Ir ao conteúdo

Sugestões de placa-mãe para processador R5 5600 + RTX 2060 SUPER

Ir à solução Resolvido por Otávio Furoni,

Posts recomendados

Postado

Olá, vou montar a config: R5 5600 + RTX 2060 SUPER, 2X8GB 3200MHZ e queria uma sugestão de qual placa-mãe comprar com o melhor custo-benefício, e se puder explicar o por quê...
Pelo preço eu estava afim de comprar uma Biostar B550MH ou uma Biostar B450 mas fiquei em dúvida pois vi que essa Biostar é meio controversa...

Postado

@Walter2000 Fuja de BIOSTAR, terá problemas com essa marca, são porcamente construídas.

Tendo como base que não é qualquer placa-mãe que consegue suportar esse Ryzen 5 5600 sem limita-lo (Fato esse que ocorreria com as  BIOSTAR), o mínimo que precisa é de uma ASUS PRIME b450 GAMING 2 ou STEEL LEGEND B450. 

O recomendado, visando futuros upgrades, é a ASUS TUF B550.

Postado

@Walter2000 Não existe B520, mas sim A520.

É a linha mais básica junto com a a320, se você não pretende fazer upgrade, vá na ASUS TUF A520, mas pelo preço, há as duas que citei a cima.

Fuja de BIOSTAR, os preços são atrativos mas terá problemas com essa placa-mãe.

Postado

E essa ASUS Prime A520M-E ?? mas em relação a B450, B550 E A520 o que realmente muda entre elas?? apenas a possibilidade de fazer upgrade?? e em questão de upgrade qual seria um futuro upgrade de um R5 5600 q valeria a pena uma placa-mãe melhor agora??

• Solução
Postado

@Walter2000 Em tese, quanto melhor o chipset, melhor e mais preparado é o VRM para suportar tal processador.

Não se combina um Ryzen 9 numa a520 por esse motivo, o VRM da placa-mãe vai limitar drásticamente o desempenho e clock do processador (Thermal Throttling)

Numa ASUS TUF B550, poderia colocar qualquer processador AM4, Ryzen 7, Ryzen 9, sem ser capado.

Numa A520, dependendo da fabricante, terá problemas com Thermal Throttling inclusive com esse Ryzen 5 5600.

Se for pra ficar numa a520, o modelo mais interessante é a ASUS TUF A520, porém pelo preço, compensa pegar a ASUS PRIME B450 GAMING 2 OU STEEL LEGEND B450.

A hierarquia de chipsets, do Melhor para o pior é:

X570>B550>B450>A520>A320 (Isso não se aplica para placas da BIOSTAR, uma b550 da BIOSTAR(modelo sem dissipação) pode ser pior que uma a520 da gigabyte ou ASUS, por exemplo).

Postado

@Otávio Furoni Entendi...é porque se e quando eu for dar um upgrade acima desse, na época uma ASUS TUF B550 por ex estaria mais barato então compensaria mais trocar na hora, mas atualmente eu preferiria pagar "menos" e pegar uma que aguente o setup atual sem limita-lo, então pra agora as melhores opções de B450 seriam a ASUS B450 GAMING ou a Steel Legend...
Você acha que com o R5 5600 alguma dessas limitaria ele com Thermal Throttling ?? qual dessas A520 você recomendaria?? ai eu decido qual eu pego ou as B450 citadas acima ou alguma dessas A520.
1- Gigabyte
2- Mancer
3- MSI
4-ASUS

Postado

@Walter2000 Acho que usando um bom air cooler com uma torre recheada de dissipadores e Heatpipes, não teria problemas com essas A520 citadas, exceto a da Mancer, desconsidere a marca(Se precisar atualizar a BIOS, como vai encontrar a versão? Fora a garantia, apenas 1 ano). A ASUS prime A520 é melhor opção pela BIOS extremamente pratica e fácil de mexer.

Mas ainda assim, faria um esforço para pegar a B450 STEEL LEGEND, no mínimo.

Pegando uma A520 sem dissipação você não teria o "privilégio" de usar um water cooler, as chances de sofrer com Thermal Throttling aumentam muito.

Postado
1 hora atrás, Walter2000 disse:

@Otávio Furoni Entendi...é porque se e quando eu for dar um upgrade acima desse, na época uma ASUS TUF B550 por ex estaria mais barato 

Eu aposto que quando for dar upgrade daqui a alguns anos verá que não compensa mais comprar CPU AM4, porque existirá opção de CPU moderno, potente e por preço similar no mercado.  😉 

Do ponto de vista de games o único upgrade AM4 que faz sentido para o 5600 é o 5800X3D - muito embora não dê os 30% de ganho da "Rule of the Thumb" para trocar CPU.

Porém hoje ele custa mais do que o dobro do 5600, e a tendência - baseado no exemplo de modelos qua já foram "top" no passado; é manter o preço alto quando a produção for encerrada, vide o absurdo que pedem nos obsoletos Ryzen 9 3900X, i9-10900K.

Compre para atender o que você precisa agora, deixe o "comprar para o futuro" quando esse futuro chegar. 🙂  Se o Putin permitir... 💥

Postado

@1lokos Cara eu penso assim também, porque do setup atual que eu estou pra esse, vai ser um salto bem grande e na época que eu comprei a minha config atual era impensável eu comprar a config q eu vou montar agora, então vale mt a pena.
Na sua opinião qual placa-mãe compensa? pro setup que eu quero.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!