Ir ao conteúdo

Ryzen 9 5900x + ASUS B550 TUF Gaming Plus (testei a B450 Steel Legend da Aorus)

Ir à solução Resolvido por Otávio Furoni,

Posts recomendados

Postado

Oi Gente, tudo bem?

Bom, vou descrever com a maior quantidade de detalhes que eu conseguir pra ver se alguém consegue me ajudar.

Eu trabalho com Modelagem 3D e Render pra Arquitetura e meu pc tava começando a dar umas engasgadas.

A configuração inicial era:
Ryzen 5 3600
GTX 1060 6gb
placa-mãe ASRock B450 Steel Legends
16GB RAM 3000MHz
16GB RAM 3200 MHz
SSD 1tb + 250gb
HD 1tb + 500gb
Fonte CX600w

Frente às travadas nos programas de modelagem (3dsMax e Sketchup) eu resolvi melhorar primeiro o processador.

Comprei um Ryzen 9 5900x na KABUM.

Assim que chegou eu comprei uma pasta térmica na Login e fui trocar o processador. Daí começou a dor de cabeça.

Eu instalei e ele ligou de primeira, deu boot, reconheceu o Processador, e depois de uns 3 minutos ele deu tela azul e desligou.

Aí não ligava mais, nem bootava.

Aí eu fui testando sem algumas memórias e ele só ligava o pc se eu tivesse só com os dois slots mais distantes do processador em uso.

Contrariado, eu fui usar o pc com metade da memória locada (e nem era em dual chanel), mas enfim, tinha que trabalhar!

Daí eu liguei o pc, abri o software de modelagem e com 1 minutos ele deu tela azul e reiniciou, voltando pra a situação anterior (liga, tela azul [whea_uncorrectable_error] reinicia, e volta pra o primeiro passo)

Como todo entusiasta eu comecei a pesquisar em tudo que é forum e nos confins do youtube... até que me deparei com um vídeo de um cara que testava varios processadores na b450 steel legends e quando ele colocava o r9 5900x a placa-mãe oscilava muito. Então eu tive certeza que o problema era a placa-mãe. E fui ver vários textos e vídeos de "qual a placa-mãe indicada pra um Ryzen 9 5900x". Por fim eu achei que valeria a pena comprar uma B550 TUF Gaming Plus da ASUS, porque eu achei um preço legal e ela se saia bem com o kit que eu tinha e o kit que eu quero montar em breve.

Lá fui eu, gastar mais dinheiro e comprei a placa-mãe numa loja física (Login), pra n demorar (eu precisava trabalhar). Cheguei em casa animado, coloquei o gabinete na mesa, limpei a pasta térmica usada no dia anterior, montei tudo certo e liguei o pc... precisei atualizar a BIOS e configurar o disco de boot, mas finalmente o pc ligou! bootou, iniciou, entrei no windows e com 3 minutos deu tela azul e reiniciou o sistema.

A diferença é que nessa placa-mãe ele indica a causa da interrupção do sistema quando liga. E ela ta indicando "CPU Over Temperature Error".

Agora eu já to pirado aqui porque to achando que gastei a grana com a placa-mãe nova pra nada...

Pesquisei e vi que esse processador roda bem a uns 80º e quando eu entro na BIOS ele tá cravado em 79º (o que eu acho estranho, mas ok)...

O Resfriamento do Processador é um simples da AMD (aqueles que vem na caixa do processador) mas meu gabinete tem 5 fans de 12mm e eu taquei um ventilador no máximo pra resfriar o fundo da placa-mãe... enfim, nada deu jeito... 

O PC liga, fica de 3 a 5min, da tela azul, reinicia e volta com a mensagem "CPU Over Temperature Error", pedindo pra eu apertar F1 e ir pra a BIOS.... Na BIOS ele fica sem desligar, mostra a temperatura do processador a 79º cravado e a temp da placa-mãe a 37º.

Eu ja coloquei o cooler do processador no máximo, já tirei o cooler, já limpei o dissipador, já arranquei uns cabelos e n sei mais o que fazer...

Aí as dúvidas são: 

1- esse é o normal desse processador? Não funcionar bem com esse resfriamento padrão da AMD?

2- eu preciso mesmo de outro sistema de resfriamento, tipo water cooler?

3- a minha placa-mãe b450 poderia funcionar normalmente com esse sistema aí?

4- tem alguma coisa que eu não cogitei?

Alguém me ajuda, n sei mais o que fazer não... 

3- 

• Solução
Postado

@Esquivel Jr Amigo, você usa um air cooler para resfriar o Ryzen 9 5900x? Talvez o processador mais quente da AMD.

Precisa investir num water cooler, um bom de 240mm ou um de 360mm.

O que aconteceu com você na b450 steel legend se chama Thermal Throttling, o VRM da placa-mãe estava limitando o processador por fragilidade do próprio circuito. Fato esse que não deve ocorrer com a ASUS TUF B550.

• Curtir 1
Postado

@Otávio Furoni Precisamente, mano... eu conversei com várias pessoas hoje o dia inteiro e de fato a conclusão foi temperatura! Além da B450 não aguentar de fato, o Air Cooler que eu tava usando era o que veio com o R5 3600. Comprei agora a noite um Water Cooler (o Aqua 240 da Cougar) e tá funcionando bem... A temperatura na BIOS tá cerca de 50º. Rodei o CPU-Z pra stressar e fiz 10 minutos de stress acompanhando pelo HWMonitor e ele ficou no máximo com 75º. 

Agora eu to com o kit todo funcionando e até coloquei as memórias pra rodar em 3000mhz, tá maravilhoso... pretendo melhorar a placa de vídeo pra uma RTX 3060 de 12 gb e aí devo ter que trocar minha fonte de 600w pra uma de 750w... e aí trocar o nobreak tb... enfim, muitas trocas!!

Valeu aí cara, me ajudou bastante... 

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Esquivel Jr disse:

1- esse é o normal desse processador? Não funcionar bem com esse resfriamento padrão da AMD?

2 horas atrás, Esquivel Jr disse:

...o Air Cooler que eu tava usando era o que veio com o R5 3600.

Pois é, não é sem motivo que a AMD não manda cooler junto com o 5800X, 5900X, 5950X, sabe que dos modelos de cooler que tem, nenhum dá conta destes CPU. 😉 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...