Ir ao conteúdo

Há problema em usar GTX 950 com Core 2 Quad Q9550?

Ir à solução Resolvido por Maccuci,

Posts recomendados

Postado

Atualmente estou usando um PC mais fraco (placa-mãe LGA 775) com a GTX 950. Dizem que se usar o processador muito antigo e a placa de vídeo muito sofisticada pode gerar um ripple alto no barramento PCI-Express. A placa-mãe que estou usando é uma ASUS P5G41T-M LX2/BR com 8GB de RAM DDR3 1333MHz (2 pentes de memórias Smart 4GB), fonte Gamemax GP400A (400W) e a placa de vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce GTX 950 2GB GDDR5. O meu pai costuma jogar CEMU (emulador de Wii U para PC). O jogo mais pesado consegue rodar em média 30 FPS e o outro um pouco mais leve consegue rodar 30 FPS cravados. A refrigeração do processador Intel Core 2 Quad Q9550 eu uso cooler box e a pasta térmica é da Implastec Thermal Silver cuja temperatura chega quase 70 graus no máximo. Este setup precisa ser corrigido? Tem algum problema se eu usar esta placa de vídeo de 2015 com o processador de 2008?

• Solução
Postado

Então, problema não tem tlgd, só que esse Intel Core 2 Quad Q9550 está praticamente matando a performance da sua 950, entende? Recomendaria pegar um kit xeon do aliexpress que você conseguiria usufruir da real performance da sua 950, se não conseguir, vai continuar não tento problemas, só terá gargalo de processador mesmo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Maccuci disse:

Então, problema não tem tlgd, só que esse Intel Core 2 Quad Q9550 está praticamente matando a performance da sua 950, entende? Recomendaria pegar um kit xeon do aliexpress que você conseguiria usufruir da real performance da sua 950, se não conseguir, vai continuar não tento problemas, só terá gargalo de processador mesmo.

@Maccuci Boa tarde

Mesmo que o processador não esteja em 100% de uso ele pode estar gargalando o jogo?

Quais jogos utilizam mais processador atualmente?

Postado
33 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Mesmo que o processador não esteja em 100% de uso ele pode estar gargalando o jogo?

As vezes o FPS cai em jogos mais pesados e os mais leves rodam de boa. The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Hyrule Warriors.

Postado
30 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Maccuci Boa tarde

Sim ele pode. Um exemplo disso são os objetos não carregarem para a placa de vídeo, como construções, terreno e etc. Os que estão sendo mais utilizados são os i3 10gen pra cima, e Ryzen 5500

• Curtir 1
Postado

@Maccuci Se eu usar uma GTX 660 com o Core 2 Quad Q9550 também vai gargalar o processador?

Postado
12 horas atrás, Reinaldo_Lopes disse:

@Maccuci Se eu usar uma GTX 660 com o Core 2 Quad Q9550 também vai gargalar o processador?

Sim, o processador será o gargalo, ainda mais em jogos atuais, ou até mesmo jogos de 2015 pra frente.

Postado

Ter gargalo não danifica nenhuma peça no PC.

Ter gargalo significa apenas que a sua placa de vídeo não esta entregando toda a performance que ela poderia ter em jogos pelo fato do processador estar limitando ela...

• mês depois...
Postado

Esta placa admite com a BIOS atualizada,  o processador q9650 que tem 3.0 GHz, já é um pouco a mais .... ou até poderia alterar a placa-mãe para uma com OVERCLOCK  e melhorar o cooler da CPU e pasta térmica para tal... se vai mudar a placa-mãe, dependendo do valor e intenção,  talvez seja negocio ir para soquetes e processadores mais modernos.... NO meu caso estou passando de CORE 2 QUAD Q8400 para Q9650, para COOLER CPU HYPER RR-H412-20PK-R2 MASTER COOLER 4 TUBOS e uma  pasta térmica melhor DEEP COOLER DP-TIM-Z5, além de ter colocado 8GB de RAM 1066Mhz na mesma placa-mãe que a sua....

O HD SSD também reavivou muito a máquina, é outra hoje.... a placa de vídeo é que estou na duvida qual limite de memória posso chegar nesta placa-mãe, ainda vou comprar preciso me aconselhar....

Postado

O Q9650 é um processador com custo-benefício bem ruim, ele custa mais de 50% mais caro que o Q9500 mas possui apenas 8% a mais de desempenho. 

O Xeon E5450 é praticamente o mesmo processador que o Q9650, possui 4 núcleos e clock de 3,0Ghz mas custa quase metade dele. Se souber fazer as modificações na BIOS com os microcodes vale a pena colocar o Xeon. 

Em relação a placa de vídeo, recomendo no máximo uma GTX 750ti, qualquer coisa acima disso terá gargalo...

Postado
13 minutos atrás, gutopereira disse:

O Xeon E5450 é praticamente o mesmo processador que o Q9650, possui 4 núcleos e clock de 3,0Ghz mas custa quase metade dele. Se souber fazer as modificações na BIOS com os microcodes vale a pena colocar o Xeon. 

Eu tenho o Xeon E5462 que tem 1600MHz de FSB. O Xeon E5450 tem o FSB de 1333MHz, mas o E5450 é um pouco melhor porque o clock é de 3GHz e o E5462 é de 2.8GHz.

Postado

Só lembrando que para o XEON são 120W de potência e para o Q9650 são 95w... além disso minha placa-mãe reconhece o Q9650 e para o XEON já adaptado para o soquete ainda tem de instalar microcodes na BIOS, motivo de ter escolhido o Q9650....

verificar se sua placa irá suportar processador de 120W.

Postado
18 minutos atrás, ANDRÉ TIETZMANN disse:

Só lembrando que para o XEON são 120W de potência e para o Q9650 são 95w... além disso minha placa-mãe reconhece o Q9650 e para o XEON já adaptado para o soquete ainda tem de instalar microcodes na BIOS, motivo de ter escolhido o Q9650....

verificar se sua placa irá suportar processador de 120W.

Na verdade o Xeon E5450 tem o TDP de 80W, o de 120W é o X5450.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!