Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Air Cooler/WC ideal para I5-9600K


Ir à solução Resolvido por Samuel Nascimento,

Posts recomendados

Então pessoal, faz um ano que adquiri um PC com os seguintes requisitos: I5 9600K, ASUS TUF B360M-Plus Gaming/BR, com uma RX570. Porém, não havia me preocupado com a refrigeração até então, tendo somente duas fans instaladas até então, obviamente o PC está passando por vezes dos 100 °C ao executar certos jogos, então preciso investir em um novo equipamento para resfriamento, o que vocês recomendariam levando em conta o processador/placa-mãe e que pretendo fazer OC em um momento futuro?

 

OBS: Meu gabinete é o seguinte: Gabinete Gamer Corsair Carbide SPEC-05 sem Fonte, Mid Tower, USB 3.0, 1 Fan LED Vermelho, Preto com Lateral em Acrílico - CC-9011138-WW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Nascimento o seu gabinete não contribui para uma boa refrigeração, mesmo com cooler box não é normal atingir 100ºC de temperatura em jogos, que são aplicações que quase nunca forçam o processador ao máximo. Receio que mesmo você trocando o cooler do processador, as temperaturas continuarão um pouco altas por causa dele. Para garantir uma melhor circulação de ar dentro do gabinete, o ideal é possuir um modelo com a frente em mesh. Qual o orçamento disponível para upgrade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levanto em conta que estava pensando somente no equipamento de refrigeração, até uns R$500,00, se for adicionar um gabinete a esta soma, provavelmente esperaria alguma promoção na black friday, onde talvez eu pudesse adicionar R$400,00 ao "orçamento".

 

OBS: Se soma ao jogos o fato de que na maior parte do tempo estou com o navegador, discord e ferramentas de comunicação abertas em simultâneo, não sei se isso afeta muito no "resultado final" da temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Nascimento a menos que você tenha preferência por water cooler, eu sugiro o Scythe Fuma 2 como cooler:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/22422/cooler-para-processador-scythe-fuma-2-120mm-intel-amd-scfm-2100

 

Para gabinete sugiro o Montech Air X ARGB:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18470/gabinete-gamer-montech-air-x-argb-mid-tower-vidro-temperado-black-e-atx-sem-fonte-com-3-fans

 

Eu tenho preferência por air coolers por serem menos suscetíveis a problemas. Se der problema numa ventoinha é só substituir e pronto, e mesmo que a ventoinha pare de funcionar, o dissipador ainda estará em contato com o processador e poderá fornecer alguma refrigeração. No water cooler, se a bomba parar, seu processador não vai ter refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho preferência por air coolers, bem por esta razão, pela facilidade na instalação/manutenção. Meu único receio é gastar uma quantidade legal em um air cooler sendo que poderia pegar um WC de qualidade superior pela mesma faixa, mas irei dar uma lida neste air cooler que você citou então, porque eu sinto que a ventilação do gabinete é razoável até, mas esse processador tende a esquentar bastante mesmo, tem vários posts sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Nascimento bom, na verdade um air cooler dessa faixa de preço tem um desempenho bem próximo a water coolers dessa mesma faixa de preço, não vale comparar com modelos que custam o dobro ou triplo. Além disso, você só começaria a ver alguma diferença relevante entre esse air cooler e um water cooler mega robusto com processadores de 200+W, como Core i9 e Ryzen 9 (em OC).

 

O tipo de processador que você usa, se chegar a consumir muito, vai ser 120W (desbloqueando os limites de energia), então até air coolers mais simples dariam conta de segurar uma temperatura OK. Talvez você nem veria muito ganho entre esse air cooler e um modelo de R$200, mas decidi recomendar esse porque você tem folga no orçamento. A questão é que o cooler box padrão desses processadores é tão ruim que qualquer air cooler de R$80-100 consegue uma boa redução de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Samuel Nascimento disse:

... tendo somente duas fans instaladas até então, 

... Gabinete Gamer Corsair Carbide SPEC-05 

 

Esse gabinete permite instalar 6 fans de 120mm: 3 na frente, 1 atrás, 2 no topo, é a primeira coisa a fazer antes de pensar em comprar WC ou AC, outro gabinete.

 

Imagem_03.jpg

 

 

  • Se não fizer uso, remova essa "gaiola" para discos rígidos.
  •  

Mesmo tendo a frente seja fechada, tem entrada de ar nas laterais e embaixo do painel frontal, que embora não de forma ideal, permitem a entrada de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@GuilhermeGB Menos mal então, também acho que um bom air cooler já daria conta do recado, ainda mais com a complementação do @1lokos , acredito que uma fan na traseira e outra no topo além de um bom AC devem dar conta do recado, além claro da pasta térmica, mas aí é outro papo e outra pesquisa, valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Samuel Nascimento mano caso não tenho comprado eu to usando esse mesmo processador e placa-mãe mas com uma 3060 e esse cpu é uma desgraça de quente mesmo mas o desempenho é filé, gastei 200 reais no Boreas M1-610 que eu achei bem bonito e ta ficando 70 graus no maximo com media de 53 no stock sem oc com turbo travado no maximo sempre, jogando cyberpunk 2077 em 4k no medio, outra recomendação é o deepcool gammaxx gte v2 que também é um monstro pelo valor investido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!