Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador superaquecendo após troca de GPU


Posts recomendados

Galera, boa noite, tudo bem com vocês?

 

Há 2 dias recebi minha nova placa de vídeo e atualmente estou com a seguinte configuração:

 

Placa-mãe: ASUS Prime B450M-A

Ryzen 5 2600 (cooler wraith stealth da AMD)

RAM 2x8gb Kingston Fury Beast 3200mhz

RTX 3060 TI Galax

SSD 480GB

Fonte Corsair CX550

Gabinete PCYes Polar Bear

4x fans Ryse Mode Wind

 

Após mudar a placa-mãe o processador está esquentando MUITO. Abri o FIFA 23 pra jogar ontem, e em 20 minutos jogando, quando menos espero, o PC desliga do nada. Quando vi a temperatura do processador na BIOS ao tentar reiniciar, incríveis 91º. Eu literalmente só mudei a placa de vídeo. Hoje fiz uma limpeza no gabinete, troquei a pasta térmica (Deepcool Z3), mas mesmo assim em jogos como lol e valorant fica em torno dos 65º, mas no FIFA quanto mais eu jogo mais a temperatura vai subindo, "estabilizando" (ficando bem mais lenta a subida da temperatura) por volta dos 75º na CPU. Há uns 5 dias atrás também atualizei a BIOS porque estou esperando um Ryzen 5 5600 chegar. Não estou encontrando solução pra essa temperatura. Alguma suspeita do que possa ser?

 

Já comecei a ver algumas pessoas pedindo pra desabilitar C-state, aumentar a velocidade da fan da CPU na BIOS, mas não tenho convicção pra fazer nada disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, VHX disse:

4x fans Ryse Mode Wind

O gabinete ao meu ver está bem ventilado, os fios ficam escondidos por trás da placa-mãe (em um espaço lateral do gabinete), e a parte que mais esquenta é a parte vazada em cima do gabinete, por onde tem 2 ventoinhas que empurram o ar quente do cpu pra fora do gabinete. Mas essas fans do gabinete to achando que não geram taaanta ventilação assim, parecem rodar um pouco lentas, e o cooler box da AMD alguns dizem não ser tão bom, tanto pra esse 2600 que tenho quanto pro 5600 que ta pra vir, mas não sei até onde isso é realmente verídico, e se preciso comprar outro realmente melhor.

 

Na placa-mãe coloquei até um kit de dissipador nos VRM que me indicaram, pois a minha placa não tinha.

 

Fiz um undervolt aqui, e a temperatura diminuiu bastante, entregando a mesma média de FPS de antes, mas novamente não sei se isso é prejudicial para o PC ou se realmente eu não devo fazer undervolt e comprar fans melhores tanto pra cpu quanto pro gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!