batendo os 70c~74c.

E outra coisa que tenho duvida. 

Usando de exemplo as configurações 6 e 7, a velocidade pula pra 100% quando chega em 83c ou ela começa a subir gradativamente quando passa dos 74c até os 83c que coloquei no gráfico?

Postado
14 minutos atrás, Lactobacilos disse:

Não lembro dele já ter passado de 80c em nenhum caso. Só em um teste de estresse que bateu os 90c assim que liguei e logo em seguida desativei preocupado.

Acabei deixando assim só pra ele baixar rápido caso ocorra algum tipo de pico de temperatura. Mas acho que posso dar uma aumentada.

90 em teste de stress é aceitável. Não é o ideal, mas não chega a ser perigoso.

Recomenda fazer alguma alteração nessa parte? Queria poder abaixar um pouco a velocidade pra diminuir o barulho, mas como já estava estranhando a temperatura assim, não quis mexer.

Para diminiuir o barulho sem sacrificar na temperatura, tem que diminuir o consumo do processador. Ou seja, controlar a tensão manualmente e abaixar o máximo possível.

Usando de exemplo as configurações 6 e 7, a velocidade pula pra 100% quando chega em 83c ou ela começa a subir gradativamente quando passa dos 74c até os 83c que coloquei no gráfico?

Ela vai subindo gradativamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!