Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 5900X USO 100% CLOCK BAIXO


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Boa Tarde, reparei que meu Ryzen quando estou jogando e usando pouco processador, cerca de 5% à 70% ele mantem um Clock de até 4,5mhz, porém ao estresa-lo ele usa 100% porém o clock fica baixo, 3.3mhz no máximo, sendo que a temperatura esta boa, pode ser defeito no processador ou algo relacionado a energia? Pois minha fonte não é o ideal pro meu Setup rsrs

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Rafael Zamiani disse:

@Imakuni placa-mãe ASUS Tuf x570 Plus BR, Memória Crucial 3200mhz 2x8GB, Placa de Vídeo RX 6900 XT, SSD Kingston NVE 1TB M.2, Fonte 750W 80 Plus Gold Sharkoon, Air Cooler Noctua NH D14.

 

Pode ser a placa-mãe que esteja limitando?

É, em termos de hardware, não parece ter problema.

 

PBO está habilitado na BIOS?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo... então comece jogando fora o Ryzen Master, pode desinstalar tranquilamente.

 

Depois pegue um teste de stress de verdade; bons exemplos são Prime95 Small FFT ou então o OCCT. Coloque para rodar juntamente com HWInfo aberto, veja se assim ele aumenta o desempenho ou se continua limitado.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Rafael Zamiani disse:

@Imakuni Beleza, fiz isso, realmente melhorou com o uso do Prime95, foi a 99% de uso com 4.2Mhz, porém em testes que procurei praticamente todos conseguiam usar 99% a 4.5mhz, essa diferença pode ser de setup pra setup ou é algum problema especifico meu?

Era só para confirmar que o teste de "stress" do Ryzen Master não presta e o problema era ele capando o desempenho do seu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
5 minutos atrás, Rafael Zamiani disse:

@Imakuni Entendo, muito obrigado pela ajuda, outro detalhe, agora que reparei que no próprio win esta aparecendo como 4,2 MHz, o PBO que ''jogou'' para esse valor por isso não ultrapassa nos testes? 

Ignore o que o windows diz, os utilitários dele não foram feitos com clock variável em mente. Como você próprio já viu, o PC roda em frequências diferentes dependendo da situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Certo, muito obrigado pelo suporte, agora pelo menos estou ciente que não há nenhum problema com CPU, agradeço muito a ajuda e a atenção, e graças aos programas que você indicou reparei que minhas memórias não estão na frequência correta, mais um problema pra ocupar minha madrugada, mas isso fica para outro Tópico, uma boa noite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!